Quinta-Feira, 14 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< 'Aquagito' aborda o lixo e a reciclagem com as crianças

Publicada em 07/01/2014 às 20:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Na tarde desta terça-feira (7), teve início o curso de férias "Aquagito" no Parque da Água Vermelha "João Câncio Pereira". Até sábado (11), 40 crianças entre 6 e 10 anos participarão gratuitamente de diversas atividades, onde vão se divertir e aprender mais sobre a coleta seletiva, destinação e tratamento do lixo gerado na cidade.

Com o tema "Reciclando Ideias", o objetivo da Secretaria do Meio Ambiente é apresentar os desafios enfrentados quanto à destinação do lixo gerado pelo município de Sorocaba, buscando estimular nos participantes ações individuais e coletivas que tenham como finalidade reduzir os impactos negativos da produção exagerada de lixo. Para isso, as crianças estão recebendo informações sobre reciclagem, coleta seletiva, consumo consciente, e também estão participando de atividades práticas que busquem estimular o reaproveitamento de materiais.

Ontem, após se dividirem em quatro grupos (Reduzir, Reciclar, Reutilizar e Repensar) e tomarem parte de uma dinâmica, as crianças confeccionaram uma "cabeça", que representa cada uma das equipes. Para isso, elas utilizaram materiais recicláveis, como jornal, cola caseira e bola de plástico.

Já nesta quinta-feira (9), às 11 horas, a garotada vai conhecer o aterro sanitário de Iperó, que atualmente recebe todo lixo gerado em Sorocaba. Já à tarde, às 14 horas, terá a oportunidade de conhecer trabalho desenvolvido na Central de Reciclagem da zona oeste, no Jardim Zulmira. O intuito é de que eles percebam a importância do serviço prestado pelos cooperados para a cidade.

Camilla Martines Marques, 13 anos, moradora do Jardim Vera Cruz, é uma das integrantes do grupo Reutilizar do "Aquagito". "Já sou veterana, participo desde os 7 anos desse curso e adoro os passeios que a gente faz. No ano passado, conheci uma reserva natural e, neste ano, vamos conhecer um aterro sanitário", comentou.

Para ela, é importante que as pessoas reciclem o lixo. "Eu e minha mãe separamos o lixo em casa e usamos garrafas pets para fazer um jardim vertical, que aprendi a fazer aqui no curso de férias do ano passado", afirmou.

O Parque da Água Vermelha fica na rua Romênia, 150, no Jardim Europa. 


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar