Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Campanha para atrair jovens eleitores fica abaixo do esperado Cartórios ficaram abertos até mais tarde, mas poucos jovens compareceram; campanha segue até sexta-feira

Publicada em 21/10/2013 às 21:20
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Jovens com idade entre 16 e 18 anos podem tirar o título de eleitor em horário especial até sexta-feira (25), dentro da campanha “Semana do Jovem Eleitor”, criada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O objetivo da ação é justamente atrair jovens dessa faixa etária para que emitam o título e possam votar nas eleições de 2014, explica o chefe do Cartório Eleitoral 343 de Sorocaba, João Lima. “Neste ano, o TSE decidiu fazer essa campanha e vale destacar para os jovens de 16 e 17 anos que o voto é facultativo.” O Cartório Eleitoral, que normalmente funciona de meio-dia às 18 horas, abre desde ontem das 9 às 18 horas e o jovem pode agendar atendimento pela internet ou ir diretamente ao local.

DOCUMENTOS – Lima explica que a emissão do título é rápida, leva cerca de três minutos, quando é preenchido um requerimento e o eleitor escolhe o local de votação mais próximo de sua casa ou de sua preferência. É necessário levar somente o RG original e, no caso de homens com mais de 18 anos, também o documento de Alistamento Militar. O título sai na hora e o eleitor volta para casa com o documento em mãos. “Mas é importante aumentar o número de jovens, participando da vida política e fortalecer a democracia”, afirma o chefe do Cartório. Dos aproximadamente 430.013 mil eleitores em Sorocaba, somente 0,4% são jovens (1.597). Ontem, porém, o movimento no local era abaixo do esperado. 

Quem não tirar o título durante a campanha até a sexta-feira (25), tem até o dia 7 de maio de 2014, já em horário de atendimento normal, para emitir o documento, regularizar ou mudar local de votação. Ao todo, são 138 locais de votação na cidade. Após essa data, o sistema do Cartório barra qualquer tipo de movimentação. Lima ressalta que o TSE não envia nenhum tipo de e-mail aos eleitores nem permite que outros o façam em nome do órgão; até porque não é necessário informar o endereço na hora do cadastro. “Algumas pessoas agem de má fé e enviam esses em-ails, que podem conter vírus. Então, é indicado que o eleitor apague imediatamente a mensagem.” O Cartório Eleitoral de Sorocaba funciona na praça da Maçonaria s/n, na Vila Independência. 


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar