Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Sindicalista teria desviado recursos da Petrobras para PT da Bahia, diz revista

Publicada em 18/01/2015 às 00:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Instituto Lula afirmou que não fará comentários sobre a reportagem publicada pela revista (Foto: ABr)
Documento redigido pelo advogado da ex-gerente da Petrobras, Venina Velosa da Fonseca, e obtido pela revista "Veja", afirma que o sindicalista Geovane de Morais teria atuado no desvio de recursos da estatal para o PT da Bahia. Segundo a revista, Morais, que trabalhava na gerência de comunicação da Petrobras, é aliado de petistas.
 
Ele teria simulado a contratação de serviços de empresas ligadas a petistas que eram acertados e pagos sem nenhum contrato formal. Duas dessas empresas teriam prestado serviços à campanha do atual ministro da Defesa, Jaques Wagner (PT), ao governo da Bahia. 
 
Para fazer os contratos sem formalização, Morais teria contado com a proteção do então presidente da estatal, José Sérgio Gabrielli, e do Palácio do Planalto, segundo a "Veja". De acordo com o relato de Venina a seu advogado, todos os gastos de comunicação da Petrobras tinham de ser aprovados pela Secretaria de Comunicação da Presidência da República antes de executados.
 
A reportagem afirma ainda que Morais teria fechado em 2008 um negócio com a empresa Muranno Brasil, que teria recebido US$ 13 milhões da estatal para divulgar a marca em provas da Fórmula Indy. 
 
De acordo com a revista, o doleiro Alberto Youssef teria afirmado que a Muranno pagou a propina ao esquema, mas teve seus pagamentos suspensos. Por isso, o dono da empresa, Ricardo Marcelo Villani, teria ameaçado denunciar o esquema de corrupção. O caso chegou ao Planalto, e o então presidente Lula teria dado a ordem para comprar o silêncio do empresário, informa a reportagem. A missão teria sido repassada ao ex-diretor de Abastecimento da estatal, Paulo Roberto Costa, que acionou Youssef, que foi buscar dinheiro com as empresas envolvidas no escândalo.
 
De acordo com a revista, Villani admitiu à Polícia Federal que tratou dos pagamentos cancelados com Paulo Roberto e que, depois dessa conversa, teria recebido quase R$ 2 milhões. Villani, no entanto, negou a chantagem. "Não sei de esquema nenhum", declarou o empresário à publicação semanal. Gabrielli disse que iniciou processo contra o funcionário e demitiu Morais. O ministro da Defesa, Jaques Wagner, informou que defende a ampla apuração dos fatos. Não consta da reportagem uma resposta do ex-presidente Lula, mas, procurado pela Agência Estado, o Instituto Lula afirmou que não fará comentários sobre a reportagem publicada pela revista na edição deste fim de semana. (Estadão Conteúdo)
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar