Terça-Feira, 20 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Saae recebe os equipamentos que ampliarão sistema de bombeamento em 49% Novo anel de distribuição para a zona norte chega a 2,5 km concluídos

Publicada em 21/01/2014 às 19:43
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

REGULARIZAÇÃO DO ABASTECIMENTO
 
Após vencidos os trâmites administrativos, incluindo o processo de licitação, assinatura de contrato, ordem de serviço e prazos para a fabricação, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Sorocaba (Saae/Sorocaba) recebeu ontem os equipamentos que restam para ser instalados e permitirão a ampliação da capacidade atual de bombeamento de água em 49%.

Com essas intervenções, que estão sendo realizadas na Estação de Tratamento de Água “Dr. Armando Pannunzio” (ETA/Cerrado), e mais a implantação de um novo anel de distribuição de 60 centímetros de diâmetro, cujas obras também estão em andamento, a autarquia pretende concluir um planejamento que tem como objetivo ampliar e melhorar as atuais condições de abastecimento em Sorocaba e principalmente na zona norte, região da cidade que mais tem se desenvolvido e crescido nos últimos anos. Os dois novos sistemas devem estar finalizados e entrar em operação até o final do próximo mês de março.

Os equipamentos que chegaram ao Centro Operacional da autarquia incluem um novo quadro geral de energia e seis grandes conjuntos de moto-bombas de recalque (cinco para operação e um de reserva), que substituirão os atuais em operação na ETA/Cerrado. Para a instalação do quadro geral de energia será necessário a paralisação total da ETA/Cerrado, enquanto as bombas serão substituídas uma de cada vez, sempre em finais de semana, cujas datas serão definidas e comunicadas à população nos próximos dias.

Nesse trabalho de planejamento visando à total renovação do sistema elétrico e de bombeamento da ETA/Cerrado, duas etapas já foram cumpridas, a substituição de quatro grandes transformadores e dos cinco painéis de controle das bombas de recalque. Os transformadores passaram de 500 quilowatts para 1.000 quilowatts cada um, aumentando a capacidade de instalação de 2 mil para 4 mil quilowatts. Os painéis de acionamento das bombas, que antes eram eletromecânicos e agora são eletrônicos, passaram de 350 para 450 cavalos-vapor cada um.

Quanto aos novos equipamentos que acabam de chegar, o quadro geral de energia elétrica tem capacidade para 4 mil quilowatts e vai substituir o atual de 2 mil quilowatts. Os seis novos conjuntos de moto-bombas, por sua vez, possuem potência de 450 cavalos-vapor cada um, com vazão nominal de 520 litros por segundo, e substituirão os atuais, que têm potência de 350 cavalos-vapor.

NOVO ANEL DE DISTRIBUIÇÃO – A outra obra que o Saae/Sorocaba vem desenvolvendo, que tem como objetivo regularizar o abastecimento da zona norte, é a implantação de um novo anel de distribuição, partindo da ETA/Cerrado e se estendendo até a avenida Santos Dumont, onde vai se conectar ao sistema já existente, significando uma injeção de 500 litros de água por segundo a mais para aquela região da cidade.

Do total de 4,6 quilômetros de extensão, 2,5 quilômetros já estão prontos. Depois de atravessar as pistas da avenida General Carneiro, os tubos avançaram pela rua Dr. Joaquim José Batista Ferreira, avenida Dr. Américo Figueiredo, alameda das Miltônias, Unsídiuns e Acácias, ruas Yvonne Túnis Soares e Bernardo Medeiros e, agora, a frente de trabalho encontra-se na avenida Adão Pereira de Camargo.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar