Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Quase 15 mil atendimentos foram feitos nos ônibus rosa e azul

Publicada em 14/01/2015 às 01:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Mais de quatro mil atendimentos são prestados no Ônibus da Mulher (Foto: Arquivo/Secom)
Os Ônibus da Mulher e do Homem, unidades móveis de saúde da Prefeitura de Sorocaba, realizaram, juntos, 14.387 atendimentos durante todo o ano de 2014. Deste total, o Ônibus Azul atendeu a 10.108 homens e o Ônibus Rosa, a 4.279 mulheres. O balanço mostra que a população utiliza e aprova os serviços oferecidos pelas duas unidades, que percorrem praticamente todos os bairros da cidade.
 
“Apesar do número de atendimentos dos dois ônibus ter sido menor em 2014, as unidades móveis cumpriram seu papel, levar serviços de saúde à população e, o melhor, detectar precocemente doenças e encaminhar os pacientes ao tratamento adequado”, comenta o secretário da Saúde de Sorocaba, Vagner Guerrero, destacando que, neste ano, as atividades dos ônibus serão intensificadas.
 
O coordenador das unidades móveis da pasta, o médico Fernando Guimarães Russo Ramos, acredita que a facilidade do acesso aos serviços de saúde e o atendimento prestado por equipes dedicadas fazem com que os Ônibus da Mulher e do Homem recebam a confiança a aprovação da população em geral.
 
SERVIÇOS - O balanço dos atendimentos do Ônibus Rosa aponta quase 360 registros mensais no ano passado, incluindo procedimentos de enfermagem, coletas de exames, testes de gravidez e orientações, entre outros serviços. Seguindo tendência de anos anteriores, o exame de papanicolau continua sendo o serviço mais procurado, com mais de 1.500 mulheres atendidas em 2014. Além disso, foram registrados 928 encaminhamentos para a mamografia. 
 
Ainda foram feitos 82 testes de gravidez, solicitados 475 exames laboratoriais e 1.175 encaminhamentos para consultas com especialistas. O Ônibus do Homem realizou 10.108 consultas médicas no total; 1.455 homens fizeram testes de HIV/ Sífilis, dentro da campanha "Fique Sabendo"; 441 foram encaminhados para outras especialidades, 201 para biópsia e 56 para consulta com oncologista.
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar