Sábado, 6 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Sorocaba discute parcerias com universidades e empresas do Reino Unido

Publicada em 03/02/2015 às 16:02
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Governo Municipal iniciou negociações com universidades e empresas britânicas para formalização de parcerias com o Parque Tecnológico de Sorocaba (PTS) e a Universidade do Trabalhador Empreendedor e Negócios (Uniten). Os entendimentos ocorreram durante viagem do secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Geraldo Almeida, ao Reino Unido, em Janeiro. Ele fez parte da delegação de Líderes de Educação & Tecnologia do Brasil e América Latina, que participou do Congresso Expo Bett 2015 realizado em Londres, considerado o maior evento do mundo em tecnologia educacional, realizado entre os dias 21 e 23 de janeiro. 
 
Durante sua estada na Inglaterra, Geraldo Almeida visitou várias universidades e empresas daquele país. No Expo Bett, se encontrou com o escritor Mike Lloyd, autor do livro “O Ensino na Velocidade do Pensamento”. Lloyd é líder em soluções escolares do grupo mundial Microsoft para a Educação. Escreveu o livro com base em 20 anos de experiência em tecnologia escolar e educacional. Conforme destaca o secretário, o livro inclui práticas inéditas e altamente avançadas com resultados positivos entre os estudantes. “Queremos trazer essa experiência para aplicar na Uniten, favorecendo nossos jovens. Mike Lloyd virá a Sorocaba na próxima quinta-feira (5), quando discutiremos as formas de parcerias possíveis”, revelou o secretário.
 
Na Universidade de Coventry, cujos representantes já estiveram em Sorocaba e negociam parcerias com o Parque Tecnológico, Almeida foi recebido por Clive Winters e Barbara Howel. Conheceu as seções de engenharia da computação, a Biblioteca, os Laboratórios e o Parque Tecnológico, que tem foco voltado à engenharia.
 
No Centro de Pesquisa de Manufatura Avançada, sediado na cidade de Sheffield, o secretário sorocabano foi recebido pelo professor Sir Keith Burnett, vice-chanceler da universidade e ex-ministro de Comércio do Reino Unido. “Com eles, nosso interesse é parceria para desenvolver materiais compostos com o PTS. Nesse centro de manufatura eles já planejam como será o hospital e a indústria no Reino Unido no ano de 2050”, afirma.
 
Outro local visitado por Geraldo Almeida foi o Acess Space, o mais antigo laboratório de mídia livre no Reino Unido, que trabalha e promove a sustentabilidade através de reuso da tecnologia. “É a denominada ‘Inovação Frugal’. Um tipo de inovação com base no processo de redução de custos. Essa preocupação surgiu para atender os países em desenvolvimento e está alinhada com o trabalho desenvolvido pelo projeto Metareciclagem da Sedet”, conta o Secretário.
 
Dentro do processo de internacionalização de Sorocaba, Geraldo Almeida também se reuniu com Milton Keynes, representante da empresa Tetra Stategy. No segundo semestre, uma delegação de empresários deverá vir a Sorocaba para conhecer a cidade e iniciar contatos para futuras parcerias.
 
Na Universidade de Northampton, a visita foi aos professores Simon Denny e Simon A. Burtonshaw-Gunn, que apresentaram ao sorocabano o Centro de Inovação local, considerado um dos mais avançados do mundo.
 
Na cidade de Cambridge, a negociação, que também engloba uma parceria com a Cisco do Brasil, visa a um projeto piloto de ensino da língua inglesa na Uniten. “A ideia é aplicar um curso on-line utilizando a metodologia de Cambridge, aberto a população, privilegiando os alunos de escolas públicas”, explica.
 
Para o secretário de Desenvolvimento Econômico e Trabalho de Sorocaba, a viagem foi extremamente produtiva, não só com vistas às parcerias e possíveis negócios futuros vindos do Reino Unido para Sorocaba, mas também daqui pra lá. Com o apoio da Sedet e do escritório comercial do Consulado Britânico em São Paulo, uma empresa sorocabana fabricante de pneus para veículos off-road abrirá, em breve, uma unidade em Londres.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar