Quinta-Feira, 22 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Consciência Negra pode se tornar feriado nacional

Publicada em 13/09/2010 às 19:41
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A próxima reunião da Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado Federal terá na pauta a alteração para feriado nacional o Dia Nacional de Zumbi dos Palmares e da Consciência Negra, celebrado em 20 de novembro. Se passar pela votação na comissão, a matéria segue para apreciação em plenário.

Três capitais (São Paulo, Rio de Janeiro e Cuiabá) e outras 222 cidades em 11 estados já reconhecem e comemoram a data. A escolha no calendário se deu por 20 de novembro marcar o aniversário da morte de Zumbi dos Palmares (1655-1695), líder negro considerado herói da resistência antiescravista no período colonial.

De autoria da senadora Serys Slhessarenko (PT-MT), o projeto original apenas institui o dia de Zumbi e da Consciência Negra, mas não o feriado. O responsável pelo feriado foi o senador Paulo Paim (PT-RS).

Além de quatro datas comemorativas móveis (Carnaval, Sexta-feira Santa, Domingo de Páscoa e Corpous Christi), o Brasil já tem oito feriados nacionais: 1º de janeiro (Confraternização Universal), 21 de abril (Tiradentes), 1º de maio (Dia do Trabalho), 7 de setembro (Independência do Brasil), 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida), 2 de novembro (Finados), 15 de novembro (Proclamação da República) e 25 de dezembro (Natal).

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar