Domingo, 17 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Grupos usam ovos de chocolate para levar alegria a crianças

Publicada em 25/03/2015 às 09:03
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Paula Castilho explica que a intenção é doar 1 mil ovos (Foto: Fernando Rezende)
Grupos e entidades sociais de Sorocaba preparam-se para presentear crianças com ovos de chocolate nesta Páscoa. Doce tradicional para a data, o chocolate torna-se estímulo a pacientes que estão em tratamento contra o câncer e ajuda equipes nos trabalhos de evangelização. Na cidade, a Pastoral Universitária Arquidiocesana promove pelo 5º ano consecutivo a “Operação Páscoa”. Com o apoio do pároco da paróquia de São José Operário, da Vila Progresso, padre Wagner Ruivo, integrantes da pastoral esperam coletar R$ 2 mil e doar 1 mil ovos. 
 
A coordenadora da Pastoral Universitária, Paula Castilho dos Santos, explica que muitas pessoas ficam perdidas, sem saber o que fazer de penitência no Tempo da Quaresma – período de 40 dias que antecede à Páscoa – ou em que destinar o dinheiro economizado com abstinências. Assim, ela frisa que a ação pretende conscientizar os cristãos de que é possível transformar economias em doação. A entrega dos ovos de chocolate deve ser feita no Sábado Santo, dia 4 de abril, em institutos da cidade e em bairros que ainda não foram definidos. 
 
Paula conta que o motivo de se coletar apenas dinheiro deve-se ao público infantil. “Se pedimos doação de chocolate, pode ser que recebamos ovos de diferentes tamanhos, e criança olha até a embalagem do presente.” A arrecadação ocorre nos fins das missas na matriz da Vila Progresso, nas universidades onde a Pastoral Universitária atua e em outras paróquias. “Por sermos uma equipe arquidiocesana, outras comunidades também no ajudam com o que podem”, ressalta a coordenadora. 
A ação não se resume apenas na entrega do presente. A líder da pastoral adianta que também é anunciado o Querigma – termo que significa o primeiro anúncio da Boa-Nova de Jesus Cristo, baseado no testemunho pessoal dos apóstolos. Paula comenta que não são todas as instituições que têm um momento para oração ou reflexões de uma leitura bíblica, por isso, junto à entrega dos ovos, é explicada o motivo da Festa da Páscoa. 
 
“A gente conta a verdadeira razão da data, que é o sacrifício de Jesus por nós e sua Ressurreição, e que não é apenas o consumismo que o mercado prega”, salienta Paula, justificando que o presente dado à criança trata-se de um ato concreto. “Fora isso, também tentamos saber sobre a vida deles; se estão indo bem na escola e se respeitam os pais.” As doações podem ser feitas, em qualquer quantia, na secretaria paroquial, situada na Rua José de Mattos Correia, 244, Vila Progresso. 
 
PACIENTES - No Hospital Gpaci, cerca de 200 crianças atendidas pela unidade também receberão ovos de chocolate no dia 31 deste mês. A entrega ocorre junto à festa dos aniversariantes dos meses de fevereiro, março e abril. De acordo com o presidente da entidade, Carlos Camargo Costa, toda a equipe empenha-se para que o evento seja patrocinado pela sociedade, que, segundo ele, está presente no dia a dia dos pacientes. 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar