Segunda-Feira, 21 de Outubro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Jardim Botânico ganhará 5 mil árvores

Publicada em 25/11/2013 às 21:35
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Os sorocabanos já têm um compromisso marcado para a manhã do dia 8 de dezembro. Nessa data, um domingo, dentro da programação do Via Viva, crianças, jovens e adultos de todas as idades poderão ajudar a arborizar o futuro Jardim Botânico de Sorocaba "Irmãos Villas Boas" com o plantio de 5 mil mudas de árvores nativas e frutíferas. A ação ambiental irá das 9 às 11 horas.

Realizado pela Prefeitura, sob coordenação da Secretaria do Meio Ambiente (Sema), o plantio tem como objetivo arborizar o Jardim Botânico, aumentando também a cobertura vegetal urbana de Sorocaba, promovendo melhor qualidade de vida e equilíbrio ambiental.

"Quero convidar a população para fazer parte desse momento importante e nos ajudar a plantar essas árvores em nosso Jardim Botânico. Essa também será uma forma de aproximar as pessoas desse espaço, que será inaugurado em breve", destaca Jussara de Lima Carvalho, secretária do Meio Ambiente. A expectativa é de que 2 mil pessoas compareçam à ação ambiental.

O Plano Municipal de Arborização Urbana foi elaborado em 2009 e tem como uma das metas o plantio de 1.098.627 árvores até 2020, atingindo o índice de 20% de área urbana coberta por projeção de copa. Até o ano passado, foram plantadas mais de 500 mil árvores, restando cerca de 600 mil árvores que serão plantadas até 2020. "Esses plantios são fundamentais, pois eles alteram o microclima local e trazem diversos benefícios para a população, especialmente por conta do clima quente da cidade", justifica Jussara.

De acordo com Vidal Dias da Mota Junior, diretor de Gestão Ambiental da Secretaria do Meio Ambiente, neste ano já foram plantadas aproximadamente 70 mil árvores na área urbana do município. "Esses plantios foram feitos principalmente no processo de recuperação da mata nativa que está ocorrendo no Parque de Biodiversidade, onde está sendo feito manejo de 60% dos eucaliptos existentes, além de algumas espécies exóticas", explica Vidal.

A AÇÃO - O plantio será semiadensado numa área lateral do Jardim Botânico com aproximadamente 8 mil metros quadrados. No local, serão plantadas árvores de aproximadamente 80 espécies nativas e frutíferas, como angico, pau-ferro, canafístula, ipês, coração-de-negro, jequitibá branco, jatobá, pitanga, uvaia, guapuruvu, quaresmeira, entre outras, seguindo as orientações do plano de arborização urbana.

Todas as mudas foram produzidas nos viveiros das Penitenciárias "Dr. Danilo Pinheiro", no Mineirão, e "Dr. Antônio Souza Netto", em Aparecidinha; além daquelas já existentes no Parque Natural "Chico Mendes", na Universidade de Sorocaba (Uniso) e no Núcleo de Acolhimento Integrado de Sorocaba (Nais).

Para participar da ação ambiental, é importante que as pessoas se preocupem com a proteção contra os raios solares. Para isso, além de utilizar protetor solar, é importante usar um boné ou um chapéu. Outra dica é utilizar sapatos e roupas confortáveis, leves e apropriadas à temperatura, dando preferência para as cores claras.

A hidratação também é muito importante antes, durante e depois da ação ambiental. Os participantes devem levar garrafinhas de água, pois terá local para reabastecê-las. A Secretaria de Meio Ambiente também solicita que as pessoas levem seus equipamentos de plantio, como pazinha, por exemplo, para facilitar a ação.

Em breve, Sorocaba será uma das poucas cidades do Brasil a contar com um espaço destinado ao lazer, pesquisas acadêmicas, educação ambiental e à preservação do meio ambiente, em especial, de espécies nativas da flora da região. Com cerca de 80 mil metros quadrados, o novo espaço está localizado numa área entre as ruas Pedro Wurschig e Miguel Montoro Lozano, no Jardim Dois Corações, próximo ao Parque das Águas. As obras do Jardim Botânico estão na etapa final, faltando apenas a colocação dos vidros do Palacete de Cristal.
 

 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar