Terça-Feira, 19 de Novembro de 2019

Diário de Sorocaba





Leia a edição impressa na íntegra


Clique aqui para acessar a edição do dia
buscar

<< Capela do Alto começa 'Coleta Seletiva'

Publicada em 13/09/2013 às 21:27
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Cerca de trinta ruas da região central de Capela do Alto já estão sendo contempladas com o trabalho de `Coleta Seletiva', que cfomeçou esta semana no Município. A primeira etapa atende os bairros Portal São Francisco e Higino Moreira e as ruas São Francisco, Prefeito José Guilherme, Nadir Vieira e adjacentes. O caminhão da coleta de reciclados percorrerá todas as terças-feiras esse primeiro trecho para consolidar o hábito na comunidade. Segundo o diretor de Meio Ambiente da Prefeitura local, Mi Gomes, o trabalho de reciclagem será gradativo: "Nosso planejamento prevê um avanço gradativo nos bairros capelenses e esperamos, no máximo em 120 dias, ter aumentado consideravelmente os índices de reciclagem no Município. No primeiro dia da coleta, os moradores que receberam os sacos verdes já nos deram uma excelente resposta de cidadania e mostraram que querem fazer sua parte reciclando", comentou ele.

Nos próximos dias, os `agentes ambientais' estarão visitando novas residências para distribuição dos `sacos verdes' e conscientização da população para o início da `Coleta Seletiva' em novas ruas da região central e bairros próximos.


Votorantim inicia 2ª vacinação antirrábica pela na zona rural 

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votorantim inicia na segunda-feira (16) a Vacinação Antirrábica de Cães e Gatos'2013 no Município. Neste ano, a programação começa pelos bairros da zona rural; a partir de 2 de outubro, até o dia 31 do próximo mês, o atendimento percorrerá a área urbana da cidade durante dias úteis e em dois sábados, totalizando a cobertura de 38 bairros. A vacinação é destinada a cães e gatos com mais de três meses de idade. Mesmo aqueles que foram imunizados em campanhas anteriores, devem novamente ser protegidos.

Na zona rural, a equipe do Centro de Controle de Zoonoses visitará as propriedades para realizar a vacinação das 8h30 às 11h30 e das 13h30 às 16 horas. Serão visitadas chácaras, sítios e fazendas, começando segunda-feira (16) pela região da Fazenda Santa Maria, Agrovila, Fazenda São Francisco e Vila Olímpia. Nos dias 17 e 18, a equipe ficará na região do Bairro dos Morros, no dia 19 segue pelo Vale do Sol e, no dia 20, estará na região do Cubatão. Na segunda-feira (23), o atendimento será às propriedades próximas à ACM e, no dia seguinte (24), continua na região da Represa de Itupararanga. O bairro do Karafá será atendido em dois dias, 25 e 26, e, no dia 27, serão visitados Vila Lemos, Santa Márcia e Vossoroca II. Encerrando a programação, o bairro Capoavinha será atendido nos dias 30 de setembro e 1° de outubro. 

A veterinária do Centro de Controle de Zoonoses votorantinense, Evelyn Nestore Chiozzotto, orienta que não há contraindicações para a vacina, nem para fêmeas que estejam prenhes. A vacina é segura e já foi utilizada na vacinação do ano passado sem nenhum registro de reação. A dose é única e não serão fornecidas doses para aplicação posterior ou pelo proprietário do animal. Nas próximas semanas, será divulgada a relação dos bairros da zona urbana que serão atendidos a partir de 2 de outubro. 


Saúde reestrutura atendimento a diabéticos que utilizam insulina

A Secretaria da Saúde da Prefeitura de Votorantim também deu início à reestruturação do atendimento aos pacientes diabéticos que utilizam insulina regularmente, os insulinodependentes. Os ajustes realizados, especialmente quanto aos critérios de classificação dos pacientes e o automonitoramento de glicemia, estão em acordo com o que estabelece protocolo do Ministério da Saúde. Os pacientes que utilizam insulina estão sendo orientados nas próprias unidades de saúde onde são cadastrados no Programa de Hipertensão e Diabetes (Hiperdia).

O principal foco das mudanças é o autocuidado, ou seja, que o paciente adote as recomendações médicas diariamente para o controle da diabetes. "O tratamento não depende exclusivamente da medicação e da realização dos testes de glicemia. O paciente deve ter hábitos saudáveis, realizar a dieta adequada, praticar atividade física e é esse conjunto que lhe garantirá o controle da doença, o protocolo está baseado neste conceito", alerta a secretária municipal da Saúde, Izilda Maris Chiozotto de Moraes. 

Um dos objetivos do novo protocolo é evitar a automedicação com insulina, pois o paciente que utiliza a medição da glicemia como controle para medicação pode tentar equilibrar a elevação do açúcar aumentando a dosagem da insulina. "O aparelho para a medição de glicemia não deve ser usado indiscriminadamente; o paciente que faz seu controle corretamente, não precisa recorrer ao teste fora das recomendações", completou Izilda.

DISTRIBUIÇÄO DE FITAS - Com base nessas orientações, um novo critério para distribuição das fitas para medição da glicemia foi adotado juntamente com um novo modelo de aparelho aferidor, que será fornecido em troca do modelo anterior. Os pacientes que são insulinodependentes e usuários de aparelhos devem procurar as Unidades Básicas de Saúde (UBS) onde estão cadastrados para fazer a troca e receber as novas orientações. 


Tatuí recebe etapa final de Ciclismo de Resistência

Mais uma competição inédita em Tatuí. Cumprindo sua missão de diversificar práticas e eventos esportivos no Município, a Secretaria de Esporte, Lazer e Juventude da Prefeitura promove neste domingo, dia 15, a etapa final do Campeonato Paulista de Ciclismo de Resistência, que apontará os campeões do torneio em 2013. Tatuí foi uma das quatro cidades do Estado escolhidas para sediar a fase decisiva, ao lado de Ribeirão Preto, Itapetininga e Rio Claro.

A prova será realizada na avenida Virgílio Montezzo Filho, no bairro Nova Tatuí. A concentração acontece já a partir das 7 horas e a largada da primeira bateria está prevista para as 8. A competição, organizada pela Federação Paulista de Ciclismo, segue até às 15h30, com a disputa de diversas categorias. A expectativa é de que mais de 800 atletas participem. Em Tatuí, o circuito é de 3,6 quilômetros. Cada categoria tem um limite a cumprir, seja em tempo ou número de voltas. As provas variam entre 80 minutos, 60 minutos ou cinco voltas. 

As inscrições poderão ser feitas no local e custam R$ 20; as categorias júnior, juvenil, infanto-juvenil, infantil e mirim são isentas de taxa de inscrição. Os vencedores, do primeiro ao quinto lugar, receberão medalhas. 


 
Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar