Quarta-Feira, 13 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Projeto 'Sorocaba Integra' é apresentado ao Parque Vitória Régia

Publicada em 22/07/2014 às 23:52
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A vice-prefeita e secretária de Desenvolvimento Social de Sorocaba, Edith Maria Di Giorgi, esteve na tarde desta terça-feira (22) no Parque Vitória Régia, na zona norte, onde apresentou aos representantes da rede de serviços do bairro, como escolas, Centros de Educação Infantil (CEIs) e Unidades Básicas de Saúde (UBSs), o projeto “Sorocaba Integra”. A terceira reunião de apresentação do projeto, que já foi mostrado aos bairros Brigadeiro Tobias e Ana Paula Eleutério, ocorreu na EM “Profª Norma Justa Dallara”.

Realizado pela Coordenadoria de Políticas Sobre Drogas, da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), em parceria com as Secretarias da Educação (Sedu), Saúde (SES) e Esportes e Lazer (Semes), a proposta do “Sorocaba Integra” é ampliar o processo de integração social nos serviços nos bairros, através da ação articulada em uma rede comunitária, para reduzir não somente o consumo de crack e outras drogas, mas também combater outras vulnerabilidades e fatores sociais que levam à dependência química.

“Este é um trabalho focado nas pessoas. O nosso objetivo é fazer um diagnóstico destes oito bairros por meio da rede de serviços e junto com as forças que existem dentro das comunidades. Queremos somar todos os olhares de uma forma articulada”, comentou Edith.

O “Sorocaba Integra” está sendo desenvolvido desde maio deste ano quando a Oscip Lua Crescente, a instituição que desenvolve o projeto, identificou e mapeou as vulnerabilidades, potencialidades, além das lideranças e a rede de serviços de cada bairro escolhido para a realização dos trabalhos. São eles: Aparecidinha, Ana Paula Eleutério, Brigadeiro Tobias, Centro, Jardim Ipiranga, Nova Esperança, Parque São Bento e Parque Vitória Régia.

Na quinta-feira (24), às 9 horas, o “Sorocaba Integra” será apresentado na EM “Prof. Avelino Leite de Camargo”, no Jardim Nova Esperança. Na próxima terça-feira (29), às 9 horas, será a vez de a comunidade de Aparecidinha conhecer o “Sorocaba Integra”, na UBS do bairro. No dia 31, às 14 horas, o projeto será lançado na Secretaria de Desenvolvimento Social, no Centro. Por último, em agosto, no dia 5, às 9 horas, a Prefeitura lançará a iniciativa no Centro de Referência da Assistência Social (Cras) do Jardim Ipiranga e, às 14 horas, no Cras do Parque São Bento.

AULA INAUGURAL - No dia 12 de agosto, das 14 às 18 horas, no auditório da Sedes (rua Santa Cruz, 116, Centro), será feito o primeiro encontro do “Sorocaba Integra”, onde representantes dos oito bairros participantes do projeto estarão presentes. Será a aula inaugural da capacitação oferecida pela Lua Crescente, na metodologia do Tratamento Comunitário com a rede de serviços e as lideranças comunitárias de cada bairro. Serão 120 horas de aula. 

De acordo com a Sedes, haverá dois encontros mensais, um para formação teórica e outro para a gestão compartilhada de casos, além de atividades práticas as quais os participantes serão estimulados a desenvolver nos bairros. Ao final, eles receberão um certificado. Esta articulação poderá auxiliar no atendimento de casos pontuais de modo integrado, dando uma atenção maior e com maior eficiência e eficácia a cada caso que, isoladamente, tem resultados menos satisfatórios.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar