Quinta-Feira, 2 de Abril de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Santa Casa de Tatuí recebe novos equipamentos para UTI, Centro Cirúrgico e Maternidade Rotary também contribuiu com aparelhos para atendimento neonatal

Publicada em 27/01/2014 às 19:04
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Na mesma semana em que deu início ao serviço de hemodiálise para pacientes da UTI (Unidade de Terapia Intensiva), o prefeito José Manoel Corrêa Coelho, o `Manu', entregou novos equipamentos para a Santa Casa de Misericórdia de Tatuí. O investimento passa dos R$ 159 mil e beneficiará a própria Unidade de Terapia Intensiva, o Centro Cirúrgico e a Maternidade. O recurso é fruto de parceria entre a Prefeitura e o Governo de Estado. Entre os itens já disponibilizados ao hospital, estão quatro incubadoras neonatais, um ventilador pulmonar, um monitor multiparamétrico e três oxímetros - neonatal, infantil e adulto -, além de um carrinho cirúrgico. "São equipamentos essenciais para o trabalho diário que, certamente, darão novo salto de qualidade ao atendimento prestado a nossa população. Mais uma conquista extremamente positiva para o nosso setor de saúde", argumentou o secretário municipal de Saúde, Fábio Vila Nova.

Mas esta não foi a única doação importante do dia à Santa Casa. O Rotary Clube Tatuí-Cidade Ternura também deu mais uma importante contribuição à cidade, através de equipamentos como uma bomba de infusão volumétrica de seringas, uma CPAP de pressão positiva para vias aéreas - que serve para entubar e desentubar crianças em estado grave - e uma fototerapia para combate da icterícia, que foram destinados à maternidade. O valor total supera R$ 16 mil.

A iniciativa partiu dos próprios dirigentes do clube de serviço. O projeto técnico e a orientação para escolha dos equipamentos esteve a cargo do pediatra João de Oliveira Filho e da equipe da Secretaria Municipal de Saúde. O Rotary se inscreveu em um programa interno de subsídio distrital e teve patrocínio de 50% da própria Fundação Rotária; a outra metade dos recursos foi obtida através dos eventos realizados em 2013. A presidente do Rotary Cidade Ternura, Lucineide Peixoto, lembrou que a missão dessa organização é justamente prestar serviços à comunidade. "Certamente, esses novos equipamentos irão beneficiar muitos bebês prematuros e em situação de risco. Estamos fazendo valer o lema do Ano Rotário 2013-2014, `Viver Rotary - Transformar Vidas'", argumentou.

Manu agradeceu pela doação e ressaltou o trabalho integrado entre o Rotary e o corpo técnico da Secretaria de Saúde do Município. "Sabemos que a saúde é a área que mais enfrenta dificuldades não só em Tatuí, mas em todo País. Portanto, toda ajuda é bem vinda e extremamente importante neste difícil trabalho de reestruturar o setor e oferecer melhor qualidade de atendimento para população", finalizou o prefeito.

Também participaram do ato de entrega dos equipamentos o governador rotário do Distrito, Wellington Hoshino, sua esposa e coordenadora distrital Elisabete Hoshino e o rotariano Luiz Paes de Camargo, que é presidente da Comissão Distrital da Fundação Rotária.


Índice larvário é menor, mas não deve reduzir à prevenção da dengue em Votorantim

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votorantim, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, constatou uma redução na densidade larvária do mosquito transmissor da dengue na cidade neste mês de janeiro em comparação com o ano passado. Apesar da avaliação ter apontado um resultado ligeiramente mais favorável que em 2013, os técnicos salientam que não deve haver, porém, um relaxamento quanto à necessidade de prevenção e combate ao Aedes aegypti. A atenção deve permanecer redobrada especialmente neste início do ano, com altas temperaturas e tempo úmido, que são favoráveis à proliferação do mosquito. 

Os agentes da Zoonoses estão trabalhando permanentemente nas ações preventivas e de controle e pedem que a população faça o mesmo em suas casas e locais de trabalho. "Mesmo com toda a atenção dedicada à dengue, o Poder Público não tem condições de estar em todas as casas, em todos os imóveis. Cada cidadão precisa se mobilizar para evitar que tenhamos uma epidemia e casos graves da doença nos próximos meses", alertou a diretora da Saúde Coletiva, Kátia Regina de Oliveira, explicando que o levantamento foi feito seguindo a metodologia adotada melhor Ministério da Saúde para a avaliação de densidade larvária (ADL) do mosquito transmissor da dengue. Ao final do levantamento, que conta com a coleta de amostras e contagem de larvas encontradas, verificou-se o índice de 2,9, resultado melhor do que os 3,1 de janeiro de 2013. Praticamente não houve alteração em relação ao resultado obtido no mês de julho de 2013. Naquela ocasião, o índice ficou em 2,8, mas no meio do ano normalmente é menor devido às condições do clima, como temperaturas mais baixas e tempo mais seco. 

A diretora da Saúde Coletiva destacou também que a pequena variação não deve servir para baixar a guarda contra a doença, pois a informação mais relevante apontada pelo levantamento é a existência de larvas e, portanto, de mosquitos na cidade. "Onde há larvas e mosquitos existem condições de transmissão da doença caso um desses mosquitos pique uma pessoa contaminada. Por isso, todos devem ajudar a eliminar a água parada, limpar recipientes e não acumular objetos", frisou Kátia. 

SALA DE SITUAÇÃO - A partir deste mês de janeiro, a Secretaria da Saúde do Município, por meio da Saúde Coletiva, adotou, por outro lado, a realização de reuniões periódicas para discutir ações e condutas de controle da dengue em Votorantim. As chamadas `salas de situação' reúnem não apenas os profissionais de saúde, mas também os representantes de outros setores da Administração Municipal envolvidos de alguma forma no processo de prevenção, identificação, atendimento e controle da doença. 

No ano de 2013, Votorantim teve 263 casos confirmados de dengue, mas nenhum deles foi grave. Neste ano de 2014, até o momento não há casos da doença confirmados.

Para combater o mosquito, deve-se eliminar qualquer objeto com água parada; remover os pratinhos dos vasos de planta; e manter a caixa d'água tampada, garrafas em local coberto ou de boca para baixo, calhas desentupidas, vaso sanitário fechado, ralos sem uso tampados e bandeja da geladeira seca, além do que trilhos de box devem ser furados e piscinas devem estar tratadas com cloro.

São sintomas da dengue dor de cabeça, febre, dor no corpo, dor nas juntas, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas na pele. Mas não tome remédio por conta própria e, se foi viajar, avise ao médico.


Votorantim terá concurso para Rei Momo e Rainha do Carnaval

A Secretaria de Cultura, Lazer e Turismo da Prefeitura de Votorantim recebe, até 7 de fevereiro, as inscrições para o concurso de Rei Momo e Rainha do Carnaval. A ação faz parte dos preparativos para a folia votorantinense, que neste ano será no período de 27 de fevereiro a 4 de março, com diversas atrações. Os interessados devem comparecer à Secretaria, que fica na rua Joaquim Fogaça, 82, na Vila Dominguinho, de segunda à sexta-feira, das 9 às 16 horas. Os dois representantes do Carnaval serão escolhidos na noite do dia 15 de fevereiro, em evento que acontecerá no Auditório Municipal "Francisco Beranger".

Para o secretário municipal de Cultura, Turismo e Lazer, Marcelo Domingues, a Rainha e Rei Momo são figuras tradicionais que devem desfilar no Carnaval e a escolha da corte é uma oportunidade de preparar o clima para os dias de festa. "Num primeiro momento, no início do ano passado, resgatamos o Carnaval de Rua e, neste ano, vamos eleger a Rainha e o Rei Momo para abrilhantar o Carnaval de Votorantim", comenta Domingues, adiantando que a equipe da Sectur, com apoio de diversos setores da administração Municipal, está trabalhando na programação do Carnaval'2014 na cidade, com muita dedicação para garantir que os foliões possam se divertir de maneira saudável nesta que é uma das festas mais populares da cultura brasileira. Dentre esses preparativos, Domingues adianta outra novidade deste ano, destacando que os blocos poderão ser formados pelas comunidades e também desfilar durante o Carnaval.

Para garantir a alegria para todos os gostos, a folia em Votorantim terá várias atividades carnavalescas. O secretário revela que haverá o Carnaval da Terceira Idade, tradicionalmente realizado no salão social do Sesi e o Carnaval da Inclusão, que será no Espaço Aquário Cultura. A programação inclui ainda o Bloco `Amigos da Cultura' e Trio Elétrico, com a participação de banda, palhaços da poesia, pernas-de-pau e dançarinos. Haverá também shows de Carnaval com a participação de bandas na Praça de Eventos "Lecy de Campos".

Como ocorreu no ano passado, haverá ainda a atração Carnarock, na praça Zeca Padeiro, e o desfile na avenida 31 de Março, com a participação de escola de samba local, além de matinê na Praça de Eventos para toda a família.


ITAPETININGA

Secretaria da Educação abre inscrições para contratação de 232 novos profissionais

A Secretaria da Educação da Prefeitura de Itapetininga tem inscrições abertas até 9 de fevereiro para o preenchimento de 232 vagas para profissionais que atuarão no Magistério e no quadro de apoio escolar de sua rede. O concurso será realizado pelo Instituto Universal do Desenvolvimento Social e as inscrições devem ser feitas no site www.iuds.org.br . 

São oferecidas vagas para o nível fundamental incompleto, como eletricista, encanador, pedreiro e pintor; para os cargos de nível médio, para auxiliar de 1ª infância, auxiliar administrativo escolar, fiscal de linha escolar e motorista categoria `D', e para os cargos de nível superior (professor de Educação Básica II Substituto e de Educação Física, diretor de escola e nutricionista).

As provas estão previstas para o dia 9 de março, no período da manhã e tarde. Mais informações podem ser obtidas pelo próprio site www.iuds.org.br.


Piedade renova Projeto Vivaleite

A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social renovou por dois anos o convênio do Programa Vivaleite, do qual participam 31 municípios da região, entre eles Piedade. O município de Piedade particularmente distribui, diariamente, 1.450 litros de leite pelo Vivaleite, somando 21.750 litros mensais. Cada criança pode receber até 15 litros de leite por mês.

A prefeita Maria Vicentina Godinho Pereira da Silva (PSDB) foi escolhida para representar todos os municípios da região no ato solene da abertura, que ocorreu em Sorocaba, com a participação do secretário-adjunto de Estado de Desenvolvimento Social, Henrique Almirates Jr., entre outras autoridades. O leite é distribuído para pessoas de baixa renda e que recebem até dois salários. O alimento entregue é pasteurizado, com teor de gordura mínima de 3%, enriquecido com ferro e Vitamina A e D.

Para fazer parte do programa, as famílias devem manter a caderneta de vacinação das crianças em dia, além de levar os filhos aos acompanhamentos nas Unidades Básicas de Saúde (UBSs). A quantidade de leite por família, entretanto, é limitada. Cada uma pode receber até dois litros de leite por dia, mesmo que tenha mais de dois filhos em idade para ser beneficiado pelo programa.
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar