Sábado, 24 de Agosto de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< UFSCar tem planos para crescer em 2014 Universidade irá abrigar o Instituto Federal de Educação, já em fase de implantação, a partir do ano que vem

Publicada em 17/09/2013 às 22:39
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

O reitor da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), professor Targino de Araújo, foi recebido ontem no Plenário da Câmara Municipal, quando ocupando a tribuna da Casa fez pormenorizada apresentação do histórico da Universidade em Sorocaba e de seus planos de crescimento no Município em 2014, com números e também sobre a implantação do Instituto Federal de Educação, já em andamento. Também participaram do anúncio a deputada federal Iara Bernardi (PT), o deputado estadual Hamilton Pereira (PT), o diretor do Câmpus de Sorocaba, professor Isaías Torres, e o prefeito do câmpus, engenheiro Carlos Marcasso.

"A Câmara participou da doação do terreno para a instalação do Câmpus da UFSCar em Sorocaba e, com muito orgulho, acompanhamos seu progresso e o grande retorno ao Município. Quantos dos nossos adolescentes e jovens poderão usufruir desse investimento? É muito importante esta prestação de contas", destacou o presidente da Câmara, vereador José Francisco Martinez (PSDB), ao saudar os visitantes. O reitor da UFSCar então, da tribuna, ressaltou a importância da parceria do Legislativo com a Universidade, desde sua implantação e em todos os projetos desenvolvidos, e reiterou pedido de apoio da Casa na ampliação dos laboratórios, um gargalo para a ampliação das atividades de pesquisa no Câmpus local.  

Criada há 43 anos, a Universidade Federal de São Carlos conta com 58 cursos de graduação e 61 em pós-graduação, totalizando cerca de 15 mil alunos, além dos alunos da educação à distância. Apenas em Sorocaba, são oferecidas 620 vagas. Em Sorocaba, a UFSCar chegou em 2006, com quatro cursos de graduação, mas com crescimento rápido hoje são 15 cursos integrais e noturnos, além do curso de Agronomia em parceria com o Pronera, nove cursos de pós-graduação, com o décimo já aprovado pela Caps, e de três cursos de especialização MBA, totalizando 2.800 alunos de graduação, mais 300 de pós. A inauguração oficial do Câmpus aconteceu em 2010 e os investimentos em obras somam R$ 60 milhões, com 22 mil metros quadrados de área construída, além de três novos prédios em construção, que devem ser entregues em 2014. 

CÂMPUS EM EXPANSÃO - O reitor professor Targino de Araújo afirmou que a Universidade tem um programa de ações afirmativas extremamente ousado, com 40% de suas vagas reservadas aos egressos do ensino público. Entre as ações de destaque, citou o Programa `Universidade Aberta', que recebe visitas de alunos do ensino médio de Sorocaba e região, e outras iniciativas na área ambiental, como a realização de Censo Florestal e participação em conselhos e parques. Destacou também a criação do Centro Regional de Referência em Educação na Atenção ao Usuário de Drogas de Sorocaba (Cread), para capacitação de funcionários da rede de saúde, e do Observatório do Turismo do Estado de São Paulo (Oturesp), além do envolvimento grande no Parque Tecnológico de Sorocaba, com seis laboratórios em implantação. 

Sobre as ações e perspectivas para 2014, o reitor da UFSCar disse que tem esperança na duplicação da Rodovia 264, que interliga Sorocaba e Salto de Pirapora, passando pelo Câmpus, salientando a preocupação da Universidade com o acesso e a segurança de seus alunos e funcionários. Falando das novidades, destacou a implantação do Instituto Federal de São Paulo, já instalado nos câmpus de São Carlos e Araras e que atende a pedidos dos deputados da região. Araújo afirmou ainda que o Núcleo ETC, no bairro de Santa Rosália, vem passando por adaptações, para que já no próximo ano sejam abertos os cursos, que deverão ser escolhidos em audiência pública. "Trata-se de uma iniciativa da deputada federal Iara Bernardi, com participação dos vereadores Izídio de Brito e Carlos Leite, além da parceria com a Prefeitura e apoio desta Casa", frisou.


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar