Sábado, 7 de Dezembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Tatuí conclui obras de contenção na barragem do Ribeirão do Manduca Melhoria combate erosão e previne risco de desmoronamento de terra

Publicada em 22/05/2014 às 01:33
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

As obras de contenção na barragem do Ribeirão do Manduca, no bairro Marapé, em Tatuí, foram concluídas nesta semana que passou. Os técnicos da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Tatuí estiveram junto com o prefeito José Manoel Corrêa Coelho, o `Manu', vistoriando a parte estrutural que foi iniciada em 22 de fevereiro.  

A melhoria veio solucionar os problemas de desmoronamentos e erosão de terra que eram constantes no local em períodos de chuvas. Tanto o projeto, quanto a execução estiveram a cargo do corpo de profissionais da própria Prefeitura, com o auxílio dos engenheiros e integração com o Departamento de Trânsito e com a Defesa Civil. Durante os quase três meses de obra, foram realizados o estaqueamento de toda encosta com poste de reuso de eucalipto tratado, recuperação da galeria que fica abaixo da encosta e compactação da via ao lado da encosta. A extensão total é de 70 metros e o valor gasto com os materiais passa dos R$ 20 mil. Toda obra foi realizada com recurso e mão de obra própria.

Segundo o encarregado da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Paulo Andreoli, a proteção da encosta será de grande benefício para os moradores da região e motoristas que utilizam o local. "A erosão da terra estava levantando a calçada e o próprio asfalto, causando transtorno para os motoristas e para os pedestres. A obra foi concluída em um curto período, pois as condições climáticas favoreceram", explica Andreoli. Já `Manu' lembrou que a obra estrutural é também fundamental para implantação do projeto de recuperação ambiental e da construção do chamado Parque Linear do Ribeirão Manduca. "Antes de colocar em pauta um dos mais ousados projetos da nossa Administração, precisamos estruturar o leito do ribeirão e, antes de tudo, as condições das águas, duas ações que já estão em curso e darão o alicerce para o Parque Linear", finaliza o prefeito, lembrando que a jardinagem da barragem será realizada assim que se iniciar o período de chuvas, para facilitar o crescimento da vegetação. 
 

 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar