As obras de contenção na barragem do Ribeirão do Manduca, no bairro Marapé, em Tatuí, foram concluídas nesta semana que passou. Os técnicos da Secretaria de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura de Tatuí estiveram junto com o prefeito José Manoel Corrêa Coelho, o `Manu', vistoriando a parte estrutural que foi iniciada em 22 de fevereiro.
A melhoria veio solucionar os problemas de desmoronamentos e erosão de terra que eram constantes no local em períodos de chuvas. Tanto o projeto, quanto a execução estiveram a cargo do corpo de profissionais da própria Prefeitura, com o auxílio dos engenheiros e integração com o Departamento de Trânsito e com a Defesa Civil. Durante os quase três meses de obra, foram realizados o estaqueamento de toda encosta com poste de reuso de eucalipto tratado, recuperação da galeria que fica abaixo da encosta e compactação da via ao lado da encosta. A extensão total é de 70 metros e o valor gasto com os materiais passa dos R$ 20 mil. Toda obra foi realizada com recurso e mão de obra própria.
Segundo o encarregado da Secretaria Municipal de Infraestrutura, Paulo Andreoli, a proteção da encosta será de grande benefício para os moradores da região e motoristas que utilizam o local. "A erosão da terra estava levantando a calçada e o próprio asfalto, causando transtorno para os motoristas e para os pedestres. A obra foi concluída em um curto período, pois as condições climáticas favoreceram", explica Andreoli. Já `Manu' lembrou que a obra estrutural é também fundamental para implantação do projeto de recuperação ambiental e da construção do chamado Parque Linear do Ribeirão Manduca. "Antes de colocar em pauta um dos mais ousados projetos da nossa Administração, precisamos estruturar o leito do ribeirão e, antes de tudo, as condições das águas, duas ações que já estão em curso e darão o alicerce para o Parque Linear", finaliza o prefeito, lembrando que a jardinagem da barragem será realizada assim que se iniciar o período de chuvas, para facilitar o crescimento da vegetação.