Area Administrativa
Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

teste

buscar

<< Cuidados com conservação e manipulação de alimentos devem ser redobrados nos dias mais quentes

Publicada em 16/01/2015 às 15:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Nestes dias de forte calor, os cuidados com a alimentação e principalmente com a conservação e manipulação dos alimentos devem ser redobrados. Com as altas temperaturas – beirando os 40ºC nas últimas semanas em Sorocaba – os alimentos se aquecem muito mais rapidamente e sua velocidade de deterioração se acelera, o que pode ser prejudicial à saúde. Por isso, a Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), por meio da Divisão de Vigilância Sanitária (Visa) da Área de Vigilância em Saúde, dá dicas e orientações para evitar intoxicações e outras doenças causadas por ingestão de alimentos contaminados.

 

“Especialmente no calor, os cuidados com os alimentos devem ser redobrados. É preciso prestar atenção com o acondicionamento adequado, temperatura recomendada etc. O ideal é consumir os alimentos logo após o preparo para não estragarem. Se houver sobra de alimentos em alguma refeição, eles devem ser guardados sob refrigeração e totalmente reaquecidos para serem consumidos novamente”, orienta a bióloga Marilyn Castelani de Araújo, da Visa.

 

Marilyn explica que os principais fatores que contribuem para ocorrência de contaminações dos alimentos, implicando também em perdas dos mesmos, são os seguintes: processamento térmico insuficiente, resfriamento e/ou reaquecimento inadequado, preparo de grandes volumes de alimentos e com antecedência, uso de matérias-primas contaminadas, alimentos vegetais crus mal lavados, aproveitamento de sobras, limpeza insatisfatória de equipamentos e/ou utensílios, estocagem do alimento pronto em temperatura ambiente, armazenamento inadequado (ex: junto com produtos de limpeza), e o manuseio.

 

DICAS - Juliana Dias Mome Taver, também bióloga da Visa, lembra que existem também alguns cuidados indispensáveis ao escolher, adquirir ou consumir os alimentos. “Sempre verificar as condições de limpeza e organização do estabelecimento, e conferir se é licenciado pela Vigilância Sanitária. Atentar em relação à procedência dos produtos, as condições de embalagem, bem como o prazo de validade”, diz.

 

Juliana dá as dicas sobre o que fazer na volta do supermercado, quitanda, padaria ou mercearia, por exemplo. “Ao chegar em casa, retire das sacolas plásticas os produtos a serem armazenados e aloje adequadamente os alimentos na geladeira. Nas prateleiras superiores, os alimentos preparados e prontos para o consumo, nas prateleiras do meio coloque os produtos semiprontos, e nas prateleiras inferiores os alimentos crus. Sempre acondicionar os alimentos protegidos por sacos plásticos próprios para alimentos ou em recipientes com tampa”, explica.

 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar