Segunda-Feira, 9 de Dezembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Noite de samba no Fórum Velho Espetáculo musical itinerante 'Panela do Samba' é atração na Oficina Cultural

Publicada em 30/09/2013 às 21:59
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

A Oficina Cultural Regional "Grande Otelo" abre as portas de sua sede, o histórico prédio do Fórum Velho, na praça Frei Baraúna, na noite desta terça-feira, 1º de outubro, para a apresentaçäo do espetáculo musical itinerante "Panela do Samba". O projeto cultural "Panela do Samba" é destinado a todas as manifestações de arte, com maior foco no samba de raiz e sua essência histórica, além de proporcionar a integração social e promover a identidade cultural, envolvendo jovens compositores, poetas e escritores que queiram demonstrar e divulgar suas obras, participando de atividades itinerantes por regiões carentes, a fim de propagar e difundir a arte e a cultura, incentivando a participação da comunidade. O estudo da história do samba de raiz e sua origem também é destaque dentro do projeto.

Em Sorocaba, "Panela do Samba à Paulista", iniciando uma nova etapa de militância sambística, inaugura hoje o projeto que deverá ter apresentaçöes quinzenalmente na Oficina "Grande Otelo". Compositores paulistas consagrados, como Geraldo Filme, Toniquinho Batuqueiro e Adoniran Barbosa, serão homenageados pelo "Panela do Samba", que também já estará apresentando nesta noite um esboço do repertório para o seu próximo caderno de sambas inéditos. Entre poemas e canções, um convidado especial, Valter Silva, compositor paulistano e integrante dos projetos "Samba de Todos os Tempos" e "Samba da Vela". 

Canções como "Batuque de Pirapora" e "Na morte de Chico Preto" (Geraldo Filme), "Kolombolo" (Toniquinho Batuqueiro, T Kaçula e Renato Dias) e "Trem das onze" e "Samba do Arnesto" (Adoniran Barbosa), além das composições e interpretações dos componentes da comunidade sambística, darão a tônica desta primeira reunião da "Panela do Samba" na Oficina Cultural Regional "Grande Otelo".

O espetáculo é gratuíto e começa às 20 horas.


'Eventos à francesa' tem nova sessão de cinema na UFSCar

Nesta terça-feira, 1º de outubro, o projeto "Eventos à francesa" do Câmpus de Sorocaba da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) promove a exibição do filme "Le Dîner de cons" (1998), escrito e dirigido por Francis Veber. A comédia francesa é uma adaptação da peça de teatro do próprio cineasta e, no Brasil, é intitulada de "O Jantar dos Malas". A sessão é aberta a toda a comunidade e será realizada às 17 horas, no auditório Edifício ATLab do Câmpus local da Universidade, na Rodovia Joäo Leme dos Santos (estrada Sorocaba-Salto de Pirapora), no bairro do Itinga.

O filme narra a história de um grupo de amigos que se reúnem todas as quartas-feiras e disputa quem leva o convidado mais idiota. Pierre Brochant, o protagonista, encontra o convidado perfeito, François Pignon, um contador do governo que tem como `hobby' fazer esculturas com palitos de fósforos. Quando Brochant e François se encontram para ir ao famoso jantar, Brochant tem um mau jeito nas costas e fica à mercê dos cuidados de Pignon. O filme tem um ritmo bem rápido, cheio de diálogos interessantes e atuações cômicas de Thierry Lhermitte e Jacques Villeret. 

"Eventos à francesa" faz parte do Programa de Extensão "Línguas estrangeiras: diversões nas discussões" da UFSCar Sorocaba, que tem por objetivo proporcionar ao público da Universidade e à comunidade externa um contato maior com a cultura e a língua francesas através de diferentes tipos de atividades, como o Cinema. Corinne Arrouvel, docente do Departamento de Física, Química e Matemática (DFQM) do Câmpus Sorocaba da UFSCar e coordenadora do Programa, conta que a escolha do filme foi feita em função de ser uma produção divertida, muito popular e com bons atores.


ARTES PLÁSTICAS 

Prêmio 'Flávio Gagliardi' abre inscrições hoje

A Secretaria da Cultura e Lazer da Prefeitura abre nesta terça-feira, 1º de outubro, as inscrições ao Prêmio "Prof. Flávio Gagliardi de Artes Plásticas". A participação é aberta a artistas radicados no Município há, pelo menos, dois anos. Cada inscrito poderá se habilitar ao Prêmio com dois trabalhos nas categorias Desenho, Gravura, Fotografia, Escultura e Pintura e com apenas uma obra no caso de modalidades de Linguagem de Instalação, Performance ou Novas Mídias.

Instituído em 1988, o Prêmio "Prof. Flávio Gagliardi" visa, além de estimular a produção artística local, reconhecer talentos e descobrir novos valores no ramo das Artes Plásticas. Os candidatos deverão apresentar trabalhos recentes, que concorrerão à medalha, diploma e ao valor equivalente a 500 Unidades Fiscais do Município de Sorocaba (UFMS), o que, atualmente, a mais de R$ 500.

As obras inscritas serão submetidas a um processo de seleção e premiação a cargo da própria Secretaria de Cultura e Lazer e da equipe julgadora formada por, pelo menos, três pessoas com reconhecido conhecimento técnico.

AS INSCRIÇÕES - As inscrições deverão ser realizadas até o dia 15 de outubro, diretamente na sede da Secretaria da Cultura, no Palacete Scarpa, à rua Souza Pereira, 448, no Centro, das 8 às 16h30, de segunda à sexta-feira. O resultado da avaliação dos trabalhos, bem como a premiação estão marcadas para os dias 29 e 31 de outubro respectivamente. Os trabalhos contemplados formarão uma exposição na Fundec (Fundação Desenvolvimento de Sorocaba), entre 31 de outubro e 12 novembro. Informações complementares pelos telefones 3211.2911 ou 3211.2902, de segunda à sexta-feira.


IN MEMORIAM

Dramaturgia brasileira perde Cláudio Cavalcanti 

Será realizado a partir das 9 horas desta terça-feira (1º), no Cemitério Memorial do Carmo, na zona portuária do Rio de Janeiro, o velório do ator Cláudio Cavalcanti, que como político (foi por dois mandatos vereador no Legislativo carioca) ocupava também, presentemente, o cargo de secretário municipal de Defesa dos Animais na `Cidade Maravilhosa'. Ele morreu de complicações cardíacas na tarde de domingo (29), aos 73 anos de idade. A cerimônia de cremação está marcada para as 13 horas.

Cláudio foi internado em 17 de setembro para fazer uma cirurgia na coluna cervical e teve complicações cardíacas. De acordo com o hospital, a morte foi constatada às 17h45. Ele estava internado no Pró-Cardíaco, no bairro do Botafogo.

NOME IMPORTANTE DA DRAMATURGIA BRASILEIRA - Cláudio Cavalcanti era considerado um nome importante no cenário artístico brasileiro. Trabalhou como ator, diretor de TV, produtor teatral, escritor, tradutor, cantor, dublador e radialista. Ao longo da carreira, participou de mais de 50 novelas, minisséries e especiais, além de 22 longas-metragens e dezenas de peças teatrais. Um dos seus personagens mais conhecidos foi Jerônimo, um dos protagonistas da primeira versão da novela "Irmãos Coragem", da TV Globo. Foi também o jovem padre de "Roque Santeiro". O último trabalho de Cláudio na TV foi a segunda temporada de "Sessão de Terapia", do canal GNT, com estreia prevista agora para o dia 7.

Carioca, nascido em 24 de fevereiro de 1940, filho de um professor e contador e de uma dona de casa, Cláudio Cavalcanti fez teatro amador na escola, em 1956, quando foi convidado por um amigo para participar de um teste no TBC (Teatro Brasileiro de Comédia), que iria montar a peça "Nossa Vida com Papai" e precisava de um ator jovem, na faixa dos 16 anos. Foi nessa época que conheceu e conviveu com jovens atores, que anos depois seriam admirados nacionalmente, como Fernanda Montenegro, Sérgio Britto e Nathalia Timberg. Na mesma época, começou sua carreira também na televisão, ao ser convidado para atuar no programa "João e Maria", na extinta TV Tupi.



Vinil

Com o objetivo de trazer ao público a oportunidade de apreciação de clássicos da música mundial ao som do bom e velho conhecido disco de vinil, o famoso LP ou `bolacha', Cleber Almeida apresenta no palco do Sesc Sorocaba o projeto "Cabeça de Vinil". Serão apresentações musicais gratuitas que acontecerão em diversas quintas-feiras, às 19 horas, com diferentes temas: "Ilustres Brasileiros" (dia 3), "Eu sou o Samba" (dia 10), "Sinfonia Vitrolada" (dia 17) e "Forró Original" (dia 31).

Através de duas `pick ups' (vitrolas), os LPs são tocados e a sequência das músicas é criada na hora, sempre dentro dos temas estabelecidos (estilo musical ou grupo de artistas), o que há três décadas era chamado de discotecagem. Os discos ficaram encostados por um tempo, mas agora voltam a girar pelo mundo afora, conquistando novos ouvintes com o seu peculiar chiado e suas inigualáveis frequências. Além disso, eles contêm inúmeros ensinamentos, como o som, a captação sonora das gravações, as mixagens, os arranjos requintados e as composições.


'Chá das Duas'

Encerrando o Festival Lugares da Memória, destinado às pessoas acima de 60 anos, o grupo Contos & Cantos apresenta o espetáculo "Chá das Duas" hoje, 1º de outubro, às 15 horas, no Sesc. A entrada é franca. A peça relata a história de Cândida e Dagmar que, mesmo sendo esquecidas pelo tempo, mantêm vivas as suas lembranças que nunca envelhecem. Cuidando juntas de uma confeitaria falida, onde oferecem há muitos anos um chá da tarde, geralmente às 2 horas, todos os dias esperam ansiosas pelos fregueses que insistem em não aparecer. E assim, na espera, resolvem falar de suas vidas, compartilhando com o público as proezas e as inquietudes que trazem consigo. Longe de ser apenas um `relembrar' do passado, "Chá das Duas" ainda é um espetáculo que causa uma suave reflexão sobre os aspectos humanos, como a alegria, a dor e toda a sorte de sentimentos que, mesmo envelhecidos pela idade, cada um leva e sempre levará.


Stand Up Comedy

A Secretaria de Cultura da Prefeitura de Votorantim segue com inscrições abertas para oficina de Stand Up Comedy com o ator e humorista Osvaldo Barros. São disponibilizadas 20 vagas, que serão preenchidas por ordem de inscrição e de forma gratuita. Para participar, o interessado deve ter, no mínimo, 14 anos. A inscrição pode ser feira na sede da Pasta, que fica na rua Joaquim Fogaça, 82, Vila Dominguinho, ao lado do antigo Clube Atlético, das 9 às 16 horas. É necessária a apresentação de cópia de RG, CPF e comprovante de endereço (menores de 18 anos deverão ser inscritos pelo responsável).  oficina terá oito encontros, sempre aos sábados, das 14 às 16 horas, com início no dia 5, no Aquário Cultura.


Concurso Literário 

O 32º Concurso Literário da Universidade de Sorocaba (Uniso) está recebendo inscrições na modalidade `Poesia Digital' até sexta-feira (4), pelo site www.uniso.br . A participação é gratuita e aberta a participantes de todo o Brasil e também do Exterior. Cada autor pode inscrever um trabalho - que não precisa ser inédito -, com tema livre, seguindo os critérios do regulamento. As cinco melhores poesias serão divulgadas no dia 14 de outubro, para apresentação na final, no dia 1º de novembro, quando uma comissão julgadora classificará três delas; um dos trabalhos será escolhido por voto popular. O evento encerrará a 26ª Semana de Letras da Uniso. Conforme explica a professora Denise Gomes, coordenadora do curso de Letras da Uniso, a poesia digital é um tipo de criação literária que articula a palavra com a imagem, estática ou animada, grafismos e sons, por meio de recursos digitais.


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar