Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Posto da Polícia Federal é desativado em shopping

Publicada em 17/01/2015 às 12:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Informativo no posto de atendimento indica que foi desativado (Foto: Fernando Rezende)
A delegacia da Polícia Federal de Sorocaba desativou o posto de atendimento que funcionava no andar térreo do Villàggio Shopping, em Santa Rosália. No local, um informativo afixado na entrada avisa os requerentes de passaporte que o documento deve ser retirado na unidade da rodovia Raposo Tavares, no quilômetro 103,5. A delegada da Polícia Federal em Sorocaba, Érika Tatiana Nogueira Coppini, explica que o convênio com o empreendimento foi rompido, a pedido do shopping, que cedia o espaço e funcionários para atuar no posto, acompanhados por um policial.
 
“Não havia um prazo para o fim da parceria, mas qualquer uma das partes poderia encerrar.” Ela afirma que até o dia 30 deste mês serão cumpridos os agendamentos feitos no local para emissão de passaportes. Há sete máquinas para atendimento no posto do shopping e alguns dos funcionários que serão demitidos, conforme a delegada, devem ser contratados pelo órgão para atuar na sede, onde há quatro máquinas de emissão. O setor financeiro do Villàggio afirma que a iniciativa de pedir o espaço foi estratégica, pois “o empreendimento não tem mais interesse nesse tipo de serviço.”
 
Sobre a quantidade de pedidos para passaporte, a delegada afirma que o número aumenta a cada ano e o tempo de espera na cidade chega a 30 dias. Para suprir a demanda, Érika afirma que deve ser lançada, ainda no início deste ano, uma licitação que permitirá outros shoppings dos 57 municípios atendidos na região, a firmarem parcerias com a Polícia Federal, nos mesmos moldes do que ocorreu com o Villàggio. Até lá, o atendimento continua normalmente na sede do órgão, com o reforço de funcionários que devem vir da Capital, além dos recontratados do posto desativado.
 
Durante a inauguração posto no Villàggio Shopping, em 16 de abril de 2012, o superintendente da Polícia Federal no Estado, Roberto Ciciliatti, disse que Sorocaba era a terceira cidade em número de emissão de passaportes, atrás apenas de Campinas e Santos. E, que devido à procura, foi preciso buscar a alternativa de firmar parceria com a iniciativa privada para atender em outra área. O agendamento de emissão e renovação do passaporte, assim como a Guia de Recolhimento da União (GRU), pode ser feito no site www.dpf.gov.br.
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar