Sexta-Feira, 15 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Ponte entre Rosa Garcia I e II será inaugurada na sexta-feira

Publicada em 25/11/2013 às 21:42
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

TATUÍ

Uma obra há muito tempo aguardada finalmente será entregue à população tatuiana pelo prefeito José Manoel Corrêa Coelho, o `Manu'. A esperada interligação entre os bairros Rosa Garcia I e II saiu do papel. A ponte será oficialmente inaugurada na tarde da próxima sexta-feira (29), em evento agendado para as 17h30. 

A obra teve início em julho de 2012 e já está finalizada desde o começo do mês. Porém, aguardava a implantação da sinalização horizontal e algumas adequações nas vias que dão acesso ao viaduto, através de ação integrada entre a Prefeitura de Tatuí, a empresa vencedora da licitação e os gestores de um novo loteamento que está sendo estruturado nas imediações do acesso. Antes disso, ainda no primeiro semestre, a base e cabeceira da ponte já estavam concluídas, porém o Município optou pela pavimentação das vias adjacentes do bairro antes de dar a construção como finalizada. A parte estrutural foi realizada pela empresa Arcos Engenharia e Construções Civis Ltda. e o valor do investimento passa dos R$ 1,4 milhão. Já a empreiteira Sanson realizou a pavimentação da ponte e de suas ligações com os bairros. 

A melhoria irá beneficiar não apenas a população dos bairros Rosa Garcia I e II, mas de toda a região, até o Jardim Santa Rita. "O viaduto ira desafogar o trânsito da rua Teófilo Andrade Gama, que é uma das mais movimentadas da cidade, e facilitar o tráfego para as zonas sul e oeste do Município", comemora o secretário de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura da Prefeitura, José Roberto do Amaral. Já o prefeito Manu lembrou que mesmo os pedestres terão um caminho mais seguro; antes, a população era obrigada a transitar por uma passarela improvisada e ainda atravessar a linha férrea, correndo risco de atropelamento: "Mesmo com todas as dificuldades e dívidas herdadas, conseguimos destravar convênios emperrados, retomar todas as obras paralisadas e entregar muitas delas à população. Um sonho do Rosa Garcia se torna realidade e que projeta uma nova zona de crescimento e desenvolvimento para nossa cidade. E vamos aproveitar nossa ida ao bairro para anunciar novos investimentos que serão iniciados já em 2014", antecipa ele.

Também naquela região a atual Administração conseguiu destravar outra obra paralisada e está concluindo, a construção de calçadas nos dois sentidos na rua Teófilo Andrade Gama que começa, na UBS do Rosa Garcia e vai até a ponte que dá acesso ao Jardim Santa Rita. Mais de 50% da obra já foi concluída.  No mesmo local, está ainda prevista uma nova ciclovia que será implantada pela Prefeitura.  


Hospital Regional realiza captação de múltiplos órgãos em Itapetininga

Esta é a segunda captação realizada em menos de 3 meses

Foi realizada na última semana mais uma abordagem com sucesso pela equipe de captação de órgãos do Hospital Regional de Itapetininga. Esta é a segunda captação que acontece no HRI durante gestão camiliana, a primeira de múltiplos órgãos, quando foram captados rins, córneas e fígado de um paciente com óbito por morte encefálica.

Todos os protocolos previstos pelo Ministério da Saúde foram cumpridos pelo Hospital e OPOS (Organização de Procura de Órgãos de Sorocaba), esta última responsável pela extração e realização de exames complementares. A família autorizou a doação. O paciente de 30 anos era natural de Itapetininga.

A cirurgia foi realizada com sucesso e os órgãos foram levados por veículo aéreo para Sorocaba, onde segundo uma lista de compatibilidade da Organização os órgãos são destinados. A iniciativa de doação de órgãos pode salvar vidas dos que aguardam pelo transplante na longa fila do País. Para que tecidos e órgãos sejam aproveitados, é preciso que a cirurgia de extração seja realizada em até, no máximo, 24 horas após constatação da morte encefálica.

A abordagem ao familiar é feita pela equipe especializada do Hospital, que explica os procedimentos legais para a doação de órgãos e preservação do cadáver. "Nossa equipe está empenhada em ampliar nossa abordagem no HRI, desde a entrada da São Camilo na gestão, pois sabemos que se trata de algo essencial para muitas pessoas que querem ter uma vida nova e aguardam transplante", afirma Elaine Cristina de Goes, assistente social e responsável pela equipe de abordagem do Hospital Regional de Itapetininga.

O comitê é formado por uma equipe multidisciplinar, como médicos, cirurgiões intensivistas, enfermagem e assistentes sociais do Hospital Regional. De acordo com o Ministério da Saúde, o passo principal para se tornar um doador é comunicar a família e deixar claro o desejo, não sendo necessário deixar nada por escrito. Segundo estatísticas do HRI, já foram realizadas ali mais de seis abordagens aos familiares com sucesso para captação de órgãos. Podem ser doados estes órgãos: coração, pulmões, rins, fígado, pâncreas e valvas cardíacas. Já os tecidos que podem ser doados são estes: córneas, medula óssea, pele, cartilagem, ossos e sangue.

'NOITE TROPEIRA' EM HOMENAGEM A ITAPETININGA - Pela primeira vez, dez ONGs representantes de profissionais liberais, da Associação Comercial e de grupos de finalidades culturais se uniram para realizar um evento conjunto comemorativo do 243º aniversário de Itapetininga, comemorado a 5 de novembro. Será um jantar com comida, bebida e música típicas do Município marcado para sexta-feira, dia 29, na sede de campo do Clube "Venâncio Ayres". Dois momentos solenes estão previstos: a entrega do Prêmio Mérito Itapetiningano e a exibição do Hino de Itapetininga, seguido do tradicional `Parabéns a Você'. Sem discursos de entrega, nem de agradecimento, as personalidades receberão uma medalha e um diploma. Suas biografias serão publicadas em um folheto que será distribuído na ocasião.

Promovem a Noite Tropeira a OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), Associação dos Engenheiros, Associação Paulista de Medicina, Associação Paulistas dos Cirurgiões Dentistas, Associação Comercial de Itapetininga, Academia Itapetiningana de Letras, Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico, Museu da Imagem e do Som de Itapetininga, Instituto `Júlio Prestes' e Portal dos Ex-Combatentes. O evento, que proporcionou a união da sociedade civil em torno de um único objetivo, está marcado para as 20 horas. Além das atrações artísticas típicas, a cargo do pesquisador musical Bob Vieira, haverá exibição de filmes antigos pelo Museu da Imagem e do Som e exposição de fotos e documentos pelo Instituto Histórico, Geográfico e Genealógico.

Os interessados em participar dessa festa, que certamente ficará gravada na história da cidade, podem obter seus convites na sede das entidades promotoras ou nos três postos de venda ao público: Associação Comercial, Clube Venâncio Aires e Livraria Meu Sonho (antiga Nobel), atrás de Fórum Velho. Apenas 280 convites foram colocados à venda.


VOTORANTIM

Mais de 2 mil mudas nativas serão plantadas no Parque Ecológico Jataí II

A Prefeitura de Votorantim, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, está realizando serviços de limpeza na área onde será implantado o Parque Ecológico do Jataí II. Há vários dias, os serviços estão concentrados com acesso pelas ruas Jesus Rodrigues e Luiz Frias, onde foram feitos poda de árvores e abertura de trilhas. A Pasta informa que mais de 2 mil mudas de árvores nativas e frutíferas serão plantadas em todo o espaço. 

A nova área de lazer terá pista de caminhada, academia de ginástica ao ar livre e playground e está numa área de 40 mil metros quadrados. O secretário municipal de Meio Ambiente, Carlos Alberto Leite, destaca que a proposta do Paço com a criação deste Parque Ecológico é oferecer qualidade de vida, espaço de convivência e educação ambiental para toda a região. Ele informa ainda que, nos últimos dias, os serviços estão concentrados na retirada de lixo da área, bem como a poda de árvores e retirada de árvores exóticas da espécie leucena (Leucaena leucocefala). 

De acordo com a Secretaria do Meio Ambiente, o parque deverá atender não só a região vizinha, bem como toda a cidade. No local, será feita a adequação para a implantação de uma pista de caminhada, no entorno da área; fixação de placas com informações ambientais e limpeza da nascente, além da retirada de entulhos, depositados em vários pontos pela própria população. A área é formada por um fundo de vale, com remanescentes de mata nativa, com a presença de uma nascente e córrego. 

AGERV VISITA CASAS NO VOTOCEL PARA ORIENTAR SOBRE REDE DE ESGOTO - A Agência Reguladora esteve nas residências da Vila Votocel, para informar aos moradores sobre a instalação de rede de esgoto. Pois para que esta benfeitoria seja  realizada, os técnicos da concessionária Águas de Votorantim precisam adentrar às residências, verificando as situações existentes para execução do projeto. A falta de tratamento de esgoto existe desde a implantação das casas da fábrica, onde os moradores locais convivem constantemente com problemas relacionados ao esgoto .

Os nomes e endereços coletados pela Agerv serão entregues a Águas de Votorantim, para prosseguimento do projeto. Para a diretora-presidente da Agerv, Lucélia Ferrari, esse trabalho é de suma importância, reafirmando a Constituição Federal de 88, que reza "levar qualidade de vida a todos" como uma das principais infraestruturas.


CMDCA promove formação sobre rede de atendimento e atuação

O Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Votorantim promove hoje (26) e amanhä (27) atividades voltadas à formação e conhecimento das estruturas e vocações de toda a rede de atendimento a crianças e adolescentes na cidade, bem como sobre a legislação e a atuação do próprio CMDCA e do Conselho Tutelar. As atividades são gratuitas. Nesta terça-feira, haverá uma formação fechada, destinada aos membros dos dois Conselhos, na sede da Comissão Municipal de Assistência Social (Comas), das 8 às 17 horas. Já a palestra de quarta-feira (27), trará a Votorantim a professora, especialista em Educação Infantil e em Educação de Jovens e Adultos, Maduca Lopes. A palestrante é acadêmica de Serviço Social, ex-conselheira tutelar por três mandatos na cidade de Pouso Alegre/MG, consultora do Projeto "Ser Social" e ex-representante do Fórum Estadual de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares. O encontro será no auditório do Sesi, no Jardim Paraíso, das 8h30 às 17 horas, com vagas limitadas, mediante inscrição prévia. 

O presidente do CMDCA, Gabriel Rangel Gil Miguel, destaca que a palestra é para todos os interessados nos direitos e deveres englobando o Conselho Tutelar, especificamente para todas aquelas pessoas que lidam com esse órgão diariamente, como professores, diretores, delegados, membros do Ministério Público e do Poder Judiciário e integrantes da Administração Municipal e áreas afins. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cmdca@votorantim.sp.gov.br ou pelo telefone 3353.8569, das 13 às 17 horas, com Jéssica.

Conforme Gabriel, o Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) estabelece que os municípios devem promover de forma continuada as atividades de atualização. Em Votorantim, o CMDCA tem estado atento à importância desse trabalho junto aos conselheiros, bem como à necessidade de divulgar orientações e informações à rede de atendimentos e à sociedade sobre direitos, deveres, a legislação e a busca pelos serviços da rede. "Neste contexto, foram organizadas estas atividades e a participação tanto dos conselheiros, como dos demais interessados é muito importante para que dúvidas possam ser esclarecidas, o conhecimento ampliado e possamos cada vez mais incentivar a dinâmica e o bom fluxo nesta rede para favorecer as crianças e adolescentes de Votorantim. Existe muita confusão sobre a real atribuição dos conselheiros tutelares e isso acaba prejudicando o exercício da atividade no dia a dia", completou ele.
 
 
 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar