Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Música e Maracatu evidencia cultura popular neste domingo Programação tem início às 14 horas com apresentação de elementos do ritmo africano

Publicada em 18/01/2015 às 00:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O grupo Maracatu Quiloa apresenta-se às 17 horas (Foto: Divulgação)
A música e a dança do Maracatu invadem o Sesc Sorocaba, localizado na Rua Barão de Piratininga, 555, Jardim Faculdade, na tarde deste domingo (18), por meio do “Ações para a cidadania”, com os integrantes do grupo Maracatu Quiloa, que traz ao público vivência e apresentação dessa expressão da cultura popular.
 
O Maracatu, ritmo tradicional da cultura africana, difundido principalmente em Pernambuco, é uma dança de cortejo aos reis congos, que mescla fortemente componentes religiosos e sua musicalidade proporciona riqueza estética e simbólica.
 
A programação começa às 14 horas com a “Vivência de dança e música”, na qual serão apresentados os elementos característicos do Maracatu, como postura e movimentação das principais personagens, os instrumentos musicais utilizados, tipos de toques e batuques usados para a produção do ritmo, transmitindo o baque e a dança da Nação do Maracatu Porto Rico. Para participar, os interessados devem retirar os ingressos com uma hora de antecedência na Central de Atendimento. As vagas são limitadas.
 
Já às 17 horas, o grupo Maracatu Quiloa apresenta na Convivência da unidade. Intitulado “11 anos”, o espetáculo manifesta referência à cultura negra e às religiões de matriz africana. Com músicas e composições das nações Maracatu Porto Rico e Maracatu Encanto do Pina, de Recife (PE), o grupo também expõe itens presentes na cultura popular de Recife, porém com sotaque da cidade de Santos (SP).
 
GRUPO - O Quiloa é o primeiro Maracatu da Baixada Santista, fundado em 5 de outubro de 2003. O grupo promove pesquisas, estudos e intercâmbios, trazendo mestres e representantes da cultura pernambucana. É o primeiro Maracatu fora do Estado de Pernambuco a participar do Carnaval Multicultural do Recife, em 2010 e desde 2007 integra a Nação do Maracatu Porto Rico de PE. Com 11 anos de história, o Quiloa desenvolve projetos culturais, cursos e oficinas, com foco na percussão e dança da cultura popular. Em 2009 gravou seu primeiro DVD.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar