Quarta-Feira, 8 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Parque do Matão terá Orquidário e Coleção Botânica

Publicada em 29/01/2014 às 19:52
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

VOTORANTIM

Reaberto ao público há sete meses, o Parque do Matão tem sido uma boa opção de lazer para centenas de pessoas por semana. Os frequentadores comparecem sozinhos, em grupos ou com a família para desfrutar da natureza e aprender com as espécies de plantas e animais existentes em 63 mil metros quadrados de área em pleno centro urbano de Votorantim. Agora, dando mais opções para que o visitante possa conhecer o local, técnicos da Secretaria do Meio Ambiente da Prefeitura estão trabalhando na organização de exposições permanentes de mostras de frutos, sementes, flores e folhagens de plantas nativas da região. Também estão instalando um miniorquidário no Parque.

Ao oferecer ao visitante a oportunidade de conhecer as plantas que estão sendo identificadas, o Parque do Matão ampliará também, assim, suas ações de Educação Ambiental e pretende igualmente contribuir para que as pessoas tenham uma relação cada vez mais respeitosa com a natureza, conforme destaca o secretário municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite. "Além de valorizar nosso acervo e compartilhar o conhecimento com o visitante, nosso objetivo é que essas pessoas possam compreender que o equilíbrio e a preservação das espécies dependem da relação que cada um de nós tem com as plantas e os animais", comentou ele.

O MINIORQUIDÁRIO - O miniorquidário terá as espécies identificadas e poderá receber plantas doadas. "Muita gente tem uma orquídea sem flores em casa e, se quiser, já pode encaminhar para o Parque. Podemos receber aquelas que as pessoas não desejam ou não podem mais cuidar", explica, por seu lado, a supervisora Karen Peres de Carvalho. Algumas plantas já estão no espaço inclusive, sendo adaptadas ao ambiente e colocadas em troncos e outros apoios: "A orquídea é uma planta epífita e, na natureza, depende do suporte de outra espécie para se desenvolver. Aqui, no miniorquidário votorantinense, faremos isso com algumas delas, simulando, assim, o habitat natural", comentou a supervisora.

Com o envolvimento dos estagiários da Secretaria do Meio Ambiente, está sendo organizada ainda, no Parque do Matão, uma coleção de folhas, frutos, sementes e flores de espécies nativas presentes na região e também no próprio Parque para manter em exposição. Parte desse material já era usado em atividades da Pasta, como palestras para escolas. A coleção possui dezenas de espécies catalogadas também, com a identificação das folhas, fotos das plantas adultas e flores de algumas delas. Entre as árvores já registradas, estão pau-ferro, cedro, ipê, jequitibá, jerivá e ingá.

A coleção de sementes e frutos, cujo nome técnico é Carpoteca, já possui, por sua vez, mais de trinta amostras e será ampliada, conforme destacou o diretor de Planejamento e Educação Ambiental, Ricardo Naccarati. "Estamos realizando um censo arbóreo no Município, inicialmente no Parque Bela Vista e dentro do Parque do Matão, de modo que novas amostras e espécies identificadas serão incluídas na coleção botânica da Secretaria do Meio Ambiente, a ser utilizada em consultas sobre a flora regional", destacou Ricardo. 

A expectativa é de que o miniorquidário, o herbário e a carpoteca estejam disponíveis para visitação pública a partir do mês de março.

GRUPO FAZ VISITA SEMANAL - Para pacientes do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Votorantim, aliás, visitar o Parque do Matão é, por outro lado, parte do tratamento, possibilitando atividades lúdicas e passeio e favorecendo momentos de relaxamento. O grupo comparece toda quarta-feira pela manhã ao Parque e também faz caminhadas, conforme explicou a psicóloga Josélia Cenci. "Esse contato com a natureza faz muito bem e acaba contribuindo para o nosso atendimento, proporcionando momentos de lazer. Eventualmente alguém toca violão e a visita é sempre agradável", explicou a psicóloga. 

O Parque do Matão "Jonas Domingues" fica na rua Ângelo Delapasi, 117. O funcionamento é de terça a domingo e aos feriados, das 9 às 17 horas, e o acesso é gratuito. O local é um dos cartões-postais de Votorantim e vem sendo resgatado como um espaço para o lazer e a contemplação da natureza. Com a diversidade de fauna e flora preservada, incluindo diversas espécies de aves e macacos, o Parque destaca-se como opção de passeio para estudantes e famílias. Visitas monitoradas para grupos podem ser agendadas. O local dispõe de áreas de convivência, playground, trilhas e estrutura para picnic. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 3343.4076. 


Águas de Votorantim amplia e moderniza laboratório de esgoto

Espaço foi ampliado e ganhou novos armários e equipamentos

A concessionária Águas de Votorantim ampliou e modernizou o laboratório para ensaios físico-químicos de esgoto, instalado na Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) Guimarães. As obras foram concluídas neste mês, com a instalação de novos armários e equipamentos.

De acordo com o líder de controle da qualidade da água e esgoto da empresa, José Francisco de Pontes, o objetivo da obra de ampliação foi readequar o espaço, seguindo as normas de segurança. "Agora, ele conta com saída de emergência. Além disso, dispõe de aparelhos modernos e armários novos, para arquivar documentos, armazenar produtos químicos e reagentes, facilitando o trabalho dos analistas", explicou.

O laboratório, que foi ampliado em 26 metros quadrados, totalizando 57,39, recebeu investimento de aproximadamente R$ 90 mil entre obra, mobiliários e equipamentos. "Foram instalados armários novos e adquiridos aparelhos para análise da Demanda Química de Oxigênio (DQO), nitrogênio total, nitrato e Demanda Bioquímica de Oxigênio (DBO), entre muitos outros", acrescentou José Francisco.

A concessionária segue padrões rigorosos de qualidade, que incluem coletas e análises laboratoriais de amostras das diversas partes do sistema de tratamento de esgoto. Para isso, ela conta com uma equipe técnica especializada. "Basicamente, as análises avaliam a eficiência do tratamento, como também se as condições estão adequadas para as atividades dos micro-organismos, que são os responsáveis pela redução da carga poluidora do esgoto", esclarece ainda José Francisco.

Mensalmente são coletadas 24 amostras para avaliar a eficiência do tratamento de esgoto, seguindo os padrões estabelecidos pela Resolução Conama 430, artigo 16. As análises apontam a avaliação do pH, temperatura, materiais sedimentáveis, DBO e DQO, entre outros. Votorantim conta, atualmente, com três Estações de Tratamento de Esgoto (ETE): Guimarães, Novo Mundo e Votocel. 


ITAPETININGA

Visita multidisciplinar na UTI do Hospital Regional otimiza plano terapêutico do paciente

Taxa de mortalidade foi reduzida em 9% com nova metodologia

Após implantar a visita multidisciplinar na Unidade de Tratamento Intensivo (UTI), do Hospital Regional de Itapetininga, melhorias já podem ser observadas em relação à assistência ao paciente. A visita é composta de profissionais da assistência, como médicos, enfermeiros, fisioterapeutas, nutricionistas, fonoaudiólogos, farmacêuticos, assistentes sociais e psicólogos interessados em ampliar o plano terapêutico do paciente segundo sua patologia e tomada de novas ações para recuperação.

Os profissionais realizam encontros na Unidade e discutem os casos clínicos, analisam a evolução do paciente e reavaliam a necessidade de novas ações visando a recuperação do paciente. Os indicadores assistenciais tiveram expressiva melhora, como a taxa de mortalidade, que reduziu 9%. Os relatórios são sempre repassados aos familiares, a fim de contemplá-los da evolução dos pacientes. "A visita multidisciplinar está associada à diminuição da mortalidade e do tempo de permanência em UTI de maneira independente a outros fatores diagnósticos. É uma forma de reforçar a atenção de todos os profissionais que compõem a assistência ao paciente em estudos de casos que beneficiam diretamente o internado", afirma Leonardo Figueiredo, gerente de Enfermagem do Regional de Itapetininga.

Percebe-se a melhoria na qualidade do atendimento aos pacientes graves através da visita multidisciplinar. Juntamente com esta prática, foi implantado ainda o Apache, um instrumento importante implantado pela equipe de coordenação médica que tem o objetivo de avaliar o prognóstico do paciente nas primeiras 24 horas de internação na UTI.


Vestibular do Ceunsp no domingo põe em disputa últimas vagas para 2014

O Ceunsp (Centro Universitário "Nossa Senhora do Patrocínio"), com câmpus nas cidades de Itu e Salto, coloca em disputa nestem próximo domingo, 2 de fevereiro, suas últimas vagas para 2014 em mais de 80 opções de cursos de graduação. O Vestibular acontece a partir das 14 horas em ambos os câmpus e as inscrições podem ser feitas pelo site www.vestibulares.info ou nos locais da prova até uma hora antes do início do exame.

Os cursos de Fotografia e Psicologia (ambos na opção noturna) e Engenharia Civil já estão lotados e há lista de espera. O curso de Direito, com quatro turmas formadas à noite e uma de manhã, deve ser o próximo a esgotar-se. Este curso oferece salas com, no máximo, 50 alunos e, no início desta semana, restavam menos de 10 vagas por período.

No domingo, o candidato deve chegar ao local de provas com uma hora de antecedência (13 horas), portando caneta de tinta azul e documento de identidade original com foto. A prova terá 60 questões, sendo 14 de Língua Portuguesa e Literaturas Portuguesa e Brasileira, 12 de História e Geografia do Brasil, 24 de Ciências Exatas e Biológicas e 10 questões de Atualidades, além de uma redação valendo 40 pontos, num total de 100 pontos possíveis. O gabarito será divulgado no mesmo site a partir das 22 horas de domingo. O resultado está previsto para a manhã de segunda-feira, quando têm início as matrículas. Os alunos da primeira chamada devem garantir a vaga até quarta-feira, dia 5, sempre das 8 às 21h30, sendo de manhã e à tarde os melhores horários. A segunda chamada acontece às 8 horas de quinta-feira, dia 6, quando os vestibulandos também já poderão se matricular. O prazo termina no sábado, dia 8, às 21 horas. O câmpus de Itu fica à rua do Patrocínio, 716, e o de Salto, à praça Antônio Vieira Tavares, 73. Os documentos necessários estão relacionados no Manual do Candidato, que pode ser acessado no site vestibulares.info igualmente. Mais informações estão disponíveis no site www.ceunsp.edu.br e pelo telefone 0800.109535.


Águas de Araçoiaba conclui rede de água no Verde Vale

A concessionária Águas de Araçoiaba entregou, nesta semana, as obras de implantação da rede de distribuição de água do bairro Vale Verde. As mais de 250 famílias que residem no bairro e que utilizavam poços instalados nas próprias casas passaram a contar com água encanada e devidamente tratada. "A partir de agora, a população do Vale Verde irá consumir água tratada e de boa qualidade, benefício que trará mais saúde e desenvolvimento para o bairro", comemorou o gerente geral da empresa, Rodrigo Macool. Todos os trabalhos foram acompanhados e fiscalizados pelo assessor técnico de Saneamento Básico da Prefeitura de Araçoiaba da Serra, Júnior Duarte.

A região que contempla o Vale Verde, que se estende do Jundiacanga ao Cercado, faz parte do projeto de ampliação da rede de distribuição de água da concessionária. Desde quando assumiu a responsabilidade pelo saneamento básico do Município, em dezembro de 2009, a Águas de Araçoiaba já implantou ali 69 quilômetros de rede.

FUNCIONÁRIOS PÚBLICOS TERÃO 7,78% DE REAJUSTE SALARIAL - Os funcionários públicos municipais de Araçoiaba da Serra vão receber 7,78% de reajuste salarial em 2014. O reajuste foi concedido e sancionado pela prefeita Mara Melo (PT) e os valores aprovados repõem a inflação de 2013, que foi de 6,78%, e garantem aumento real de 1%. O cartão alimentação sobe 10% e passa de R$ 150 para R$ 165. O reajuste é retroativo a 1º de janeiro e já vai estar no pagamento desta quinta-feira, dia 30. 

De acordo com a prefeita Mara Melo, o reajuste atual foi pensando para garantir que o Poder Executivo possa realizar, em 2014, o Plano Municipal de Cargos e Salários. "Demos o aumento que foi possível para que possamos ter margem orçamentária para fazer correções importantes no Plano de Cargos e Salários, que já está sendo preparado e será apresentado em maio ao Legislativo", informou.

Quando assumiu o governo, Mara pegou os funcionários públicos com 18 meses sem reajuste. "Demos 15% de reajuste, acima do que pedia o Sindicato dos Servidores Públicos, e ainda aumentamos em 50% o cartão alimentação, que não era reajustado há quatro anos", conclui a prefeita.
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar