Terça-Feira, 2 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Exposição 'Abelhas no Jardim' já está em cartaz no Jardim Botânico

Publicada em 03/02/2015 às 16:02
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Cerca de 20 imagens da exposição “Abelhas no Jardim”, do fotógrafo Sidney Cardoso e do apicultor Edson Sampaio, já estão em cartaz no Palacete de Cristal do Jardim Botânico “Irmãos Villas-Bôas”. Os visitantes poderão conferir a mostra gratuitamente de terça a domingo, das 9h às 17h, até o dia 28 de fevereiro. 
 
Realizada pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o objetivo da atividade de Educação Ambiental é restabelecer o contato da população com a natureza e a responsabilidade de conservar as abelhas nativas. 
 
Na exposição, o público poderá conferir imagens de abelhas em seu ambiente natural, além de fotos do inseto sendo manejado racionalmente pelo homem em apiários e meliponários - lugar de coleção e cultivo de abelhas nativas sem ferrão. Além da instalação artística, também estão expostos painéis educativos sobre o tema. 
 
Durante este mês, a Secretaria do Meio Ambiente promoverá ainda uma programação que conta com visitas monitoradas aos sábados e domingos em dois horários: às 9h30 e às 14h30. Outra atividade especial será a oficina de iscas atrativas para abelhas nativas, que ocorrerá no dia 14 de fevereiro, às 14h.
 
As atividades são gratuitas e a inscrição será feita momentos antes do início das atividades. O Jardim Botânico está localizado na Rua Miguel Montoro Lozano, 340, no Jardim Dois Corações.
 
Sobre as abelhas
 
As abelhas são insetos sociais que vivem em colmeias e que ensinam, em seu trabalho diário, uma das mais belas formas de se viver em harmonia com o ambiente. Elas são responsáveis pela polinização, que faz parte do ciclo de reprodução das plantas, e muitas dessas vivem de forma dependente destes insetos.
 
Além da polinização, a abelha pode ser provedora de mel, geleia real, cera, própolis e pólen. A maioria dos produtores e criadores de abelha trabalham com a espécie Apis mellifera, mais conhecida como abelha europeia. No entanto, no Brasil se estima que existam mais de 400 espécies e, entre elas, as mais conhecidas em nossa região são as mirins, as jataís, as iraís e as mandaçaias.
 
As abelhas nativas têm um papel importante na manutenção da flora e fauna locais e contribuem na produção agrícola através da polinização, devido a sua ampla distribuição em todo país. Além disso, elas produzem mel de alto valor comercial e medicinal.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar