Sábado, 25 de Maio de 2019 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< Benedicto Pagliato falece aos 77 anos Empresário atuou nos setores de mineração, esportes e comunicação

Publicada em 21/06/2014 às 00:40
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Faleceu na manhã desta sexta-feira (20), o empresário Benedicto Pagliato, aos 77 anos. Ele estava com Mal de Alzheimer e nos últimos anos permaneceu em casa, aos cuidados da família. O enterro ocorreu às 17h30 no Cemitério Pax, onde também foi realizado o velório. Presidente do Sistema Ipanema de Comunicação, Pagliato deixa a esposa Vera Lúcia Camargo Pagliato, e os filhos Cristiani, Juliana e Francisco Pagliato Neto. Nascido em Sorocaba no ano de 1937, Pagliato é de origem humilde e foi motorista de caminhão. Junto com os irmãos, Vitalino e Luiz, fundou a Mineradora Minercal nos anos 60. A empresa patrocinou o Clube Atlético Minercal, time de basquete feminino de Sorocaba. A equipe, que ficou nacionalmente conhecida na década de 80 e foi dirigida pelo empresário, tinha no elenco nomes como Hortência Marcari, Janeth, Ana Mota, Branca e Vânia. 

Benedicto Pagliato também foi presidente do Esporte Clube São Bento, em 1971, e secretário de Esportes em Sorocaba, na gestão do então prefeito Paulo Francisco Mendes, em 1987, dois anos após filiar-se ao PMDB. Nessa época, destacou-se pela atuação no futebol Varzeano. 

Também presidiu a Comissão Municipal do Movimento Brasileiro de Alfabetização (Mobral), foi diretor das fazendas Paineiras, Planalto, Paranapanema, em Capão Bonito e Itapeva, na Fazenda Esplanada, e da empresa de Transportes Pagliato. Iniciou a carreira na comunicação em 1987, com a Rádio Ipanema e, 14 anos depois, em 2001, lançou o Jornal "Ipanema", que circula semanalmente. Devido ao destaque no meio social da cidade, Benedicto Pagliato recebeu título de Cidadão emérito em junho de 2003.  
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar