Domingo, 17 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Prefeitura implanta primeiros 40 Km de rede que vai modernizar serviços

Publicada em 07/01/2014 às 20:56
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Com 262 km de fibra óptica, Infovia beneficiará videomonitoramento, Sabe Tudo, lousas digitais e atendimento ao cidadão

Uma Infovia de aproximadamente 262 quilômetros vai interligar as unidades da Prefeitura de Sorocaba a partir do segundo semestre. Esta rede de fibra óptica vai aumentar a velocidade e diminuir custos na transmissão de informações, ampliar os serviços oferecidos e melhorar o atendimento aos cidadãos. Até esta terça-feira, cerca de 40 quilômetros já tinham sido implantados, em pontos da zona leste, zona norte, zona industrial e do Centro.

Entre os setores públicos que serão beneficiados pela Infovia ao longo dos próximos três anos, estão a conexão à internet nos Sabe Tudo e unidades de saúde; a rede de videomonitoramento no Centro de Operações e Inteligência (COI) da Guarda Civil Municipal (GCM); as lousas digitais das escolas municipais; o sistema de internet pública; a ampliação dos serviços oferecidos por meio do portal Sorocaba.sp.gov.br; e agilização dos atendimentos no Paço Municipal e Casas do Cidadão, entre outros.

De acordo com a Área de Tecnologia da Informação da Secretaria de Planejamento e Gestão (SPG), a primeira etapa da Infovia abrange cerca de 40 quilômetros, com início no Palácio dos Tropeiros, seguindo, então, para a Policlínica Municipal de Especialidades; EM "Prof. Flávio de Souza Nogueira"; UPH Zona Norte; COI; Casas do Cidadão Itavuvu e Ipanema; o CEI-86, ao lado do Terminal Santo Antônio; a rede, então, vai percorrer as avenidas Afonso Vergueiro, Eugênio Salerno, Moreira César, Juscelino Kubitschek, Dom Aguirre e Nogueira Padilha, terminando na Casa do Cidadão.

MAIS ABRANGÊNCIA E VELOCIDADE - A nova Infovia vai permitir uma comunicação mais rápida, eficiente e segura entre as unidades municipais, inclusive, com a redução nos custos com telefonia, pois as essas unidades poderão intercomunicar através do sistema de Voz sobre Protocolo de Internet (VoIP) - que transforma sinais de áudio analógicos, como os de uma chamada telefônica, em dados digitais que podem ser transmitidos pela internet.

Segundo o secretário da SPG, Rubens Hungria de Lara, a partir da Infovia será possível desenvolver e facilitar cada vez mais o acesso aos serviços pelos cidadãos e empresas, e desenvolver aplicações tecnológicas em áreas de Educação, Saúde, Seguranças, entre outras, conforme previsto pelo prefeito Antônio Carlos Pannunzio no Planejamento Estratégico Municipal.

"O conceito de Cidade Digital irá além dos Sabe Tudo e da Zonas de Internet Livre, mas, sim, criar uma estrutura com mais capacidade, velocidade e confiabilidade da transmissão das informações nas unidades municipais. Sorocaba agora vai entrar em uma fase, que vai permitir uma efetiva modernização tecnológica nos serviços públicos", explica o secretário.
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar