Sexta-Feira, 5 de Junho de 2020

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Sorteio define hoje grupos da Copa e adversários do Brasil

Publicada em 06/12/2013 às 08:51
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A Seleção Brasileira conhece hoje os seus três primeiros adversários na Copa do Mundo. A Fifa faz, a partir das 14 horas, o sorteio dos grupos em evento na Costa do Sauipe, litoral norte da Bahia. Por enquanto sabe-se apenas que o Brasil, como país-sede do torneio, ocupará a posição 1 do Grupo A. Com as mudanças nas regras anunciadas na terça-feira (3), é possível a formação de um grupo da morte com três campeões mundiais. Essa combinação, inclusive, saiu no ensaio geral na quarta-feira (4). Na simulação feita pela Fifa, o Grupo A era formado por Brasil, França, Austrália e Itália.

Esse cenário, no entanto, não agrada à Fifa. Para a entidade, o ideal é que todas as oito seleções campeãs do mundo avancem nas oitavas de final. A entidade, então, resolveu adotar uma nova regra para o sorteio a fim de proteger a França. Em outubro, mês usado como referência para a Fifa para definir os parâmetros do sorteio, os campeões do mundo de 1998 eram a pior seleção europeia do ranking da entidade, apenas no 21º lugar.

Como o continente possui nove times no Mundial além dos cabeças de chave, a tendência era que a pior equipe, no caso a França, fosse deslocada para o Pote 2 com os representantes da África, mais Chile e Equador. A Fifa, no entanto, preferiu adotar uma maneira de tentar preservar os franceses. "Surgiram algumas ideias e elas chegaram a sair em alguns jornais. Uma delas era colocar a seleção de mais baixo ranking no Pote 2, a outra realocar automaticamente uma equipe e a outra era o sorteio, que foi a adotada. Assim, o sorteio começará exatamente tirando uma seleção do Pote 4 para o Pote 2", disse o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke.

A opção, no entanto, não evita que a França vá para o Pote 2, só a coloca nas mesmas condições de outras oito seleções europeias melhor posicionadas na ranking. Para evitar que esta equipe fique no grupo de um cabeça de chave europeu, a Fifa criou o Pote X. Nele serão colocados Brasil, Argentina, Colômbia e Uruguai para ser escolhido o país que automaticamente receberá em sua chave a seleção europeia proveniente do Pote 2.


Itaquerão fica pronto em abril, revela Blatter 

O Itaquerão, a arena do Corinthians, confirmado pela Fifa como palco de abertura da Copa do Mundo em 12 de junho, só vai fazer seu primeiro evento-teste para valer a menos de dois meses do início do Mundial. O presidente da entidade, Joseph Blatter, anunciou ontem, na Costa do Sauipe (BA), que o primeiro jogo com o estádio pronto para receber até 68 mil pessoas, ou seja, com as arquibancadas provisórias instaladas, será em 14 ou 15 de abril.

Após a declaração de Blatter, a Odebrecht e o Corinthians confirmaram em nota oficial a informação divulgada pelo cartola, ou seja, o prazo final de entrega do estádio é dia 15 de abril. Na semana passada, um acidente em que duas pessoas morreram paralisou temporariamente as obras - retomadas na segunda-feira (2), exceto no local da tragédia - e obrigou ao estabelecimento de um novo cronograma.

Antes o estádio deveria ser entregue neste mês, sem as arquibancadas provisórias. Blatter disse que acredita que se trata mais uma vez de uma questão de confiança. “Espero que a construção possa ser retomada (em sua totalidade) o mais breve possível, porque o acidente ainda está sendo investigado."


Sem pressa, Verdão tenta renovar com jogadores para próximo ano

O Palmeiras tem 13 jogadores com contrato que termina em dezembro e até o momento a maioria deles não sabe onde vai jogar na temporada de 2014. O clube já definiu com quem pretende ficar, mas está chamando os atletas para tratar da renovação aos poucos e sem pressa. E todos têm de se enquadrar e aceitar um contrato de produtividade, proposto pelo presidente Paulo Nobre, para ficar.

O técnico Gilson Kleina já deu aval para negociar a renovação do atacante Leandro, do zagueiro Vilson, dos volantes Márcio Araújo e Charles e do lateral-esquerdo Marcelo Oliveira. Os dois últimos pertencem ao Cruzeiro e o clube mineiro precisa autorizar que eles fiquem. Márcio Araújo quer renovar e não tem propostas, ao contrário de Vilson, que está valorizado e parece ser a negociação mais complicada.

Quanto a Leandro, o clube formalizou o interesse na renovação e o Grêmio já deu aval para ele ficar mais um ano. Basta que o Palmeiras lhe dê um aumento de salário. De acordo com o que foi selado entre os clubes, o time gaúcho não vai receber nada para deixar o atleta por mais uma temporada no rival paulista. Leandro chegou ao Palestra Itália como parte da negociação envolvendo a transferência do centroavante argentino Barcos, no início deste ano, ao clube de Porto Alegre.


Santos deixa para segunda-feira o anúncio de seu novo treinador

Ainda não foi ontem que o Santos confirmou o acerto com Oswaldo de Oliveira para assumir o time em 2014. O anúncio, provavelmente a pedido de treinador, ficou para a semana que vem. O motivo é que o Botafogo, seu atual clube, ainda tem chance de classificação para a Copa Libertadores e a notícia poderia desestabilizar o ambiente no time alvinegro carioca.

Uma fonte ligada ao presidente em exercício Odílio Rodrigues Filho disse que as informações sobre possíveis contratações de reforços também devem ser dadas a partir da segunda-feira (9). O Santos quer se reforçar com um meia armador e dois atacantes.

O Comitê de Gestão reuniu-se entre as 9h30 e o meio da tarde de ontem, na sala da presidência, na Vila Belmiro, e avançou na discussão dos principais pontos do planejamento do futebol para a próxima temporada, inclusive com a votação do novo treinador. Antes da reunião, Oswaldo de Oliveira tinha a preferência da maioria dos oito integrantes do Comitê de Gestão. Os outros candidatos ao cargo eram Ney Franco, do Vitória, e Enderson Moreira, do Goiás.

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar