Sexta-Feira, 22 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Festeiros mantêm tradição na Folia de Reis

Publicada em 06/01/2014 às 20:37
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O dia de Reis foi comemorado ontem no Brasil e, mantendo a tradição de 22 anos, um grupo com 12 festeiros visitou a casa de um fiel, no Parque Vitória Régia. No domingo (5), eles saíram em cortejo pelas ruas da Vila Formosa, como o fazem em todos os anos, e também foram a Mairinque. Segundo manda a tradição, no dia 6 de janeiro, os presépios são desmontados. O aposentado José Coppi, 68 anos, é o embaixador do grupo de festeiros e conta, que apesar de não receberem apoio da Prefeitura, esforçam-se para continuar se apresentando. Natural do Paraná, ele começou a participar da Folia de Reis em 1965 e, aos poucos, foi recebendo responsabilidades. “A principal ajuda é o transporte, pois nem todos têm condição de ir aos locais onde nos convidam”, conta o aposentado Antônio Alvino, 75 anos, que há mais de 10 anos integra o grupo. 

TRADIÇÃO – “Não é fácil, mas enquanto Deus nos der saúde, vamos continuar”, diz a dona de casa Eva Borges de Andrade, 61 anos, mulher do embaixador José Coppi. Os festeiros afirmam que cada vez mais está difícil de passar a tradição a fiéis jovens, já que muitos participam das apresentações poucas vezes. “Eles chegam com uma ideia diferente, de que é apenas diversão, mas têm que levar a sério. Passamos calor com as roupas quentes embaixo do Sol”, conta Alvino. 

O grupo recebe convite para se apresentar em diversas cidades do Estado, como Piracicaba, Assis, Santos, Aparecida e Ribeirão Preto. Os integrantes lamentam não conseguir atender a todos, devido à falta de condução e apoio. Apesar de todas as dificuldades, contam que a emoção ao ver a alegria dos espectadores faz todo o esforço valer a pena. “Eles ficam emocionados e nós também”, diz Eva.    
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar