Quarta-Feira, 26 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Itapeva terá Centro Regional de Oncologia Primeira parcela é liberada e Santa Casa dá início às obras

Publicada em 21/10/2013 às 21:27
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Só quem tem casos de pacientes com câncer na família ou já acompanhou o tratamento de alguém muito próximo conhece a dura rotina de enfrentar o tratamento longe da cidade onde mora. Implantar o Centro Regional de Oncologia em Itapeva é um antigo sonho - e uma grande necessidade - dos moradores da região Sudoeste Paulista. Essa tem sido também a grande busca do médico e deputado estadual dr. Ulysses Tassinari, desde que iniciou seu primeiro mandato. Na semana passada, a notícia tão esperada aconteceu: o Governo do Estado liberou a primeira parte da verba para dar início às obras do Centro, que será construído junto à Santa Casa de Misericórdia de Itapeva.

Segundo o superintendente da Santa Casa, Aristeu de Almeida Camargo Filho, o hospital inclusive já recebeu a primeira parte do valor total do projeto. A obra tem previsão de ser executada em um ano e a verba será liberada de acordo com um cronograma de etapas cumpridas. O prédio terá quatro pavimentos num total de 2.400 metros quadrados e será construído na esquina da rua Toledo Ribas com a Mário Prandini. No piso térreo, ficará a recepção e a Unidade de Suprimentos (administração e recebimento de materiais); no 1º andar, o ambiente cardiovascular e o almoxarifado; no 2º, o Banco de Sangue e a Unidade de Fisioterapia, e no 3º andar, a Unidade de Quimioterapia, com 11 boxes de aplicação e três apartamentos, que acomodarão pacientes em recuperação, além de consultórios, salas de apoio e sala de espera.

"Este é um momento de grande importância para a história da Santa Casa. A liberação do recurso define que estamos dando o ponta pé inicial desse projeto, previsto para ser concluído em 12 meses, destacando-se que essas estruturas vão proporcionar aos pacientes de Itapeva e região condições mais adequadas para o tratamento das patologias oncológicas", explica o superintendente.

CREDENCIAMENTO JUNTO AO MINISTÉRIO DA SAÚDE - A Santa Casa de Itapeva também está trabalhando junto aos órgãos governamentais responsáveis para obter o credenciamento desse serviço no Ministério da Saúde, passando integrar a Rede Estadual de Oncologia "Hebe Camargo". "Estamos vivamente empenhados em credenciar essa unidade junto ao Sistema Único de Saúde. O Centro de Oncologia contará ainda com o total apoio das demais estruturas da Santa Casa", concluiu Aristeu.

Para o deputado estadual dr. Ulysses Tassinari, a conquista do Centro Regional de Oncologia representa uma grande alegria. "O meu maior sonho como político era conquistar um Centro de Oncologia para Itapeva. Vamos evitar o sofrimento e proporcionar conforto aos nossos pacientes oncológicos. Indiscutivelmente, o prestígio que a Santa Casa tem junto ao Governo do Estado ajudou na decisão do governador Geraldo Alckmin, porque enfrentamos uma concorrência pesada. Tinham outros serviços interessados, como Itapetininga, que entrou no circuito. Mas pelas condições da Santa Casa, pelo que representa na assistência hospitalar no interior do Estado, conseguimos que Itapeva fosse contemplada com o Centro Regional de Oncologia", avaliou o deputado.


Santa Casa de Itapeva busca Residência Médica

A Santa Casa de Misericórdia de Itapeva busca também entrar definitivamente para a área de ensino e pesquisa na área médica. Para tanto, está pleiteando, junto ao Ministério da Educação, o credenciamento para implantar a residência médica na instituição (pós-graduação para médicos recém-formados) nas especializações de Clínica Médica, Ginecologia e Obstetrícia, Ortopedia e Traumatologia e Pediatria. 

Recentemente, o hospital recebeu a visita de dois médicos consultores ligados à Comissão Nacional de Residência Médica, órgão vinculado ao MEC, com a finalidade de conhecer a estrutura médico-hospitalar. "A implantação da residência médica na Santa Casa vai requalificar a área médica, pois fomenta o conhecimento e melhora o nível técnico e científico como um todo, passando nossa instituição para um patamar superior. Cada região tem necessidades específicas. Desenvolvendo o ensino e a pesquisa, aqui começaremos a adaptar as nossas necessidades de saúde de acordo com nossas peculiaridades", explica o diretor técnico-médico da Santa Casa de Itapeva, dr. Gilberto Luiz Castro Vinhas.

Para a administração da Santa Casa, a implantação da residência médica no hospital é importante para a formação de novos profissionais nas áreas de maior carência de atuação na região. "A visita foi produtiva e a Santa Casa está preparada para assumir esse desafio. Acreditamos que a implantação da Residência Médica é um passo importante para a atrairmos novos talentos para a região, capacitando profissionais de qualidade", acrescentou a diretora técnico-administrativa Vanda Vitória Carneiro de Santana. 

A Regulamentação da Residência Médica, que define normas padrão para todo o território nacional, passou a ser desenvolvida pela Comissão Nacional de Residência Médica, criada em 1977. Essa Comissão é responsável pela elaboração das normas e credenciamento dos Programas de Residência Médica.


Mairinque comemora seu 123º aniversário

As festividades em comemoração ao 123º aniversário do município de Mairinque, que tem sua data magna a 27 de outubro, domingo próximo, começaram na última sexta-feira (18) e se encerarão na primeira semana de novembro. São atrações para todos os públicos, com apresentações circenses, exposição de artes, esportes radicais com o MotoCross Freestyle, jogo das estrelas de futebol e muita música, com MPB, rock, axé, sertanejo e muito mais. 

O Jogo das Estrelas Master (Seleção Paulista de Master x CASM) no Casm foi no sábado pela manhä, enquanto à noite ocorreu o lançamento do documentário histórico sobre Mairinque na Câmara Municipal de Mairinque. Desde domingo (20), por outro lado, está ocorrendo o Salão de Arte "Astrogilda Alves Lippi",      com Exposição de Artistas locais, no salão da Assistência Social, que fica na avenida Francisco Assis Pinto de Oliveira, 25 - Centro.

Sexta-feira (25), às 19 horas, será a final do Campeonato Municipal de Futsal, no Ginásio de Esportes, em disputa do Troféu `Ana Izabel da Silva Ferreira', e às 20 horas, haverá apresentação católica na praça da Matriz. Sábado (26), às 15 horas, a programaçäo traz apresentação de MPB na Estação Ferroviária, com o show "A Estação esperando o trem com João Bid".

Domingo (27), data magna de Mairinque, o ato comemorativo ao aniversário de Mairinque será às 8 horas defronte ao Paço Municipal, com hasteamento das Bandeiras, hinos e apresentações culturais. Ás 10 horas, será o Jogo das Estrelas Veteranos (Seleção Paulista de Veteranos x Equipe Cerim), no bairro Dona Catarina; às 14, apresentação de Free Style, na Vila Sorocabana, e a partir das 15 horas, na praça Senador José Ermírio de Moraes, na Vila Sorocabana, o Show de Aniversário da Cidadem com João Bid, Mad Dog com Marcos Boi, Dorth, Rafinha Sales, Balakubaka e Dennys Stephano.

Na sequência da programaçäo festiva, segunda-feira (28), haverá apresentação cultural no Cemec, na praça da Matria, com a Banda Conselheiro Mayrink e Coral Municipal "Pedro Alves de Lima"; terça-feira (29), às 9 horas, Workshop sobre Desastres Naturais no Cemec; e sexta-feira, 1º de novembro, das 9 às 13 horas, visitação ao Museu e Galeria de Arte Sacra "Dom Ernesto de Paula", na Estrada Ecológica Municipal Dom Ernesto de Paula, no bairro Goianã, e às 19 horas, Cerimônia das Velas no Cemitério Municipal de Mairinque, na véspera do Dia de Finados, com missa, coral, teatro e decoração fantástica com velas.


`FRATERNIDADE EM AÇÄO'

Regiäo sedia encontro de projetos sociais em busca de desenvolvimento humano integral

A crise global está impondo, a todos os setores da sociedade, a busca por novos caminhos de desenvolvimento humano integral, no qual estejam presentes todos os aspectos que permeiam a sustentabilidade. Neste contexto, o Movimento dos Focolares, Obra de espiritualidade cristä católica, realiza desde ontem (21) um encontro inédito entre responsáveis de diferentes projetos sociais que nasceram no Brasil e em outros paises da América Latina, a partir do carisma da Unidade suscitado pelo Espírito Santo na Igreja e na sociedade contemporânea por intermédio de sua fundadora Chiara Lubich (1920-2008). O evento acontece no centro nacional dos Focolares, a Mariapolis Ginetta, localizado pouco adiante da cidade de Säo Roque, pela Rodovia Raposo Tavares, em Vargem Grande Paulista, até quinta-feira (24), reunindo aproximadamente 25 organizações sociais brasileiras e 10 organizações latino-americanas, provenientes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Cuba, El Salvador, Equador, Guatemala, México, Paraguai e Uruguai.

Para um dos promotores da iniciativa, o jornalista e sociólogo Gilvan David de Sousa, o objetivo é "identificar quais são os principais elementos que o carisma do Movimento dos Focolares aporta para a mudança social, de forma a oferecer respostas às grandes perguntas do nosso continente". Gilvan destaca ainda que o encontro ajudará a fundamentar a criação de uma rede para favorecer a troca de ideias, experiências, dificuldades e conquistas, gerando um real impacto social.

Em sintonia com a escolha do papa Francisco para a Jornada Mundial pela Paz de 2014 - "Fraternidade, fundamento e caminho para a paz" -, o I Encontro das Organizações Sociais tem como tema "Fraternidade em Ação: Fundamento para a coesão social no século XXI", que será aprofundado de diferentes formas: com o intercâmbio de experiências, em grupos e nas quatros plenárias. Säo elas "A questão social à luz da Doutrina Social da Igreja", "O carisma da Unidade e a questão social na América Latina e Caribe", "O Carisma da Unidade e a prática das organizaçöes na América Latina e Caribe" e "Como os projetos sociais inspirados no carisma da Unidade podem `caminhar juntos' no continente latino-americano?".

Entre os palestrantes, estão o padre Vilson Groh, fundador de sete organizações para inclusão educacional e que, recentemente, foi condecorado com o Prêmio Darcy Ribeiro de Educação, concedido pelo Congresso Nacional; a socióloga brasileira Vera Araújo, radicada em Roma há muitos anos e co-responsável internacional pelo Diálogo com a Cultura, do Movimento dos Focolares, e Susana Nuin, membro da Comissão de Comunicação Social do Celan (Conselho Episcopal Latino-Americano e do Caribe) e consultora para a Comunicação junto ao Conselho Pontifício para as Comunicaçöes, da Santa Sé.


BOITUVA

Educação recebe matrículas para ano letivo de 2014

A Secretaria de Educação e Cultura da Prefeitura de Boituva recebe matrículas para a Educação Infantil, Ensino fundamental e Educação para Jovens e Adultos (EJA) para o ano de 2014 até 5 de novembro. As matrículas serão efetuadas para as crianças e jovens que irão ingressar na Rede Municipal de Ensino.

Os interessados em realizar matrículas para o Ensino Infantil devem procurar a própria Secretaria Municipal de Educação, localizada na rua Sorocaba, 84 - Jd. Bela Vista, das 8 às 11 e das 13 às 16 horas, em dias úteis. As crianças nascidas entre 1º de abril de 2010 e 31 de dezembro de 2010 devem ser matriculadas no Jardim; as crianças nascidas entre 1º de abril de 2009 e 31 de março de 2010 devem ser matriculadas na fase I e as crianças nascidas entre 1º de abril de 2008 e 31 de março de 2009 devem ser matriculadas na fase II. A Secretaria de Educação ressalta que todas as crianças nascidas a partir de 1º de abril de 2009 devem obrigatoriamente estar matriculadas para o início do ano letivo em 2014.

Já as matriculas para o Ensino Fundamental, de 1° a 9° ano, devem ser feitas diretamente nas unidades escolares. A Educação para Jovens e Adultos (EJA) é oferecida nas escolas EMEF Coronel José Campos de Arruda Botelho (Grupão), EMEIEF Profª Eney de Oliveira Moraes Campos e EMEIEF Prof. João Pastre para a alfabetização de 1° a 5° ano; nas escolas EMEF Esmeralda Bertolli Labronici e EMEF Profª Terezinha Elizabeth Sarubbi Sebastiani para a alfabetização de 6° a 9° ano. Os interessados devem realizar as matriculas diretamente nas unidades escolares.

Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (15)3363-8640 - ramal 30 ou diretamente na unidade escolar.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar