Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Mensaleiro vai pagar multa com excedente da campanha de Delúbio Diferentemente de João Paulo Cunha, José Dirceu lança ‘vaquinha’ online

Publicada em 14/02/2014 às 14:09
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O ex-deputado João Paulo Cunha não vai precisar apelar a uma campanha online para arrecadar o valor da multa que o Supremo Tribunal Federal lhe impôs. Diferentemente do que fizeram parentes e amigos de outros condenados do PT, como o ex-presidente do partido, José Genoíno, o ex-tesoureiro, Delúbio Soares, e o ex-ministro José Dirceu, Cunha recebeu o valor excedente da arrecadação coletiva de outra campanha.

A doação foi feita pelo grupo que criou o site de apoio a Delúbio Soares. Havia rumores de que esse dinheiro seria destinado ao pagamento da multa de Dirceu, mas a informação foi corrigida, com a confirmação do novo destino das doações. Na página da internet, criada para divulgar as atividades do ex-deputado, o grupo, que assina como “Coletivo de apoio e solidariedade a João Paulo Cunha”, destacou que o dinheiro é suficiente para saldar a multa do condenado, e também todos os tributos adicionais.

O ex-parlamentar foi notificado na quarta-feira (12) pela Vara de Execuções Penais do Distrito Federal e teria dez dias para pagar a dívida no valor de R$ 373,5 mil. Ele foi condenado pelos crimes de corrupção passiva, peculato e lavagem de dinheiro.

Cunha, que foi presidente da Câmara entre 2003 e 2005, está preso desde o dia 4 deste mês no Complexo Penitenciário da Papuda (DF), onde cumpre a pena de seis anos e quatro meses em regime semiaberto. No final da semana passada, o ex-deputado renunciou ao mandato, logo depois que o Supremo expediu a ordem de prisão, e evitou, com esta decisão, a abertura de um processo legislativo de cassação parlamentar.

‘VAQUINHA DE DIRCEU’ - Depois de José Genoíno e Delúbio Soares, familiares e amigos do ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, também lançaram um site para arrecadação de fundos para quitar a dívida oriunda do processo do mensalão. O site “Apoio Zé Dirceu” tem o objetivo de levantar R$ 971.128,92, que é o valor da multa que ele deve pagar para a Vara de Execuções Penais do Distrito Federal, por causa da condenação na Ação Penal 470. O site mostra uma conta na Caixa Econômica Federal para que os interessados façam a doação por meio de depósito e transferência bancária. Por conta das recentes desconfianças e acusações do ministro Gilmar Mendes, o site de José Dirceu orienta todos os militantes e amigos a fazer depósitos identificados.

PEDIDOS NEGADOS - O plenário do Supremo Tribunal Federal negou ontem a possibilidade de que quatro condenados no processo do mensalão - José Roberto Salgado e Vinícius Samarane, ex-dirigentes do Banco Rural; Ramon Hollerbach, ex-sócio de Marcos Valério; e Rogério Tolentino, ex-advogado de Valério - tenham direito a novos recursos que poderiam reduzir as penas.


Desemprego atinge quase 8 milhões de jovens na América Latina

Pesquisa divulgada ontem pela Organização Internacional do Trabalho revela que 7,8 milhões de jovens latino-americanos entre 15 e 24 anos estão desempregados, o que equivale a 13,9% do total da força de trabalho nessa faixa etária, estimada em 56 milhões de pessoas. Segundo o relatório “Trabalho Decente e Juventude na América Latina: Políticas para Ação”, 27 milhões de jovens trabalham na economia informal e 21,8 milhões não estudam nem trabalham. Os dados da pesquisa referem-se a 2011.

De acordo com a Organização, a situação de crescimento econômico com emprego registrada nos anos passados na América Latina não foi suficiente para melhorar a oferta de trabalho para os jovens, que continuam enfrentando um cenário pouco otimista em que persistem o desemprego e a informalidade.

A diretora da Organização para a América Latina e Caribe, Elizabeth Tinoco, disse que há o conhecimento de que existe preocupação com a situação do emprego dos jovens. “É urgente passar da preocupação à ação.”

Na América Latina, existem aproximadamente 108 milhões de jovens, dos quais cerca de 56 milhões fazem parte da força de trabalho, isto é, têm emprego ou estão buscando uma ocupação. Os jovens representam 43% do total de desempregados da região, segundo o relatório. A taxa de desemprego juvenil, de 13,9%, é o dobro da taxa geral e o triplo da dos adultos, diz a Organização. O estudo também destaca a gravidade da situação das mulheres jovens, entre as quais a taxa de desemprego alcança 17,7%; entre os homens jovens, os desempregados são 11,4%.

Sobre a qualidade do emprego, o relatório informa que 55,6% dos jovens latino-americanos ocupados somente conseguem empregos informais, o que geralmente implica baixos salários, instabilidade laboral e carência de proteção de direitos sociais.


Petista deve reassumir Desenvolvimento Agrário

Ministro do Desenvolvimento Agrário durante o governo Lula, o petista Miguel Rossetto deverá reassumir o comando da pasta nos próximos dias. Ele vai substituir Pepe Vargas (PT), que deixa o cargo para concorrer à reeleição para a Câmara dos Deputados.

Atual líder da Petrobras Biocombustível, Rossetto tem bom trânsito com o setor do agronegócio e também com os representantes da agricultura familiar. A opção pelo seu nome ajuda também o governo a sinalizar para o Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, justamente no momento em que eles fazem manifestações públicas criticando a política de reforma agrária do governo Dilma.

Dilma Rousseff confirmou ontem a saída de Fernando Pimentel do Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e nomeou o economista Mauro Borges para assumir o cargo interinamente, segundo nota da Presidência da República. Borges estava no comando da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial e participou ativamente na elaboração das ações de política industrial do governo nos últimos anos.

Pimentel, que ficou pouco mais de três anos no cargo, deixa o ministério para disputar a eleição ao governo de Minas Gerais. O petista, amigo de Dilma desde os tempos da resistência ao regime militar, deve começar suas atividades de pré-campanha já hoje, quando o PT mineiro dá a largada a uma caravana pelo Estado com a participação do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.


REUNIÃO COM MST - Durante reunião com 30 representantes do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra, no Palácio do Planalto, a presidente, Dilma Rousseff, determinou ontem que os ministros do Desenvolvimento Agrário e da Integração Nacional reúnam-se para avaliar o assentamento de famílias de sem-terra em perímetros irrigados no semiárido do Nordeste.


Comércio varejista cresce 4,3% em 2013

As vendas no comércio varejista brasileiro fecharam o ano de 2013 com alta de 4,3%, abaixo do registrado no ano de 2012, quando aumentaram 8,9%. As informações foram divulgadas ontem pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O órgão mostrou que, em relação a dezembro de 2012, as vendas cresceram 4% em dezembro do ano passado e a receita nominal, 10,7%. Em todo o ano de 2013, a receita cresceu 11,9%.

Segundo o IBGE, o aumento de 4,3% nas vendas no ano de 2013 é resultado do crescimento de sete dos oito setores pesquisados. As vendas caíram apenas nos segmentos móveis e eletrodomésticos (0,9%). Já entre os setores com crescimento, os destaques são artigos farmacêuticos, médicos e ortopédicos (12,4%), outros artigos de uso pessoal e doméstico (11,2%), seguidos de equipamentos e material para escritório, informática e comunicação (9,5%), por exemplo.

Em relação ao resultado de dezembro 2013, na comparação com o mesmo mês do ano anterior, o IBGE revela que as vendas caíram 0,2% pela primeira vez, depois de nove meses consecutivos de aumento no volume, destacou o órgão. Naquele período, a receita nominal aumentou 0,5% na comparação com novembro e segue em alta desde junho de 2012.


Grupo queima mais um ônibus em SP; já são 43 ocorrências 

A capital paulista registrou o 43º ônibus queimado na cidade na noite de quarta-feira (12), em uma rua do Capão Redondo, zona sul. Segundo a PM (Polícia Militar), o ataque deu-se às 23h05. Ninguém ficou ferido.

A polícia não divulgou prováveis causas do ataque. Segundo informações do boletim de ocorrência, o coletivo havia parado em um ponto na Rua João Robalo quando um grupo de dez rapazes, aparentando ser todos adultos, apareceu e ordenou que os passageiros descessem. Todos obedeceram. Depois disso, encharcaram o ônibus de líquido inflamável e atearam fogo.

A PM foi chamada, mas quando chegou já não havia mais nenhum suspeito no local. Os bombeiros apagaram o incêndio, porém o veículo já estava destruído. A Polícia Civil não conseguiu encontrar outras testemunhas do ataque quando esteve no local. O caso é investigado pelo 47º Distrito Policial (Capão Redondo).

NO RIO DE JANEIRO - Moradores do Morro São João, no Engenho Novo, zona norte do Rio de Janeiro, incendiaram três ônibus durante um protesto no final da noite de quarta-feira (12). O fogo atingiu fios de alta-tensão e se espalhou para três lojas da Rua Barão do Bom Retiro, a principal do bairro, que foi interditada na altura da Rua Araújo Leitão, no sentido do Méier. Foram destruídos um açougue, uma papelaria e um imóvel comercial que estava fechado.


Reservas de água do Sistema Cantareira caem para 18,8%

O nível de reservas de água do Sistema Cantareira está abaixo dos 19%. A Sabesp atualizou ontem de manhã a página em que mostra informações diárias sobre o índice de armazenamento dos sistemas que abastecem a região metropolitana de São Paulo. O Sistema Cantareira, responsável pelo abastecimento de quase metade da Grande São Paulo, atingiu 18,8% da capacidade, pior nível da história.

Segundo o professor de Engenharia Ambiental da Universidade Estadual Paulista, Manuel Enrique Guandique, o nível teórico para o limite de captação do sistema varia entre 5% e 20%, o que significa dizer que o sistema já opera dentro de um índice de reserva crítico. "Se continuarmos neste período atípico de pouca chuva, este nível não irá suportar o abastecimento."

O volume de chuvas acumulado em fevereiro no sistema é de 2,1 milímetros, contudo a média histórica para todo o mês é de 202,6 milímetros. A Sabesp já anunciou contrato com empresa para tentar induzir chuvas na região no valor de R$ 4,5 milhões.

De acordo com o Instituto de Pesquisas Meteorológicas da Unesp, entre hoje e amanhã, uma frente fria pode aumentar a probabilidade de ocorrências de chuvas no Estado de São Paulo. A Sabesp aposta em uma retomada das chuvas a partir do dia 15 para evitar um possível racionamento na Grande São Paulo.


Assembleia quer bloquear uso de máscaras e armas brancas

Na semana em que os confrontos em protestos de rua fizeram sua primeira vítima fatal, no Rio de Janeiro, deputados estaduais paulistas querem proibir o uso de máscaras e armas brancas nas manifestações em São Paulo. Líderes de 16 partidos endossaram um projeto de lei de autoria coletiva, que tem o objetivo de acabar com o anonimato de quem participa dos atos e evitar as ações de vandalismo. 

A proposta, que ainda precisa tramitar pelas comissões da Assembleia Legislativa e ser aprovada em plenário antes de ir à sanção do governador Geraldo Alckmin (PSDB), incorpora artigos do projeto aprovado pelos deputados do Rio em setembro de 2013 e sancionado pelo governador Sérgio Cabral (PMDB), que proíbe as máscaras, mas vai além ao detalhar os tipos de armas brancas vetadas nos atos.


PROTESTO DE AUTOESCOLAS NO DF - Proprietários de autoescolas do Distrito Federal organizaram ontem de manhã manifestação na Esplanada dos Ministérios contra resolução do Detran que obriga, desde o início deste ano, o uso de simuladores em aulas de direção. A queixa dos donos de autoescolas refere-se ao preço de cada simulador – cerca de R$ 40 mil –, superior à capacidade financeira das empresas do setor, segundo o presidente do Sindicato dos Proprietários de Autoescolas, Francisco Joaquim Loyola.


GIRO PELO MUNDO

Cessar-fogo na Síria

O governador da cidade Síria de Homs, Talal Barrazi, disse que o cessar-fogo na cidade foi estendido por três dias, a partir de ontem.

Palestino morto

Um palestino foi morto com um tiro na cabeça ontem, perto da barreira de segurança erigida por Israel na fronteira com a Faixa de Gaza.

Sem usar libra

Escoceses não poderão mais usar a libra como moeda se votarem pela independência. A advertência foi feita pelo secretário do Tesouro do Reino Unido, George Osborne.

Concorrendo à presidência 

O presidente russo, Vladimir Putin, disse ao chefe militar do Egito, general de campo Abdel-Fattah el-Sissi, que está ciente de sua intenção de concorrer à presidência do país e lhe desejou sorte.

Tempestade de inverno

Depois de atingir o sudeste dos Estados Unidos durante a noite, uma tempestade de inverno causou ontem de manhã precipitação de quase meio metro de neve na região mesoatlântica dos Estados Unidos.

Reunião de Coreias 

Representantes das Coreias do Sul e do Norte irão se reunir novamente hoje, depois que as negociações de alto nível feitas na quarta-feira não trouxeram resultados. 

Libertação de prisioneiros

O governo do Afeganistão libertou ontem 65 prisioneiros que as Forças Armadas dos Estados Unidos afirmam que estiveram diretamente ligados a ataques contra tropas norte-americanas e aliadas.

Projeto de resolução

A Rússia informou ontem que seu projeto de resolução para levar ajuda a civis sitiados na cidade síria de Homs não inclui ameaça de sanções ao regime de Damasco.

Dia de São Valentim

O papa Francisco recebe hoje, pela primeira vez na história do Vaticano, milhares de casais apaixonados de todo o mundo para celebrar juntos o Dia de São Valentim (Dia dos Namorados na Europa e Estados Unidos).

Renúncia na Itália 

O primeiro-ministro italiano, Enrico Letta, apresenta sua renúncia hoje, depois de seu Partido Democrático (PD) ter pedido para ele se afastar e abrir caminho para um novo governo. 
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar