Quinta-Feira, 23 de Maio de 2019 ASSINE O DIÁRIO 15.3224.4123

Diário de Sorocaba

buscar

<< Advogado da pequena Sofia pede prisão do ministro da Saúde

Publicada em 17/06/2014 às 00:31
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A corrida contra o tempo continua e cada minuto é crucial para a pequena Sofia Gonçalves de Lacerda, de apenas cinco meses, que sofre de uma doença rara. Com o agravamento do quadro da menina, o advogado Antônio Miguel Navarro, contratado pela família, não titubeou ao enviar um pedido de liminar ao desembargador Márcio Moraes para que seja expedido um mandado de prisão contra o ministro da Saúde, Arthur Chioro. Segundo o advogado, a ação baseia-se no descumprimento à liminar expedida pelo Tribunal Regional Federal (TRF), que determinou ao governo federal pagar os custos da cirurgia multivisceral e tratamento de Sofia nos Estados Unidos (EUA). O prazo para o cumprimento da decisão terminou na última sexta-feira (13). Além da prisão, ainda caberia multa de R$ 100 mil por dia enquanto a determinação não for atendida. 

O pedido foi entregue ontem e deve ser protocolado hoje. "Estamos correndo contra o tempo para salvar a vida dela. Adiantamos os passaportes e os documentos do visto. Agora, precisamos de que o Ministério da Saúde também cumpra com a parte deles”, reforça o advogado.

A Advocacia-Geral da União recorreu da liminar, querendo que a menina seja submetida a novos exames para confirmar a importância da cirurgia nos EUA. De acordo com Navarro, a União recorreu da decisão porque a família não autorizou que um novo procedimento fosse feito para pedir que mais laudos confirmassem a doença de Sofia, que foi diagnosticada com Síndrome de Berdon, uma doença rara que atinge os sistemas digestivo e excretor.

Conforme laudos periciais solicitados pela Justiça, os documentos oficiais no Brasil demonstram que o País não está preparado ainda para esse tipo de cirurgia e somente os EUA, em um hospital de Miami, oferece a cirurgia que poderia salvar a menina.

QUADRO - O estado da bebê Sofia piorou no final de semana. No Facebook, Patrícia Lacerda, mãe da menina, escreveu que a filha deixou de urinar e apresenta distensão abdominal. "Não sei o que fazer. Sei que estou desesperada. Tudo o que queria era já ter levado minha filha", desabafou.

O hospital em que Sofia está internada divulgou um boletim médico, no qual consta que ela está com uma infecção urinária e por conta disso surgiram complicações. “É de extrema urgência o transplante, pois sem tal, não há compatibilidade com a vida”, relata o boletim.

FRED DOA CAMISA - Nesta semana, o atacante Fred, da Seleção Brasileira, doou sua camisa, assinada por todos os jogadores e pelo técnico. A camisa será leiloada e o dinheiro arrecadado, usado para custear a cirurgia da menina, já que a campanha para arrecadar R$ 2 milhões - valor necessário para a cirurgia - continua.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar