Domingo, 18 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Zoológico tem cinco novos filhotes

Publicada em 17/06/2014 às 00:36
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O Zoológico Municipal ‘Quinzinho de Barros’ está com cinco novos moradores. São três filhotes da ave íbis-sagrado, uma lhama e um veado-catingueiro. Todos já estão nos recintos e podem ser visitados. A bióloga do zoológico, Cecília Pessutti, afirma que a reprodução dentro do recinto mostra que o trabalho de manejo está correto. “A continuidade é muito importante e vários fatores contribuem para isso, como a ambientação do recinto, alimentação, cuidados médicos e formação dos casais.” As reproduções foram espontâneas e os filhotes ainda não têm nome, assim como o hipopótamo que nasceu em março. Quando atingirem a maturidade, outras instituições devem recebê-los. 

FILHOTES - O mais novo dos moradores é o veado-catingueiro, que nasceu no dia 5 deste mês, e já divide espaço com mais quatro da mesma espécie, e alguns jabutis. A gestação do veado dura entre 222 e 228 dias, cerca de sete meses. O pequeno nasceu com 1,5 quilo, possui manchas brancas que somem com o tempo, mas ainda não é possível saber seu sexo. Seu habitat natural são os campos e florestas do sul do México até o Paraguai. Já o filhote de lhama macho nasceu no final de abril e é o primeiro do casal de animais. O pelo e a curiosidade do animal se destacam no recinto da família. As lhamas vivem nas montanhas do Peru, Bolívia e Equador. As fêmeas têm gestação de 310 a 350 dias, aproximadamente 11 meses. 

Em maio, foi a vez de os três filhotes da ave íbis-sagrado pousarem em Sorocaba. Dois já estão no recinto, totalizando oito da mesma da espécie. O mais novo vai permanecer por mais algum tempo no Setor de Veterinária, pois é menor e requer cuidados especiais. As aves vivem em regiões alagadas da África até o Golfo Pérsico, e o período de incubação do ovo varia entre 21 e 23 dias. O sexo dos filhotes só será descoberto através de exame de DNA. Placas foram instaladas para indicar os recintos que abrigam os novos moradores. 

O Zoológico pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 9 às 17 horas, na rua Teodoro Kaisel, 883, na Vila Hortência. A entrada custa R$ 2,50 para visitantes entre 10 e 14 anos de idade, e R$ 5,00 acima de 15 anos. Maiores de 60 anos, menores de 10 anos e deficientes não pagam o ingresso. 


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar