Sexta-Feira, 23 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Votorantim vai construir Centro de Iniciação ao Esporte no Itapeva

Publicada em 17/06/2014 às 00:41
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O prefeito de Votorantim Erinaldo Alves da Silva assinou na presença do superintendente regional da Caixa Econômica Federal, Sandro Vimer Valentini, em seu gabinete no Paço Municipal, o termo de compromisso para a construção do Centro de Iniciação ao Esporte, no bairro do Itapeva. O ato contou ainda com a presença do secretário municipal de Planejamento e Desenvolvimento, Antônio Carlos Ribeiro Abibe, e do gerente de governo da Caixa, Gilberto Cristo Filho. 

Formalizado o termo, iniciam-se, agora, as etapas preliminares para a licitação da obra, que consistem em sondagem da área e que vão determinar o tipo de fundação que será adotada, e a implantação do projeto definitivo. O investimento será de R$ 3,9 milhões, por meio do Programa de Aceleração ao Crescimento (PAC II). A contrapartida do Município será a disponibilidade da área. A ação objetiva a Olimpíada de 2016, uma vez que o CIE será local para desenvolvimento de modalidades olímpicas e paraolímpicas de alto rendimento. 

O espaço será construído numa área de 16.701 metros quadrados com acesso pela rua Anália Pereira, onde está situado o núcleo de moradias do Palmeirinha, e deverá atender cerca de 30 mil pessoas. Para o prefeito Erinaldo Alves da Silva, essa é uma importante conquista desta sua Administração, tendo em vista que a proposta é justamente oferecer atividades esportivas à população de toda aquela região. "É uma região onde temos focado principalmente as ações sociais", asseverou ele.

Tendo em vista a desocupação futura da favela do Palmeirinha, cuja população será destinada para o núcleo Vila Pedroso II, dentro do programa de desfavelamento do Município, a Prefeitura teve, por outro lado, a preocupação de viabilizar um projeto que atendesse as finalidades sociais para a região. A proposta do CIE são projetos para o alto rendimento, com conceitos de extensão do ambiente escolar, conexão com os programas "Atleta na Escola", "Mais Educação" e "Segundo Tempo" (todos com atividades de iniciação em modalidades olímpicas e paraolímpicas).

CIE DE MODELO III - Conforme explica a Secretaria de Planejamento e Desenvolvimento da Prefeitura, o município de Votoramim vai receber o modelo III de Centro de Iniciação ao Esporte, o mais completo, com estrutura padrão em todos os módulos, incluindo ginásio padrão, com espaço para quadra com 40 metros de comprimento por 20 de largura; altura de 12 metros; piso sintético com camada de resina de poliuretano; espaço para academia, enfermaria e vestiários; e requisitos de acessibilidade, como rampas, plataforma elevatória, banheiros adaptados, portas mais largas e espaço para cadeiras nas arquibancadas.

O CIE é focado em 13 modalidades olímpicas, seis paraolímpicas e uma não-olímpica, assim como espaço para o desenvolvimento da base do esporte de alto rendimento, além de estruturas para o atletismo.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar