Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Obras de alargamentos de calçadas chegam a 70%

Publicada em 20/01/2015 às 01:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Quem passa pelo local já consegue ver a diferença na largura do passeio (Foto: Zaqueu Proença/Secom)
RUA BRIGADEIRO TOBIAS
 
As obras de alargamento das calçadas da Rua Brigadeiro Tobias, no Centro, devem ser concluídas nesta quarta-feira (21). Até a tarde de ontem, 70% do serviço havia sido feito. O trabalho executado pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, começou na manhã de sexta-feira (16). Durante o período de trabalho, o trânsito na área é permitido somente para moradores locais. Após a implantação de nova sinalização, a via será liberada ao trânsito de veículos e pedestres.
 
O secretário de Serviço Público, Oduvaldo Denadai, ressalta que o alargamento é um compromisso da administração municipal, com o objetivo de melhorar a mobilidade de pessoas condicionadas, o trânsito e a segurança de pedestres. Já é possível ver o novo traçado da via, com o espaço destinado aos veículos e também o novo alinhamento das calçadas, que ficarão com largura entre 1,55 metro e 2,85 metros. Esse trecho da rua tem aproximadamente 150 metros de extensão e está compreendido entre as ruas XV de Novembro e Monsenhor João Soares.
 
Não haverá mais vagas para estacionamento na rua e haverá espaço para passagem de apenas um veículo. “Para aumentar a segurança dos pedestres e facilitar a manutenção, o material utilizado será o concreto acabado ao invés de ladrilhos hidráulicos”, explica o secretário. A escolha da Rua Brigadeiro Tobias se deu em razão de a calçada ser estreita e desalinhada. 
 
Em alguns pontos, a calçada tem apenas 90 centímetros de largura e postes de energia no meio dificultando a passagem de pedestres e impedindo, por exemplo, o deslocamento de cadeirantes. A Lei de Mobilidade determina que a largura mínima de uma calçada seja de 1,40 metro.
Há 1 comentário nesta notícia

Sr. Oduvaldo Denadal, mais atenção no trecho Cel. Cavalheiros/Quinze de Novembro.Há uma escola de deficientes .CALÇADAS EM DEGRAUS.

Roselu Melch - 20/01/2015 - 07:01:57