Terça-Feira, 12 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Hotel de R$ 50 milhões da rede Comfort será lançado em fevereiro no Campolim

Publicada em 07/01/2014 às 20:23
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Empreendimento está aberto a investidores que terão participação na rentabilidade do hotel

Após estudo aprofundado sobre a carência por estadia na cidade, principalmente para executivos nos dias de semana, a maior administradora independente de hotéis multimarcas da América do Sul, a Atlantica Hotels, e a incorporadora e construtora local, Midza Empreendimentos Imobiliários, com 18 anos de experiência no mercado de Sorocaba, lançam, no Parque Campolim, em fevereiro deste ano, um hotel ao custo de R$ 50 milhões, da rede Comfort. O negócio entrará em operação no segundo semestre de 2016 e as obras, que começam a partir deste ano, vão gerar cerca de 200 empregos, diretos e indiretos.

A estratégia do investimento está fundamentada em detalhada análise, realizada pela consultoria especializada Caio Calfat, que indica o desenvolvimento do setor de turismo doméstico e internacional no Brasil, em especial no Estado de São Paulo, impulsionado, ainda, pela chegada da Copa do Mundo de 2014. Segundo a pesquisa, apesar de a taxa de crescimento da indústria turística no Brasil ser maior que a do PIB nacional, devendo movimentar em torno de R$ 3,4 trilhões nos próximos dez anos, e a movimentação nos aeroportos nacionais ter sido a mais elevada dos últimos 12 anos, ainda assim há muito espaço para avançar neste segmento se comparado ao de outros países do mundo e, até mesmo, ao da América do Sul. 

Em Sorocaba, o turismo de negócios e eventos é o que mais cresce, reflexo da demanda dos que vêm à cidade a trabalho ou para participar de feiras e convenções. O estudo evidencia, ainda, o crescimento de Sorocaba - assim como de todo o interior de São Paulo -, que vive momento determinante de sua economia, com o desenvolvimento de seu parque industrial, a implantação do Parque Tecnológico, os investimentos em infraestrutura de transporte e a chegada de grandes empreendimentos, como os shopping centers. 

Em resumo, o que se verifica é o desbravamento do País, que passa a ter suas atenções voltadas para as cidades mais afastadas dos grandes centros. “De dois anos para cá, 70% dos investimentos da Atlantica foram alocados fora das capitais”, afirma Rafael Guaspari, vice-presidente de desenvolvimento da administradora. “Nossa empresa de consultoria tem realizado estudos de viabilidade econômico-financeira para a implantação de grandes empreendimentos em cidades do interior do Brasil que nem sequer conhecíamos”, conta Caio Calfat. 

Pronto para receber todo esse público esperado, o hotel Comfort Sorocaba oferecerá 180 quartos, em um edifício de 10 andares, localizado no cruzamento da rua Carlos Eugênio Siqueira de Salerno com a Horácio Cenci, que desembocam diretamente no shopping Iguatemi Esplanada. Além da localização privilegiada e da gestão profissionalizada da Atlantica, outros diferenciais do empreendimento são a operação de um centro de convenções para 500 lugares - mais uma carência na cidade - e de um restaurante gourmet. 

Com vendas exclusivas da AE Patrimônio Consultores Imobiliários, as unidades do prédio serão comercializadas para investidores, que terão um percentual da receita do hotel relativo ao número de quartos adquiridos e mais o lucro proporcional do aluguel do centro de convenções e do restaurante. A bandeira Comfort é um hotel na medida ideal para o público executivo.

Paulo Roberto e Carlos Miguel, diretores da Midza, destacam o retorno superior à média do mercado imobiliário e as facilidades associadas à hotelaria para aquele que pretende investir no negócio. “Um empreendimento hoteleiro deste porte, associado a um grande centro de convenções, em localização tão privilegiada, é algo que Sorocaba já merece há algum tempo; isso tudo aliado à marca Comfort e à garantia de know-how em administração hoteleira da Atlantica. É exatamente o tipo de empreendimento que os investidores do setor buscam.”

SETOR AQUECIDO E MÃO DE OBRA QUALIFICADA - O setor hoteleiro de Sorocaba está em plena expansão. De acordo com o professor Pedro Zille Dutra, coordenador do curso de Hotelaria da Uniso (Universidade de Sorocaba) e presidente do Conselho Municipal de Turismo de Sorocaba, a cidade conta, hoje, com sete hotéis. A expectativa, segundo o mesmo estudo detalhado da Caio Calfat, é que este número dobre até 2017.

Dutra diz que as faculdades, universidades e escolas profissionalizantes têm o desafio de formar mão de obra qualificada. “O setor está em alta na cidade. É importante a formação de camareiras, garçons, recepcionistas, cozinheiros, entre outros que atuam no segmento”, frisa. 

O professor revela que, devido à grande demanda, Sorocaba passa, hoje, por déficit de leitos, sobretudo de segunda a sexta-feira. “Atualmente, são muitos visitantes para poucos hotéis. Mesmo com o forte crescimento, hoje, a cidade ainda não consegue atender a todos”.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar