Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Filhote de anta terá nome escolhido pela população

Publicada em 18/04/2015 às 02:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O filhote com listras que somem a partir dos cinco meses (Foto: Alexandre Lombardi)
A partir deste sábado (18), os visitantes do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros” poderão conhecer o mais novo habitante do Zoo: um filhote de anta, macho, nascido no dia 4 de março deste ano. Além da oportunidade de ver de perto o pequeno, as pessoas poderão votar em um nome para o bicho. A urna de votação estará montada em frente ao recinto das antas até o próximo dia 26.
 
O público poderá escolher um nome entre estas quatro opções: Tapiro, que remete ao nome científico da espécie, Tapirus terrestris; Broto, referente à alimentação da anta, que come, essencialmente, vegetais e frutos; Guaxupé, nome de um dos rios brasileiros que corta a Mata Atlântica, bioma onde ocorre a espécie - as antas gostam de nadar em rios em lagos; ou Caimbé, nome de uma árvore nativa da região amazônica - e a Amazônia é outro bioma brasileiro onde a anta vive.
 
A ação de Educação Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, desenvolvida pela equipe do Zoo, visa comemorar o nascimento do filhote e o Dia Mundial da Anta, celebrado no dia 27 de abril. De acordo com a pasta, os nomes foram escolhidos pelas crianças que participam gratuitamente do Clube Conservadores da Natureza (CCN). O clube infantil, para crianças entre 7 e 12 anos, ocorre no Zoo nas segundas-feiras, das 14 às 16 horas; e o clube adolescente, para jovens entre 13 e 17 anos, nos sábados, das 14 às 16 horas. Qualquer criança ou jovem nesta faixa etária pode se inscrever para participar. Mais informações pelo telefone (15) 3227.5454 (ramal 5).
 
A divulgação do nome mais votado será feita no dia 27 no site da Secretaria do Meio Ambiente, www.meioambientesorocaba.com.br. Já no dia 28, às 10 horas, haverá a entrega de um bolo feito com os itens que compõem a dieta das antas. A entrega será no recinto das antas com a participação de três jovens, com idade entre 7 e 17 anos, que serão sorteados na hora da atividade. O Parque Zoológico Municipal "Quinzinho de Barros" está localizado na Rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência, e funciona de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas.
 
ESPÉCIE - A anta é o maior mamífero terrestre do Brasil, podendo viver até 35 anos, alcançar 1,20 metro de altura e pesar 300 quilos. Sua gestação dura aproximadamente 13 meses e nasce apenas um filhote, que possui pelagem marrom com manchas e listras horizontais brancas ou amareladas, que se perdem depois dos cinco meses. É um animal considerado vulnerável à extinção, em grande parte por conta da devastação das florestas e matas, que são seu habitat. A caça para alimentação e esporte, praticada em algumas regiões do Brasil, e os atropelamentos em rodovias e estradas, são sérias ameaças à espécie.a
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar