Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Sorocaba ganha Núcleo de Formação Cultural Secretaria da Cultura prepara primeiro curso para março

Publicada em 17/01/2015 às 12:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

De acordo com a secretária Jaqueline Gomes, a intenção é avançar mais (Foto: Arquivo/Secom)
Um Núcleo de Formação Cultural será criado pela Prefeitura de Sorocaba, por meio da Secretaria da Cultura. A intenção é qualificar quem já faz parte da área artística e dar oportunidade para pessoas que pretendem participar do campo cultural. De acordo com a secretária da Cultura, Jaqueline Gomes, a iniciativa vai atender a toda necessidade cultural da cidade. Ela ressalta que já há um projeto chamado Mais Cultura, contudo a intenção é de avançar mais em quatro vertentes. O primeiro curso está previsto para março.
 
A primeiro vertente é da iniciação artística. Jaqueline comenta que são os primeiros contatos para pessoas que querem experimentar ou prosseguir com a formação específica. Na sequência, será a fase de qualificação. “São cursos de curta, média e longa duração.” Já o terceiro nível é chamado de tópicos emergentes. Ela frisa que são congressos, conferências e palestras para que se possa trazer atualidades. “O tempo inteiro aparecem novidades e vamos fazer encontros neste sentido.”
 
A secretária diz que a última vertente será a criação de um curso de formação de gestor cultural. Jaqueline explica que terá duração de um ano e certificação. Adianta, ainda, que sairá em busca de parcerias, como as universidades. “Vamos preparar gestores públicos, bem como representantes do setor privado para a área da cultura.” A Secretaria está finalizando o planejamento do núcleo, mas já prepara um curso para março. “Será uma qualificação para Lei de Incentivo Cultural (Linc), que vai culminar com a abertura do edital da Linc. Houve um aumento da verba para R$ 1 milhão neste este ano”, frisa Jaqueline.
 
Será um curso para apresentar projetos à Linc, mas projetos para leis federal e estadual também serão abordados. “Existem muitos incentivos, mas o grande problema é que as pessoas não sabem formatar seus projetos. Elas têm boas ideias, mas não sabem aplicar a metodologia adequada”, destaca a secretária da Cultura, reforçando que outro aspecto do curso será ensinar como fazer a prestação de contas.
Há 1 comentário nesta notícia

Parabéns pela iniciativa!

Paulo KLEIN - 19/01/2015 - 22:01:09