Segunda-Feira, 30 de Março de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Ação de orientação sobre hanseníase chama atenção dos sorocabanos

Publicada em 30/01/2014 às 19:53
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Diversas pessoas pararam na barraquinha instalada na praça Coronel Fernando Prestes, no Centro, até as 13 horas desta quinta-feira (30), participando da ação realizada pelo Programa de Controle da Hanseníase da Secretaria da Saúde de Sorocaba (SES), alusiva ao Dia Mundial de Luta contra a Hanseníase, celebrado anualmente no último domingo do mês de janeiro.

Os sorocabanos aproveitaram para tirar dúvidas sobre a hanseníase, doença considerada um dos principais desafios de saúde pública e que ainda está presente na cidade: em 2013, foram notificados 32 casos e neste ano, até o último dia 23, foram três casos da doença. "Muita gente veio até a barraquinha atrás de informações ou nossa equipe fez a abordagem, distribuindo folhetos explicativos e informativos. Em ambas as situações, ficamos muito satisfeitos porque a população se mostrou interessada", comentou a coordenadora do programa, Uiara Kaizer.

Algumas das pessoas que foram abordadas mostraram manchas aos integrantes da equipe. Aquelas que tinham manchas suspeitas foram orientadas a procurar o Programa Municipal de Controle da Hanseníase, que funciona na Policlínica Municipal de Especialidades, no Jardim Santa Rosália.

Qualquer dúvida que alguém possa ter sobre a hanseníase pode ser esclarecida diretamente na Policlínica Municipal de Especialidades, situada no Jardim Santa Rosália, de segunda a sexta-feira, das 7 às 13 horas. Além de notificar os casos, o Programa Municipal de Controle da Hanseníase trata o paciente com medicamentos, fornece acompanhamento multidisciplinar e acompanha os familiares. Em todas as 31 Unidades Básicas de Saúde (UBSs) há profissionais preparados para identificar um caso suspeito da doença.
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar