Area Administrativa
Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

teste

buscar

<< Número de crianças atendidas em creches atinge recorde histórico em Tatuí 2.597 alunos estão matriculados para o ano letivo em 2014. Déficit cai 55%

Publicada em 27/02/2014 às 00:19
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Enquanto projeta a construção de cinco novas creches em 2014, a Prefeitura de Tatuí contabiliza os avanços do setor no ano passado. A Secretaria Municipal de Educação, Cultura e Turismo divulgou um balanço das vagas disponibilizadas em 2013, a partir da construção de três novas unidades inauguradas no bairro Dr. Laurindo, Jardim Planalto e São Conrado, além de um novo sistema computadorizado para identificação de vagas a partir de demandas e prioridades. Só no ano passado, 1.185 novos alunos foram inseridos na rede que, agora, conta com 22 creches. O número atual de atendidos chega, portanto, ao seu recorde histórico, com 2.597 crianças. Somente em janeiro de 2014, 228 vagas foram preenchidas. 

Mas ainda há desafios a vencer, segundo o prefeito José Manoel Corrêa Coelho, o `Manu'. A implantação do sistema informatizado mostrou que o déficit de vagas era maior do que a projeção inicial, estimada em 500 postos. O cruzamento de dados e informações obtidas com o recadastramento, associado a novo pico de procura registrado, demonstraram que a falta de vagas chegou a 1.500 crianças. Número que já foi reduzido a 680, ou seja, 55%.

ALTA TAXA DE NATALIDADE - Segundo a secretária municipal de Educação, Cultura e Turismo, Ângela Sartori, a alta taxa de natalidade ainda é um desafio a ser enfrentado, já que aproximadamente 140 crianças nascem a cada mês só na maternidade em Tatuí. "Com a construção das cinco novas unidades, teremos a capacidade de oferecer mais de 600 novas vagas, superando o déficit. Mas, ao mesmo tempo, temos que estruturar novas obras para que possamos, ao longo dos anos, dar encaminhamento aos novos pedidos, equacionando definitivamente este problema. É esse trabalho de planejamento, a longo prazo, que a Secretaria estará empenhada este ano, para que o déficit não cresça e para que estejamos trabalhando sempre à frente para antecipar possíveis problemas", explicou Ângela.

Outra novidade é o funcionamento de algumas creches já até às 19 horas, cumprindo um dos compromissos de campanha do prefeito José Manoel Corrêa Coelho. Das 22 unidades, três já adotam horário estendido de atendimento. As crianças que ficam em período integral recebem quatro refeições diárias, elaboradas por nutricionistas com cardápio diferenciado e saboroso. As atividades pedagógicas estão divididas de acordo com a idade de cada aluno: berçário (de quatro meses a 2 anos), maternal 1 (de 2 a 3 anos) e maternal 2 (de 3 a 4 anos). Todos participam de brincadeiras educativas ao ar livre e na sala de brinquedos e todos os dias há horários reservados nas salas de TV, para desenhos e programas infantis. Os alunos dos maternais também têm atividades como pintura com tinta guache e colagem. "Nossas creches têm instalações e qualidade de ensino muitas vezes superiores às escolinhas infantis particulares. Justamente, por isso, há intensa procura. Mas estamos engajados e comprometidos em solucionar definitivamente este problema ao longo de nosso mandato. O resultado desse primeiro ano foi muito expressivo e os novos investimentos projetam mais avanços", finalizou Manu.
 
 
 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar