Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< 'Beatles Forever' terá apresentação única no Municipal

Publicada em 15/07/2014 às 23:55
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

MÚSICA

A Teatro GT traz para Sorocaba na sexta-feira da próxima semana, 25 de julho, o espetáculo musical "Beatles Forever", novo trabalho da banda cover brasuleira Beatles 4ever, com apresentação única às 21 horas, no Teatro Municipal, no Parque da Boa Vista. A apresentação abre maratona do espetáculo em homenagem ao célebre quarteto de Liverpool, que começa agora, assim, a excursionar pelo Brasil todo, a partir do interior do Estado de São Paulo.

Fundada em 1976 por Celso Anieri e Marcus Rampazzo, a banda Beatles 4ever passou cerca de quatro anos formatando o espetáculo com pesquisas, ensaios e toda a produção de cenário e figurinos para estrear em São Paulo, no Teatro Procópio Ferreira, em 1980. Foi, aliás, a primeira banda cover do Brasil, mas seu exemplo foi logo seguido por inúmeras outras bandas do cenário musical nacional.

Desde a sua estreia, a banda já se apresentou em todos os estados brasileiros, ultrapassando a marca de 6.000 shows. O Beatles 4ever vem, assim, batendo recordes e conquistando fãs a cada nova temporada. A banda permaneceu em cartaz com seu musical anterior no Teatro Crowne Plaza, na Capital, por oito anos consecutivos, de janeiro de 2001 a maio de 2008 (a temporada só foi encerrada devido ao prédio do Hotel Crowne ter sido vendido ao Tribunal de Contas da União). 

As apresentações do grupo sempre começam com a fase da `beatlemania', quando os Beatles usavam seus elegantes ternos e um corte de cabelo revolucionário para a época. A história passa pela fase psicodélica, onde os quatro fizeram álbuns que são referência musical até hoje, como "Sgt. Pepper's Lonely Hearts Club Band", que completou em 2007 quarenta anos de existência e é citado por bandas atuais como U2 e Oasis como o melhor álbum de todos os tempos. A seguir, passa-se para a fase final, quando os Beatles estavam prestes a se separar, porém compuseram suas mais belas canções.

O novo espetáculo "Beatles Forever" é marcado pela fidelidade com que os integrantes apresentam a história dos "Fab Four". Todas as roupas e adereços são réplicas fiéis dos figurinos que os Beatles usavam na época. A maioria dos instrumentos é da mesma época daqueles usados por eles, o que torna a sonoridade idêntica às gravações originais. Um telão e uma trilha sonora ilustram a história contada de forma cronológica e levam o público a uma viagem no tempo, relembrando músicas que marcaram suas vidas e emocionando a todos.

O produto "Beatles" é hoje, por sinal, uma fonte inesgotável de negócios no mundo todo. Em 2008, foi inclusive inaugurado na Inglaterra um hotel temático luxuosíssimo chamado "A Hard Days Night", título de um dos mais famosos álbuns dos garotos de Liverpool. Quase 50 anos após o seu debut, parece que os Beatles ainda estão vivos na memória das pessoas como se não tivessem acabado.

Em janeiro de 2006, quando se configurou a formação atual, o Beatles 4ever iniciou o projeto chamado "The Beatles Complete Works", que consistia em apresentar em ordem cronológica um álbum completo dos Beatles a cada mês. Foram executados com precisão os quinze álbuns da discografia do quarteto de Liverpool e tocadas as mais de 220 músicas gravadas por eles em álbuns oficiais de estúdio. 

Os fãs puderam ver, no palco, músicas que os próprios Beatles não haviam executado, já que pararam de se apresentar ao vivo em 1966, alegando que o equipamento de som naquele tempo não era suficiente para cobrir os gritos histéricos das fãs enlouquecidas. Para cada show, foi feito também um figurino correspondente ao álbum apresentado e o público beatle-maníaco pode ter uma ideia de como seriam os shows dos Beatles ao vivo. 

Ao final do "The Beatles Complete Works", a banda tem, então, a ideia de fazer uma apresentação histórica, jamais sonhada por qualquer outra banda no mundo: tocar todos os álbuns, novamente em ordem cronológica, mas desta vez em um mesmo dia, executando as mais de 220 músicas em seguida, na tentativa de entrar para o "Guinness World Records". O evento aconteceu no teatro do Hotel Crowne Plaza no dia 8 de setembro de 2007, com início às 10 horas e término às 2 horas da madrugada do dia seguinte. Ao longo do dia, mais de 2.700 pessoas passaram pelo teatro.

Tocadas todas as músicas, era preciso criar alguma novidade para a temporada 2008. A nova ideia foi um show que nunca houvera sido feito na história da Música. O projeto foi chamado "Beatles 4ever Interativo". As apresentações aconteceram novamente no teatro do Hotel Crowne Plaza, com aproximadamente 160 lugares. Cada pessoa guardava seu ingresso com o número da cadeira e a banda sorteava, uma a uma, 25 pessoas que podiam escolher qualquer música da discografia oficial de estúdio dos Beatles e o Beatles 4ever executava ali, na hora e ao vivo, as músicas escolhidas.

NOVOS PROJETOS - Os fãs mais assíduos cobravam, agora, a história das carreiras de John, Paul, George e Ringo Star, após a separação do grupo. O Beatles 4ever apresenta, então, o projeto "Carreira Solo", que consiste em executar os grandes sucessos dos ex-Beatles em suas carreiras solo em um espetáculo que emocionou a todos. Paralelamente à história dos Beatles, o Beatles 4ever tem desde 2005 um projeto chamado "Rock In History", onde os integrantes da banda contam com a mesma fidelidade e preciosismo a história do rock desde os anos 50. É um espetáculo cheio de energia que leva o público ao delírio ao som de artistas como Bill Halley, Jerry Lee Lewis, Chuck Berry, Little Richard, Elvis Presley, The Beatles, The Rolling Stones, Beach Boys, The Doors, The Who, Jimi Hendrix, Creedence Clearwater Revival, Aerosmith, Eric Clapton, Deep Purple, Black Sabbath, Led Zeppelin, Pink Floyd, Dire Straits, Supertramp, Kiss, AC/DC, Van Halen, Rush, The Police, U2 e muitas outras.

SERVIÇO - A primeira banda cover Beatles do Brasil, Beatles 4ever, conta hoje com Raffa Machado (Paul McCartney), Victor da Mata (John Lennon), Rene Zaion (George Harrison) e Ricardo Felício (Ringo Star). Canta e relembra em "Beatles Forever" a trajetória da maior banda de todos os tempos com roupas, adereços e instrumentos fiéis aos que os Beatles usavam na época. Com 100 minutos de duração, os ingressos para a apresentação de 25 de julho (sexta-feira), às 21 horas, no Teatro Municipal de Sorocaba, já estão à venda aos preços de R$ 60,00 (inteira) e R$ 30,00 (meia-entrada), na Loja Voltec (rua Francisco Scarpa, 81 - Centro), Loja Corisping Computadores (Villàgio Shopping) ou ainda pelo site www.bilheteriarapida.com.br .


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar