Domingo, 16 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Aulas do Instituto Federal Sorocaba começam com os cursos de Eletrônica e Mecatrônica

Publicada em 21/11/2013 às 20:44
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Por meio de uma audiência pública realizada nesta quinta-feira (21), ficou definido que os cursos oferecidos pelo Instituto Federal Sorocaba, a partir de 2014, serão Eletrônica e Mecatrônica. A articuladora da vinda do IFSP, a deputada Iara Bernardi, apontou a necessidade de uma unidade de ensino federal para a região. “Sorocaba tem diversas universidades particulares, escolas técnicas estaduais e duas universidades públicas, uma estadual e outra federal. Estava faltando um Instituto da credibilidade do IFSP para completar este polo educacional na cidade.”

O trabalho pela instalação do IFSP deu-se graças à força tarefa entre os parlamentares petistas, deputada Iara Bernardi, deputado Hamilton Pereira e os vereadores, Carlos Leite e Izídio de Brito, em conversas com o prefeito Antônio Carlos Pannunzio e a diretoria do IFSP, na pessoa do reitor, Eduardo Antônio Modena.

As inscrições para o vestibular do IFSP em todo o Estado de São Paulo estão abertas e podem ser feitas no site (http://www.ifsp.edu.br/) e já valem às vagas, ainda não enumeradas, de Sorocaba. Segundo o professor e futuro diretor do IFSP Sorocaba, Alexandre Chadad, será aberto o edital de concurso para contratação de professores, assim, definindo o número de vagas oferecidas aos interessados.

O Instituto funcionará, inicialmente, no piso superior do Núcleo ETC da UFSCar Santa Rosália, em local com 10 mil metros quadrados, e será dividido entre seis salas, banheiros masculino e feminino, copa e hall de entrada.

O objetivo da audiência em conversas com os professores é apresentar as propostas para que, em 2014, sejam oferecidos os cursos de Eletrônica e Mecatrônica; em 2015, o objetivo é ampliar para os cursos de Tecnologia em Aeronave, Cuidador de Idosos e outros, que serão oferecidos no novo campus construído a partir do ano que vem. O vestibular do Instituto Federal vai ocorrer em janeiro de 2014 e as aulas iniciam-se em fevereiro.

A obra no piso superior do Núcleo ETC da UFSCar está em fase de finalização e deve ser entregue na primeira semana de dezembro. A obra foi vistoriada na tarde da última quinta-feira (7) pela deputada Iara Bernardi, e está sendo custeada por meio de uma emenda da parlamentar de R$ 600 mil.

PRONATEC - Outra luta da deputada é a adesão do Projeto Pronatec, do governo federal, que oferece mais de 100 mil vagas em todo o Brasil, e deve chegar a Sorocaba. Iara Bernardi, acompanhada de Hamilton Pereira e dos vereadores, Carlos Leite e Izídio de Brito, reuniu-se com o secretário de Desenvolvimento Econômico, Geraldo de Almeida, para tratar da implantação desse projeto na cidade.

Durante a audiência desta quinta-feira, o secretário Geraldo colocou a Secretaria à disposição da deputada Iara e do IFSP para adesão do Pronatec.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar