Terça-Feira, 17 de Setembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Muricy Ramalho prega talento e humildade para crescimento no futebol Num bate-papo descontraído com a presença do técnico do Santos e de jornalistas, assuntos como mercado da bola e categorias de base estiveram em pauta

Publicada em 19/01/2012 às 14:16
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O técnico do Santos, Muricy Ramalho, foi um dos destaques do simpósio promovido ontem à noite pela Prefeitura de Votorantim, que contou ainda com a presença dos jornalistas Flávio Prado (TV Gazeta), Mauro Naves (Globo), Wanderley Nogueira e Nilson César (Rádio Jovem Pan). Durante a mesa redonda, temas como mercado do futebol, Seleção Brasileira e categorias de base ganharam destaque. O prefeito de Votorantim, Carlos Augusto Pivetta, que também esteve presente no evento, agradeceu aos participantes e deu o pontapé inicial.    

O bate-papo foi mediado por Nilson César, que logo no início se dirigiu a Muricy Ramalho questionando o que precisa ser corrigido nas categorias de base para que o atleta cresça na carreira. Sem pestanejar, o técnico do Peixe foi enfático: “Antes de qualquer coisa, é preciso humildade. A coisa mais difícil ao se lidar com jovens é a questão da humildade. Casos como do Neymar, por exemplo, que com 15 anos já era famoso e reconhecido no futebol. É preciso simplicidade para lidar com a situação. Também não adianta ser humilde se não tiver qualidade, as duas virtudes são importantes”. O jornalista Mauro Naves fez coro ao colega de bancada, ressaltando a importância do estudo na formação dos atletas. Revelou, ainda, uma curiosa conversa que teve com sua filha: “Antes de vir pra cá, minha filha perguntou o que eu ia falar para os jogadores. ‘Que eles precisam estudar’, respondi. Não quero jogar água no sonho de ninguém, mas o funil é muito estreito, muito. Poucos conseguem chegar lá. É preciso que a garotada tenha outros sonhos e não pense que, se não der certo, será o fim da vida. Saiam do Facebook e do Twitter e vão em busca de conhecimento, é importantíssimo para a vida. Não desistam do sonho, mas pensem em outra profissão caso não dê certo”. 

A conversa começou a ficar mais polêmica quando Nilson César tocou no assunto “empresário”. Passando o microfone para o companheiro de profissão Flávio Prado, quis saber até que ponto a figura do empresário ajuda ou atrapalha na carreira de um jovem atleta. “É uma figura necessária. Mas o sonho do empresário é diferente do sonho do jogador. O empresário sonha em fazer negócios, lucrar. O atleta sonha jogar na Seleção, ir para Europa”, disse o jornalista, que criticou empresários que “empurram” atletas para jogar na Europa sem ao menos terem ganhado maturidade e experiência na base. Segundo ele, “queimar etapas” pode prejudicar seriamente a carreira do jogador. “O garoto é vendido para clubes da Europa sem o mínimo de experiência e técnica. É um retrocesso na carreira”, afirmou.

Flávio Prado também criticou a “incompetência” dos técnicos e profissionais das categorias de base, “que não passam os fundamentos básicos do futebol aos meninos”. “O problema é que o pessoal da base não ensina os princípios básicos do futebol, como bater na bola com os dois pés, tocar, fazer um cruzamento, bater de longa e média distância... Coisas que depois sobram para o técnico do profissional ensinar”, criticou. 

COPA DE FUTEBOL INFANTIL - A 17ª Copa Brasil de Futebol Infantil de Votorantim começa nesta quinta-feira às 19 horas, no Estádio Municipal “Domenico Paolo Metidieri”. O goleiro sorocabano Rafael, do Santos, tem presença confirmada na solenidade, onde serão apresentadas as 16 delegações que vão participar do torneio. Rafael irá acender a pira olímpica.

Após a cerimônia, a bola vai rolar entre o atual campeão, Internacional, e o Palmeiras. Disputam o troféu Vasco da Gama, Palmeiras, Grêmio, Corinthians, Atlético Mineiro, Botafogo, Internacional, Figueirense, Vitória, Coritiba, Fortaleza, Flamengo, Bahia, Santos e a seleção de Votorantim.       
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar