Quinta-Feira, 21 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Chico Teixeira canta domingo no projeto `Corte Solidário'

Publicada em 27/11/2013 às 22:26
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

MÚSICA

Por conta das chuvas ocorridas no domingo (17), o evento "Corte Solidário", uma iniciativa do salão de beleza HD Hair Institute, como parte do projeto Vise (Viver e Servir), foi adiado para este próximo domingo, 1º de dezembro, no mesmo horário e local, ou seja, das 9 às 15 horas, na praça Frei Baraúna (Fórum Velho). O ponto alto será a apresentaçäo, também gratuita, por meio de parceria com o projeto cultural Tom Natural, da distribuidora de gás natural canalizado Gas Natural Fenosa, do cantor Chico Teixeira, filho do compositor de música raiz Renato Teixeira, a partir das 11 horas. 

Outra atração do evento é o projeto "Viva o Centro", da Secretaria da Cultura da Prefeitura, que traz todo o domingo uma programação especial ao local. 

O VISE - O Vise é um programa para a formação de jovens carentes, em parceria com a Igreja Batista Boas Novas Sorocaba. Na ocasião da açäo "Corte Solidário" ainda, serão promovidos cortes gratuitos de cabelo à população, em troca de alimentos não perecíveis ou produtos de higiene pessoal. Todos os produtos arrecadados serão doados à Associação Educacional e Beneficente Refúgio, que atende crianças e adolescentes em situação de risco e vulnerabilidade social. "Esta instituição realiza um trabalho muito bonito com crianças e jovens em situação de risco e pobreza. Essas crianças merecem toda a nossa ajuda", acentua a organizadora do evento, a hair stylist Henê Lambert, do salão HD Hair Institute.

Henê conta também que o "Corte Solidário" deverá envolver em torno de 30 cabeleireiros de Sorocaba e da região, para que sejam realizados mais de 400 cortes gratuitos de cabelo. Com isto, a expectativa é arrecadar mais de mil quilos de alimentos não perecíveis ou itens de higiene para a instituição Refúgio. 


Alunos do Projeto Guri apresentam aula-espetáculo Calungá no Sesc

Nesta quinta-feira (28), às 14 horas, o Sesc Sorocaba recebe em seu Teatro os alunos de coro e percussão do Grupo de Referência do Projeto Guri de Sorocaba, para a apresentação do espetáculo cênico-musical "Calungá - mO mar que separa é o mar que une". A atração é gratuita e os ingressos serão distribuídos com uma hora de antecedência na bilheteria da Unidade, que fica à rua Baräo de Piratininga, 555, Jardim Piratininga, esquina com a avenida Washington Luiz.

Com concepção, direção artística e musical de Chico Santana e co-direção e participação do percussionista Naná Vasconcelos, a apresentação é adaptada para fins pedagógicos, envolvendo outros alunos do projeto, como forma de compartilhar a experiência vivida no processo de construção deste trabalho marcante. Calungá é inspirado na obra fonográfica "Canto dos Escravos", que reúne Clementina de Jesus, Geraldo Filme e Tia Doca, interpretando cantigas ancestrais dos negros benguelas de São João da Chapada, em Diamantina (MG). A obra foi reeditada em CD e traz a coleção de 14 cantos recolhidos por Aires da Mata Machado Filho, no fim dos anos 1920. 

A aula-espetáculo conta ainda com músicas representativas de outras épocas, refletindo o grande dinamismo desta matriz cultural que permeia a vida de todos atualmente. A palavra `Calungá', em dialeto banto, significa mar, o elemento que, num primeiro instante, representou a separação dos africanos escravizados de sua terra natal, mas que também simboliza a possibilidade do retorno e da fusão de culturas para a criação de uma nova identidade.

O PROJETO GURI - O Projeto Guri é considerado o maior programa sociocultural brasileiro, mantido pelo Governo de São Paulo e que oferece, desde 1995, cursos de iniciação musical, coral, instrumentos de cordas dedilhadas, cordas friccionadas, sopro, teclados e percussão.

Mais de 49 mil jovens fazem aulas nos mais de 410 polos distribuídos por todo o Estado. O Projeto Guri é administrado por duas organizações sociais ligadas à Secretaria de Estado da Cultura. Os mais de 370 polos distribuídos pelo interior e litoral do Estado, com cerca de 35 mil guris, são dirigidos pela Associação Amigos do Projeto Guri (Amigos do Guri), enquanto a gestão das unidades da Capital é feita pela Santa Marcelina Organização Social de Cultura. A gestão compartilhada do Projeto Guri atende a uma resolução da Secretaria da Cultura, que regulamenta parcerias entre o Governo Estadual e pessoas jurídicas de direito privado para ações na área cultural.


Grupo Teatral Epidaurus estreia 'O Natal do Zé - O espetáculo mais lindo da Terra'

O Grupo Teatral Epidaurus encerra 2013 estreiando nesta sexta-feira (29) sua quarta montagem em seis meses, "O Natal do Zé - O espetáculo mais lindo da Terra". O espetáculo entra em curta temporada no Teatro do Trupé, à rua Dr. Nogueira Martins, 457, no Centro, amanhä (29), sábado (30) e domingo (1º) e depois nos dias 7 e 8 de dezembro, sempre às 20h30. Os ingressos a preço único custam R$ 10,00.

Zé é apresentado como o personagem mais antigo do grupo, criado em 2002, e que mais materializa a linha de pensamento do Epidaurus. É um personagem simples, criativo, feliz e piadista. "O Natal do Zé..." é, assim, a continuação de "Cô Zé, nem o Diabo Pode", personagem simples e valente que um dia foi morto e aprontou todas, tanto no céu, quanto no inferno. E, como ninguém podia com todas as trapalhadas do Zé, Nossa Senhora deixou-o retornar à Terra, repensar os seus atos e transformar-se em um homem melhor. Zé, então, trabalhou muito e, conseqüentemente, ficou muito rico, mas tornou-se um homem egoísta e materialista e é preciso que Nossa Senhora novamente intervenha para que ele tome novamente o rumo correto de sua vida, vivenciando o Natal do passado, do presente e do futuro.

Baseado em "Um conto de Natal", de Charles Dickens, "O Natal do Zé" é uma peça simples, onde o personagem de Ebenezer Scrooge foi adaptado para um personagem bem brasileiro, mostrando de forma simples a essência do Natal e que esse dia deve ser comemorado o ano inteiro. O texto e direção säo de Augusto Roberto, trazendo no elenco Augusto Roberto, Mariana Felippe, Juliana Felippe, Thiago Moura e Gusta Aguiar.

PLANOS PARA 2014 - Para 2014, o Grupo Teatral Epidaurus espera se tornar um dos grupos mais atuantes em Sorocaba e região, já tendo como montagens certas para o ano que vem "Zé e a Mansão da Capivara", "Vila Judah" e a remontagem de "Raul Vivo Seixas", todas previstas para o primeiro semestre. O Grupo estuda rambém locais e espaços para ter sua sede própria, "uma idéia antiga, que hoje podemos colocar em prática".

Desde o início, aliás, o Epidaurus tem como objetivo peças simples, bem montadas, bem ensaiadas e, principalmente, bem engraçadas, segundo seus diretor Augusto Roberto, que acrescenta: "Todas as montagens são feitas para a família, para avós e netos, e para a pessoa que não está acostumada com o teatro. Procuramos ao máximo nos distanciar do teatro elitizado e rotulado; definimos nosso teatro como Epidauresco". 


Oficina Cultural mostra performance e exposiçäo

Performance sobre o corpo e sua expressão nas manifestações artísticas, num diálogo com o espaço, é o destaque do evento "Performance: (in)Visualidades" que a Oficinal Cultural Regional "Grande Otelo" realiza nesta quinta-feira (28), às 20 horas, apresentada pelos alunos do curso de Artes da Universidade de Sorocaba (Uniso). Buscará o espetáculo a fisicalidade em relação à representação poética, aliada às projeções imagéticas, onde a abordagem multidisciplinar abarcará artes visuais, teatro, dança e música.

Tania Boy, que coordena a atividade, é doutora em Artes Cênicas pela Escola de Comunicações e Artes/ECA, da Universidade de São Paulo (USP), coordenadora dos cursos de Artes e professora da Uniso. Atua nos componentes curriculares jogos teatrais, cultura popular, metodologia do trabalho científico, intertextualidade nas artes, teatro infanto-juvenil e português.

Paralelamente, está sendo mostrada, também na "Grande Otelo", a Exposição `Visualidades', composta por 80 obras, sendo 50 desenhos e 30 fotografias impressas produzidas pelos alunos da disciplina "Fundamentos da Linguagem Visual" e do Laboratório de Criação: Arte Digital. A mostra pode ser vista de hoje (28) a sábado (30), nos dois primeiros dias, das 13 às 22 horas, e no sábado, das 13 às 18 horas.

A Oficina Cultural Regional "Grande Otelo" fica na praça Frei Baraúna (Fórum Velho).


Espetáculo na Fundec conta a história dos musicais do West End

A Sala Fundec (rua Brigadeiro Tobias, 73 - Centro) recebe nesta quinta-feira (28), a partir das 19h30, o espetáculo "British Stage Musicais". Trata-se de uma `palestra musical', ministrada em inglês, em que o músico e ator Fernando Patau conta a história dos musicais do West End. O evento será realizado pela Cultura Inglesa de Sorocaba, com entrada gratuita.

A viagem pelos palcos da West End começa nos anos 60 e vai até a `invasão inglesa na Broadway' nos anos 80, traçando um panorama de shows como "Les Miserables", "The Phantom Of The Opera", "Matilda" e muitos outros de sucesso.

O espetáculo será apresentado em inglês, por ser um evento promovido pela Cultura Inglesa. Fernando Patau é ator, cantor, compositor, pianista, diretor musical e um expert em musicais, com mais de 20 anos de carreira e 30 anos de estudo. Dá palestras sobre história dos musicais em cursos particulares e escolas. Como ator, já atuou nas adaptações "Hair" (1993), "Os Lusíadas" (2000), "A Bela e a Fera" (2002/2003), "Sweet Charity" (2006/2007), "Os Produtores" (2008), "Cats" (2010), "Um Violinista No Telhado" (2012) e "Como Vencer na Vida sem Fazer Força" (2013). Em "Os Lusíadas", foi co-compositor. Também estrelou e compôs as canções do espetáculo "Asdrúbal `C' - O Viajandão" (1996). Na televisão, participou da novela do SBT "Vende-se Um Véu De Noiva" (2009) e, no cinema, atuou em "Ensaio Sobre A Cegueira" (2007), de Fernando Meireles. Assina também a direção musical das adaptações "Half a Sixpence" (1991), "Grease" (1992), "The Wizard Of Oz" (1998), "Willy Wonka" (2002) e "Peter Pan" (2005), entre outras.

Diretor cênico da primeira montagem da ópera "The Haroun Songbook" (2005), dirige os atores (e a si mesmo) nas vozes para o videogame Gangstar 3, lançado em 2011 pra celulares e tablets. Atualmente, compõe canções para um espetáculo infanto-juvenil e grava músicas próprias para seu primeiro CD.


TELEVISÄO

`The Voice Brasil' inicia etapas ao vivo com Tira-Teima

O "The Voice Brasil" entra em sua terceira fase e passa a ser ao vivo nesta quinta-feira, dia 28, pela TV Globo, no final da noite, logo após a novela "Amor à Vida". No `Tira-Teima', novidade da segunda temporada do programa, que marca o início da participação popular, os técnicos organizam suas equipes em trios, mas os participantes se apresentam individualmente. De cada trio, apenas um cantor continuará na disputa. Os dois candidatos mais votados pelos telespectadores concorrem à preferência de seu técnico, que decide quem vai para a grande final. O `Tira-Teima' durará dois programas, em cada exibição teremos a apresentação de seis trios.

Ainda no programa, Cláudia Leitte divide o palco com Zeca Baleiro para cantar "Telegrama". Já Lulu Santos interpreta "Cachimbo da Paz", ao lado de Gabriel, O Pensador.  

 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar