Quarta-Feira, 16 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Fundador da banda Engenheiros do Hawaii lança CD e livro em shopping

Publicada em 26/11/2013 às 21:00
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O compositor, cantor, instrumentista e escritor Humberto Gessinger estará em Sorocaba nesta quarta-feira (27), para promover o lançamento de seu mais novo CD, intitulado "Insular", e concomitantemente de sua mais recente obra literária, "Seis Segundos de Atenção". A noite de autógrafos, aberta ao público, terá início às 19h30, na Livrarias Curitiba, no Shopping Cidade Sorocaba (Loja 3034 - Piso 3), à avenida Itavuvu, 3.365, na zona norte. O livro chega, assim, casado com seu novo disco de inéditas, o vigésimo álbum da carreira.

Mesmo sendo o vigésimo álbum de Humberto Gessinger, "Insular" é o seu primeiro trabalho discográfico como artista solo, com canções inéditas. O CD traz composições próprias e parcerias com Bebeto Alves, Duca Leindecker e Jota Quest. Entre as participações, também nomes de peso da música gaúcha, como Luís Carlos Borges, Bebeto Alves, Frank Solari, Nico Nicolaiewsky (`Tangos e Tragédias'), Esteban Tavares e os companheiros no Engenheiros do Hawaii, entre 1996 e 2000, Luciano Granja, Lúcio Dorfman e Adal Fonseca e, entre 2001 e 2007, Fernando Aranha, Pedro Augusto e Gláucio Ayala.

Humberto Gessinger nasceu em 24 de dezembro de 1963, em Porto Alegre (RS). Em 1985, com colegas da Escola de Arquitetura da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), montou a banda Engenheiros do Hawaii. O nome fazia uma brincadeira com estudantes de Engenharia e surfistas que frequentavam o bar da faculdade. E estes 28 anos de carreira estão materializados em seus 20 CDs e seis DVDs. O sucesso destes discos rendeu 8 Discos de Ouro, 1 Disco de Platina e 3 DVDs de Ouro, com mais de 3 milhões de discos vendidos. Apesar de se considerar, principalmente, um compositor, Humberto é músico autodidata e, nas várias fases de sua carreira, tocou diversos instrumentos, como baixo, guitarra, viola caipira, violão, teclados, bandolim, harmônicas e acordeon.

Ao final da turnê do disco "Novos Horizontes", em 2008, foi anunciada uma pausa, por tempo indeterminando, dos Engenheiros do Hawaii, quando Humberto resolveu ir para a estrada com o projeto `Pouca Vogal', um power duo, em parceria com Duca Leindecker. Em apenas quatro anos, foram mais de 220 shows, em mais de 150 cidades, além de um CD/DVD, gravado ao vivo, em Porto Alegre. No final de 2012, o `Pouca Vogal' encerrou a turnê e Humberto passou a se dedicar à carreira solo.

`SEIS SEGUNDOS DE ATENÇÃO' - Já no livro "Seis Segundos de Atenção", o músico mostra que "fazer um segundo valer a pena pode levar tempo". "Um tempo que, às vezes, não queremos ter. Um tempo que não podemos parar, nem fazer andar mais rápido. Não é tão fácil quanto parece encontrar um instante mágico, o centro da nossa originalidade, do nosso talento e manter a conexão com ele. Leva mais do que 600 anos de estudo. Leva seis segundos de atenção", reflete.

Publicado pela Belas-Letras Editora é o quinto de Humberto Gessinger, que já passa, assim, a ser reconhecido também pela carreira de escritor. Mas o que tanto ele teria a dizer? Em seus textos, Humberto fala, sobretudo, sobre o tempo e o processo de criação, como no parágrafo reproduzido acima.

Há ainda nesta obra um pouco de política, humor negro, tecnologia, futebol e, é claro, música. Humberto abre espaço para que o leitor se sinta em casa, como amigos naquela prosa de sexta à noite - ou um dia qualquer. Quem nunca pensou, por exemplo, em expressões como `fulano é do ramo'? Se nunca pensou, no mínimo rirá com a crônica "No ramo", na qual o escritor fala sobre essa expressão tão cotidiana, mas que permite uma ilusão do real talento.

Interessados em participar dos lançamentos devem retirar senha na Livrarias Curitiba. As senhas são limitadas e serão disponibilizadas gratuitamente.
 

 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar