Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< TV Cultura comemora 45º aniversário exibindo programas que marcaram época Rá Tim Bum, X-Tudo, Bambalalão e Bem Brasil são algumas das atrações que fazem parte do especial, que vai ao ar ao longo desta semana comemorativa

Publicada em 14/06/2014 às 23:48
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

TELEVISÃO

Basta mencionar a trajetória da TV Cultura, de São Paulo, que, sem muito esforço, surgem diversos programas que até hoje habitam o inconsciente coletivo. Para comemorar seu 45º aniversário de existência, a emissora pública, pertencente ao Governo do Estado e administrada pela Fundação Padre Anchieta, reexibe ao longo desta segunda-feira (16) e depois no próximo sábado (21) algumas de suas atrações que marcaram época neste quase meio século, como Bem Brasil, Fábrica do Som, Rá Tim Bum, Bambalalão e X-Tudo. O destaque do especial é que elas serão antecedidas por depoimentos dos atores e apresentadores originais.

A data começa a ser comemorada já à meia-noite deste domingo (15) para segunda (16), quando o cantor e compositor Wandi Doratiotto interpreta uma música de autoria própria em homenagem ao aniversário da TV Cultura. Na sequência, irá ao ar uma edição do seu antigo programa na casa, o Bem Brasil, com a cantora Daniela Mercury. À 1h30, será apresentado um depoimento gravado recentemente com a atriz e diretora Nydia Lícia, no qual ela fala sobre o teleteatro "A Ceia dos Cardeais", cuja direção tem sua assinatura. A produção será apresentada logo após. Às 2h30, entra na grade a famosa ópera La Bohème, com comentários iniciais do maestro Jamil Maluf.

MAIS ATRAÇÕES - Passada a madrugada, o dia 16 terá boas retrospectivas. O clássico programa "Rá Tim Bum" irá ao ar às 9h30 e 15 horas. A apresentação fica por conta do ator João Victor, que interpretou o pequeno Ivo no infantil, no início da década de 1990. 

Às 13 horas, o Mais Cultura faz uma edição inteiramente dedicada aos 45 anos da Cultura. A apresentadora Bárbara Thomaz conversa com personagens históricos e mostra quem são as pessoas por trás das câmeras que fazem, dia após dia, a história da emissora. Tudo para descobrir as melhores histórias dos bastidores das gravações e muito mais. Já a repórter Gabriela França vai às ruas saber quais os programas prediletos do público. Ela também acompanha o ator Luciano Amaral, o eterno Lucas Silva e Silva, até a casa onde foi gravada a série "Mundo da Lua". 

Já o Metrópolis, às 23h30, exibirá um top 45, com 45 momentos memoráveis em que a TV Cultura esteve presente na cobertura de fatos e eventos culturais, incluindo atrações como Panorama, o próprio Metrópolis, Vitrine, Entrelinhas, Zoom, Ensaio e Vox Populi, entre outros. Os quatro apresentadores (Adriana Couto, Marina Person, Cunha Jr. e Manuel da Costa Pinto) farão uma contagem progressiva, de 1 a 45, chamando reportagens, trechos  de programas e frases de entrevistas.

Apresentador do lendário "Fábrica do Som", o cineasta Tadeu Jungle relembrará como foi conduzir a atração na TV Cultura, na década de 1980. Em seguida, será exibida uma edição do programa com Itamar Assumpção. No ar a partir da 0h30.

DE VOLTA AO TEMPO COM CLÁSSICOS INFANTIS - No dia 21, sábado que vem, por outro lado, será a vez de voltar no tempo com os clássicos infantis. A partir das 13h15, uma das idealizadoras do X-Tudo, que também dirigiu a atração, Maísa Zakzuk, fala sobre o programa, que irá ao ar logo depois. Às 14 horas, Gigi Anhelli relembra o Bambalalão. A atração também será apresentada em seguida. 

VINHETAS RECORDATIVAS -Igualmente como parte do pacote especial dos 45 anos da TV Cultura, a equipe de computação gráfica criou vinhetas em formato de linha do tempo, com desenhos cujos traços têm assinatura do cartunista Paulo Caruso. 

Com linguagem poética, ela ordena fatos marcantes da história do Brasil e do mundo que transcorreram em paralelo à trajetória da Cultura, como a chegada do homem à lua, o festival de Woodstock e as Diretas Já. Há trechos também com imagens icônicas que representam programas clássicos da emissora. Os áudios que descrevem os acontecimentos são originais. A campanha vem assinada com a mensagem "5 anos de história -45 anos de Cultura"

Divididas em sequências de 20 segundos, as vinhetas entrarão na grade da Cultura de amanhã (16) também.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar