Quinta-Feira, 27 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< Mulheres têm atendimento especial em Unidades de Saúde

Publicada em 19/10/2013 às 18:34
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

OUTUBRO ROSA

Inseridas na programação do Outubro Rosa, que ressalta a prevenção do câncer de mama, e seu tratamento, sete Unidades Básicas de Saúde (UBSs) de Sorocaba permaneceram abertas durante todo o dia de ontem oferecendo exames e orientações às mulheres. Na UBS da Vila Hortência, o prédio foi enfeitado com fitas cor de rosa e todos os funcionários estavam com alguma peça de roupa ou acessório da mesma cor, em alusão à campanha deste mês. Foi oferecido à população exame de papanicolau, agendamento de mamografia, massagem terapêutica, orientação sobre Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST), estética facial, corte de cabelo gratuito, e outros, e encerramento com dança Flamenca. 

Segundo a enfermeira Gisele Bueno, eram esperadas mais de 100 pessoas até as 18 horas de ontem. “Atuamos em parceria com a Etec Rubens de Faria, a Pontifícia Universidade Católica - PUC Sorocaba e Instituto Embelleze, tudo para proporcionar todas as atividades.” 

A dona de casa Aparecida Fátima de Freitas aproveitou o sábado para buscar o resultado de uma mamografia, exame que faz a cada seis meses com acompanhamento médico para verificar alguns nódulos benignos que tem nos seios. “Faço o acompanhamento há quatro anos e é preciso ficar atenta, tenho históricos de câncer na família. Infelizmente muitas mulheres têm medo de fazer os exames com medo do resultado”, diz. Em uma das salas foram montadas caixas onde as mulheres puderam colocar uma das mãos, sem olhar, e sentir o aspecto da pele com sintomas de Candidíase, Sífilis e HPV. Um modelo de seio foi usado para as pacientes sentirem quatro fases da mama, como a normal, com nódulos pequenos, um nódulo maior que se movimenta e outro em fase de cirurgia.  


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar