Segunda-Feira, 11 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Mesmo sem recursos, Flona de Ipanema espera 20% a mais de visitantes

Publicada em 14/06/2014 às 23:30
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Situada na cidade de Iperó, com mais de 5 mil hectares de área e um grande acervo histórico, a Floresta Nacional de Ipanema (Flona de Ipanema) não recebeu os recursos pleiteados em 2009 junto aos Ministérios do Turismo e Meio Ambiente. Os cerca de R$ 2 milhões deveriam ter sido repassados até 2012. Os recursos seriam usados para a construção de novos serviços, como um restaurante e loja de souvenir.
 
Assim, o local seria incluído no programa Parques da Copa. “Infelizmente, não temos os recursos, mas, mesmo assim, recebemos dirigentes da seleção argelina, que vão utilizar a floresta para lazer da equipe e, provavelmente, vamos receber outras visitas espontâneas por conta da Copa. Vamos atender com nosso acervo, mexer na estrada, e fazer o que é possível”, diz o analista ambiental e chefe da unidade de conservação, Alexandre Cordeiro. 
 
A unidade apresentou todos os documentos necessários para obter o investimento, que não chegaram sob a alegação de contenções e crise financeira. Porém a expectativa é de que o número de visitantes aumente 20%. Cordeiro afirma que somente em 2013 cerca de 26 mil alunos da rede pública de ensino visitaram a Flona. Ao todo, o número de visitantes no ano passado chega a 60 mil pessoas. 

O local abriga as ruínas da Real Fábrica de Ferro de São João do Ypanema, trilhas ecológicas, circuito de arvorismo, e ruínas de fornos. O chefe da unidade explica que desenvolvem trabalhos de produção de mudas e sementes, e algumas pesquisas na área de Mestrado e Doutorado. 

VISITAS – A Flona de Ipanema fica aberta a visitações de terça-feira a domingo, das 8 às 17 horas. O ingresso custa R$ 6,50. A unidade está localizada na Estrada Vicinal Ipê, 265, quilômetro 19,5, e pode ser acessada pela Estrada Municipal de Iperó. Mais informações serão passadas pelo telefone (15) 3266-9099 ou 3459-9220.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar