Terça-Feira, 16 de Julho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Vacinação antirrábica não atinge meta de imunização Cerca de 72% dos animais foram levados aos postos

Publicada em 03/02/2015 às 09:02
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Vacinação continua no canil municipal (Foto: Bruno Cecim)
A Campanha de Vacinação antirrábica, encerrada no último sábado (31), não atingiu a meta estipulada de vacinar 68 mil cães e gatos da cidade. Segundo a Secretaria da Saúde, através da Divisão de Zoonoses da Área de Vigilância em Saúde, cerca de 48 mil animais foram imunizados contra a raiva, que ataca o sistema nervoso, pode ser contraída por humanos e levar à óbito. O número representa 72% da população canina e felina. Do total de animais vacinados, 42.521 foram cães e 6.341 gatos.
 
A campanha foi iniciada no dia 10 de janeiro com ampla divulgação nos meios de comunicação da cidade e também nos bairros, nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e Centros de Educação Infantil (CEIs). No último dia de vacinação gratuita, a Prefeitura manteve 36 postos fixos funcionando das 9 às 17 horas, que registraram movimentação intensa da população que buscou proteger seus animais de estimação. 
 
A raiva é uma zoonose, doença transmitida pelos animais ao homem, de letalidade elevada, chegando a 100% nos animais que desenvolvem sintomas da doença. Por este motivo, apesar da redução dos casos de raiva canina e felina no País, ainda é extremamente necessário vacinar os animais de companhia. 
 
Quem não pode levar seu animal para ser vacinado durante a campanha ainda poderá fazê-lo no Canil Municipal, localizado na Rua Rosa Maria de Oliveira s/nº, ao lado do Instituto “Humberto de Campos”, no Jardim Zulmira. A vacinação prossegue de segunda a sexta-feira, das 9 horas ao meio-dia e das 13 às 16 horas, enquanto houver vacina disponível.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar