Domingo, 16 de Junho de 2019

Diário de Sorocaba

buscar

<< UPH da Zona Leste já atende à população

Publicada em 28/08/2013 às 21:01
Compartilhe: IMPRIMIR INDICAR COMENTAR

Foi inaugurada na tarde de ontem a Unidade Pré-Hospitalar da Zona Leste, localizada na avenida Nogueira Padilha, altura do número 2.585. Com abertura prevista inicialmente para o dia 15, em comemoração ao aniversário da cidade, a unidade deve beneficiar cerca de 150 mil moradores da região. De acordo com o prefeito Antônio Carlos Pannunzio (PSDB), a terceira UPH da cidade também deverá desafogar a Santa Casa de Misericórdia de Sorocaba, já que tem previsão para atender a 18 mil pessoas por mês; a meta é de 30 mil atendimentos mensais.

O local, que recebeu o nome do falecido médico infectologista “Mário Cândido de Oliveira Gomes”, também marca o início de uma reorganização total da saúde em Sorocaba, afirma o secretário de Saúde, Armando Raggio. Durante o discurso de inauguração, ele e o prefeito ressaltaram o compromisso com a saúde, dizendo ser a questão de prioridade do governo. Pannunzio emocionou-se ao falar sobre os problemas no setor. “Nesses oito meses de governo, quando via alguém sem o atendimento que merecia, isso batia fundo no meu peito. Quando havia um óbito, eu me sentia diminuído. Somos integrantes da humanidade”, disse. 

INAUGURAÇÃO – A cerimônia teve início por volta das 16h30 e atraiu grande quantidade de pessoas na UPH. Estiveram presentes, vereadores, secretários, membros do Conselho Municipal de Saúde e a população em geral. O prédio, de 1.967,63 metros quadrados de área construída, pertence ao Banco de Olhos de Sorocaba (BOS), que, através de convênio, também vai gerenciar a unidade. Serão repassados R$ 1.032.320,36 por mês para a gestão. O vice-presidente do BOS, Sérgio Gabriel, cumprimentou a equipe que, em aproximadamente 60 dias, concluiu as obras necessárias no local. “Durante o dia e a noite, chegou a ter até 100 funcionários trabalhando ao mesmo tempo para cumprirmos a data.” 

O curto período de aprovação e entrega da UPH também foi destacado pelo prefeito, que agradeceu ao Legislativo e aos seus secretários o apoio que deram. Também esteve na cerimônia, a esposa do dr. Mário Cândido, Ivani Vieira Gomes, e seus familiares. O médico, que nasceu em Santos, mas adotou Sorocaba e se formou na Faculdade de Medicina da cidade, faleceu aos 77 anos no início de junho após lutar contra um câncer. Ele também fundou a Academia Sorocabana de Letras e escrevia artigos sobre saúde.    

SAÚDE – A UPH da Zona Leste tem 17 leitos, 10 deles para adultos, cinco para crianças e dois para casos de isolamento. O secretário de Saúde disse que, entre os dias 4 e 11 de setembro, os 149 médicos que passaram no último concurso público serão chamados. Ainda sobre a situação de falta de leitos na Santa Casa, afirmou que a entidade é um patrimônio e presta serviços indispensáveis à população; entretanto, a grande demanda compromete a capacidade operacional. “Nossa ideia é instrumentalizar a rede básica para ter maior capacidade de acolhimento. Também vamos ampliar o horário de atendimento das Unidades Básicas de Saúde (UBS)”. 

A UPH Zona Leste ficará aberta 24 horas por dia, com médicos plantonistas, pediatras e clínicos gerais. Contará com setor de atendimento de urgência, sala de espera, de eletrocardiografia, gesso, inalação, exames radiológicos e posto de enfermagem. 


 

Não há comentários nessa notícia.Seja o primeiro a comentar