Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Museu Histórico Sorocabano reabre com nova exposição da arte popular

Publicada em 16/01/2015 às 13:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Museu Histórico Sorocabano fica na área do Parque Zoológico Municipal ?Quinzinho de Barros? (Foto: Arquivo/Fernando Rezende)
O Museu Histórico Sorocabano, administrado pela Secretaria Municipal da Cultura, retoma suas atividades normais hoje, com nova exposição que pode ser visitada pela população. Seguindo o mesmo conceito da mostra anterior “A Mão do Povo Sorocabano”, a exposição temporária “A Arte Popular no Museu Histórico Sorocabano” enfatiza o saber empírico dos artistas populares de diversas regiões do Estado de São Paulo, principalmente de Sorocaba.
 
O objetivo da exposição é mostrar ao público a importância da arte popular, que não é hierarquicamente inferior à arte erudita e, muitas vezes, está mais próxima do cotidiano da população. 
 
De acordo com Daniella Moreira, museóloga da secretaria, costuma-se chamar de arte popular no Brasil a produção de objetos artísticos feitos por pessoas sem o saber acadêmico, ou seja, sem ter frequentado escolas de arte. “Por isso, muitas vezes, a Arte Popular foi considerada pelos 'eruditos' como um artesanato, não levando em conta o valor estético e artístico que os artistas do povo apresentam em suas obras.”
 
A exposição, que ocupará três salas do museu, pode ser visitada de terça-feira a domingo, das 9 às 16 horas. O Museu Histórico Sorocabano localiza-se na área do Parque Zoológico Municipal “Quinzinho de Barros”, na Rua Teodoro Kaisel, 883, Vila Hortência. Para entrar no museu, é necessário pagar a entrada do Zoo. Crianças e adolescentes, entre 10 e 14 anos, pagam R$ 2,50 e, a partir de 15, R$ 5. Mais informações pelo telefone (15) 3227-5454
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar