Domingo, 17 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Escritora exercita olhar crítico sobre prática de redação

Publicada em 25/03/2015 às 09:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Verônica Stigger baseia seus ensinamentos em conversas cotidianas e textos. (Foto: Divulgação)
"A gente escreve o que ouve, nunca o que houve". A frase, de Oswald de Andrade, é um indicativo de como será trabalhada a Oficina de Escrita - Contos, agendada para esta quarta (25) e quinta-feira (26), das 19 às 22 horas, no Sesc Sorocaba. A atividade terá no comando a escritora e crítica de arte Verônica Stigger, exercitará a produção de textos ficcionais realizados com fragmentos de conversas cotidianas e trechos de textos lidos em jornais e revistas, além de trabalhar a criatividade, o olhar crítico e a prática da escrita de maneira leve e solta. "A ideia é desenvolver a sensibilidade para a compreensão de falas e inscrições especialmente significativas, a fim de apurar a audição e o olhar, colocando em questão a autoridade do autor", comenta Verônica.
 
Verônica Stigger é escritora, crítica de arte e professora universitária. Possui doutorado em Teoria e Crítica de Arte pela Universidade de São Paulo (USP) e pós-doutorados pela Università degli Studi di Roma "La Sapienza" (Itália), pelo Museu de Arte Contemporânea da USP ainda e pelo Instituto de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). É professora das pós-graduações em Fotografia e em História da Arte pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e coordenadora do curso de Criação Literária da Academia Internacional de Cinema (AIC). Tem dez livros publicados: oito adultos - "O trágico e outras comédias", "Gran Cabaret Demenzial", "Os anões", "Massamorda", "Delírio de Damasco", "Opisanie swiata", "Minha novela" e "Sur" - e dois infantis, "Dora e o sol" e "Onde a onça bebe água", este em coautoria com Eduardo Viveiros de Castro. Alguns de seus contos foram traduzidos para o catalão, espanhol, francês, sueco, inglês, alemão e italiano.
 
Para participar, é imprescindível estar presente nos dois dias. As inscrições devem ser realizadas antecipadamente na Central de Atendimento do Sesc (rua Barão de Piratininga, 555 - Jardim Faculdade).
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar