Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Operação 'Natal Seguro' tem início segunda-feira

Publicada em 26/11/2013 às 21:06
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A partir de segunda-feira (2), o comércio central estende seu horário de atendimento das 8 às 22 horas. No mesmo dia, tem início a operação “Natal Seguro”, uma parceria da Polícia Militar (PM), Guarda Civil Municipal (GCM) e Setor de Fiscalização da Prefeitura. Com o aumento das compras no fim de ano e o pagamento do 13º salário, os índices de furtos e roubos também crescem em toda a cidade. “Trabalhando de forma integrada, conseguimos mapear mais pontos estratégicos e ter um alcance maior”, afirma o capitão da PM, Vanclei Franci. O anúncio da operação foi feito na manhã de ontem na sede do 7º Batalhão da Polícia Militar do Interior, na presença do Comandante da GCM, Benedito da Silva Zanin, e do diretor da área de fiscalização da Prefeitura, Rubens Costa Junior. 

OPERAÇÃO - Os três setores trabalham em conjunto até o dia 24 de dezembro, véspera de Natal. Tanto a Polícia Militar como a Guarda Civil Municipal reforçarão os efetivos nas ruas, principalmente na área central e comerciais de bairros. O número de oficiais não foi divulgado, por medida estratégica, mas o capitão da PM ressalta que contará com a presença de cavalaria, Força Tática, Rocam, da Escola de Formação de Soldados e o efetivo que já atua na Atividade Delegada. “Vamos continuar com as operações em toda a cidade, inclusive nos bairros Paineiras e Campolim.” 

Em novembro de 2011, foram registrados 91 furtos e 20 roubos na área central, e 136 furtos e 24 roubos em dezembro. No mesmo período de 2012, o índice de furtos no mês de novembro saltou para 106, enquanto o de roubo diminuiu para 19. Houve aumento também em dezembro quando ocorreram 137 furtos e 25 roubos na área central. 

Sobre as ocorrências de assalto em saídas de banco, que no último sábado resultou em um latrocínio na avenida São Paulo, Vanclei frisa que haverá patrulhamento nos principais corredores de agências na cidade, mas alerta a população para que prestem atenção em suspeitos. “Agora é um período que envolve muito dinheiro circulando, então é aconselhável que não ostentem objetos de valor, não contem dinheiro na rua, segurem bolsas junto ao corpo e de preferência na frente. É importante que tenham cautela e se preocupem com a própria segurança.” O comandante da GCM afirma que oficiais irão abordar populares orientando-os para saber como devem se portar com seus objetos pessoais e trafegar em calçadas e faixas de pedestres. A guarnição, que também será reforçada, estará à disposição da operação, incluindo patrulha escolar e comunitária. 

“Sorocaba é um polo comercial da região, então nesta época muita gente migra para cá. Trabalhamos para garantir a utilização e bom uso dos espaços públicos e isso inclui faixas de pedestres e cruzamentos”, diz Zanin, referindo-se aos pedintes e pessoas que comercializam produtos nos semáforos, o que é proibido por lei. Nesses casos, as pessoas serão abordadas e orientadas da proibição e, se estiverem vendendo algum produto, este será apreendido. Ainda nesse setor, equipes de fiscalização da Prefeitura devem intensificar abordagens, priorizando a região central. “Durante todo o ano, realizamos reuniões entre os três órgãos, inclusive, a PM é autorizada para fazer apreensão de materiais”, diz o diretor da área de fiscalização da Prefeitura, Rubens Costa Junior. Ele explica que corredores próximos aos shoppings também serão fiscalizados para evitar a concorrência desleal com os comerciantes que estão dentro da lei. O diretor afirma que, em média, o número de apreensões aumenta 30%. 
 

Denúncia leva procurado de volta à prisão após roubar carro

Policiais militares foram verificar uma denúncia anônima de que um veículo sem placas teria sido abandonado no Jardim Santo André. Momentos depois, os policiais foram informados de que Lucas Duarte de Medeiros, 20 anos, procurado pela Justiça, estaria no local. 

O rapaz tentou fugir ao perceber a aproximação da polícia, mas foi detido. Os PMS indagaram a respeito de roubos dos carros, que ele negou ter praticado. Durante a pesquisa dos antecedentes do indivíduo, os agentes constataram que ele era procurado por estelionato. O acusado foi encaminhado ao plantão da zona norte e reconhecido pelo proprietário do carro encontrado como autor do roubo.


Adolescente vendia drogas em praça na zona leste

Através de uma denúncia anônima na madrugada desta terça-feira (26), o Centro de Operações e Inteligência da Guarda Civil Metropolitana recebeu a informação de que haveria tráfico de entorpecentes na Praça Romualdo Paulo dos Santos, na Vila Zacarias. Em patrulhamento, guardas civis localizaram um adolescente com as características descritas na denúncia.

Ao perceber a aproximação da viatura, o adolescente tentou fugir, mas foi detido. Com ele, havia R$ 125 e 55 porções de crack embaladas individualmente em papel alumínio, prontas para comercialização.

A mãe do menor foi localizada e os dois foram encaminhados ao plantão sul. O adolescente foi autuado por ato infracional e liberado aos cuidados da mãe. 

OUTRO MENOR COM COCAÍNA - Um adolescente de 17 anos foi flagrado pela Polícia Militar com 16 porções de cocaína e crack. O garoto jogou a droga no chão e tentou fugir, porém foi detido. Os PMs vasculharam a área e recuperaram as porções e o menor acabou admitindo que vendia drogas no local.  
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar