Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Alargamento de calçadas começa na sexta-feira

Publicada em 14/01/2015 às 01:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Calçada estreita e com placa dificulta passagem próximo à Fundec (Foto: Zaqueu Proença/Secom)
ACESSIBILIDADE NA REGIÃO CENTRAL
 
Visando melhorar o trânsito de pedestres e, principalmente, a mobilidade de deficientes, terão início na sexta-feira (16) as obras de alargamento nas calçadas da região central de Sorocaba. O serviço será realizado pela Prefeitura, através da Secretaria de Serviços Públicos, por determinação do prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), pois a ação está prevista no Plano de Governo. A primeira via que passará por obras de ampliação da calçada é a rua Brigadeiro Tobias, no trecho entre a XV de Novembro e a Monsenhor João Soares. 
 
A previsão, se não houver imprevistos, é de que os serviços sejam concluídos em três ou quatro dias. Durante os trabalhos, o trânsito de veículos será permitido apenas aos moradores. Segundo o secretário Oduvaldo Denadai, a escolha do final de semana foi justamente para provocar o menor transtorno possível à população. “Sabemos que causará transtornos, mas esperamos a compreensão de todos, pois a obra trará melhorias na qualidade de vida dos pedestres, principalmente àqueles portadores de algum tipo de deficiência”, explicou.
 
Os trabalhos serão executados por funcionários da própria Secretaria de Serviços Públicos e empresas terceirizadas. A escolha da rua Brigadeiro Tobias se deu em razão da calçada ser estreita e desalinhada. Em alguns pontos, o passeio tem apenas 90 centímetros de largura e um poste de energia no meio, dificultando a passagem de pedestres e impedindo, por exemplo, o deslocamento de cadeirantes. Para que a calçada possa ser alargada, o espaço da via destinado aos veículos será reduzido, com passagem de apenas um carro. 
 
Também não será mais permitido estacionar em ambos os lados da via. “Esse trecho da rua tem aproximadamente 150 metros de extensão. Alguns prédios, como o que abriga a Fundec, são construções antigas, de alinhamento irregular, por isso a calçada ampliada oscilará entre 1,55m e 2,85m de largura, mas com acessibilidade total”, afirma o secretário. Denadai destaca que a melhoria na acessibilidade é uma das propostas do Plano de governo da atual administração, que visa facilitar o deslocamento das pessoas, principalmente daqueles com alguma deficiência. 
 
Para facilitar a manutenção e, principalmente, a segurança dos pedestres, o material que será utilizado é o concreto acabado, em vez de ladrilhos hidráulicos. Esse trecho da rua Brigadeiro Tobias será o projeto-piloto e, dependendo da resposta do público, será ampliado para as demais vias que compreendem o quadrilátero formado pelas avenidas Dr. Afonso Vergueiro, Juscelino Kubitschek de Oliveira, Dom Aguirre e Eugênio Salerno.
 
TODOS DEVEM PARTICIPAR - Uma pesquisa sobre a acessibilidade nas calçadas da região central está sendo aplicada pela Prefeitura. O objetivo é levantar os principais obstáculos e necessidades das pessoas com deficiência. O levantamento é desenvolvido pela Coordenadoria da Pessoa com Deficiência da Secretaria de Desenvolvimento Social e da Secretaria de Serviços Públicos, em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência (CMPCD).
 
Na pesquisa, as pessoas podem relatar os problemas existentes na rua, o estado de conservação da calçada, o revestimento do piso, se existe alguma interferência como lixeira, caixa de Correios, poste de iluminação, por exemplo, se existe desnível, se a guia é rebaixada, entre outras questões. A população deve contribuir respondendo à pesquisa pelo Portal da Prefeitura www.sorocaba.sp.gov.br 
 
Denadai conta que com as melhorias que serão implementadas nas calçadas da região central visam criar rotas acessíveis no Anel Viário da Região Central, compreendendo a área entre a avenida Dr. Afonso Vergueiro, Eugênio Salerno, rua Moreira César, avenida Juscelino Kubitschek e Dom Aguirre. Todas as modificações seguirão a NBR 9050 da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).
Há 1 comentário nesta notícia

Parabéns Sr. Prefeito e Secretátio. A Rua Brig. Tobias, foi esquecida no trecho Cel Caval.s/Quine de Novembro,onde a Esc Clave de Sol p/ def

Roselu Melch - 14/01/2015 - 08:01:40